Nome Vernacular :
Bico-de-lacre
Nome Científico :
Estrilda astrild (Linnaeus, 1758)
Caracterização :
Espécie de pequeno porte, com cerca de 10,7cm de comprimento. Possui bico e máscara encarnados e cauda relativamente longa e larga. Os jovens têm bico negro.
Distribuição :
Originário da África, o bico-de-lacre foi trazido para o Brasil em navios negreiros para servir como pássaro de estimação, durante o reinado de D. Pedro I. Tendo escapado das gaiolas, inicialmente no Rio de Janeiro, espalhou-se por diversas regiões brasileiras, estando presente atualmente também no Espírito Santo, Bahia, Pernambuco (Recife), Pará (Belém), Amazonas (Manaus), Mato Grosso, Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Paraná (Londrina), Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Habitat :
Campos e terrenos baldios nas cidades.
Hábitos :
Espécie diurna, associa-se em bandos de meia dúzia ou mais, que aumentam e diminuem periodicamente. Parece não migrar por ocasião do inverno, mas ocorrem deslocamentos devido ao fato de deixar os filhotes sozinhos após a criação e ao término da frutificação dos capinzais locais. Não possui conflitos com pássaros nacionais.
Alimentação :
Herbívora, alimentando-se de gramíneas africanas introduzidas aqui para a formação de pastagens.
Reprodução :
Deposita 3 ovos em ninho construído em arbustos fechados, de forma esférica ou oval, com paredes grossas feitas de capim, penas de galinha e algodão, acessível por um tubo estreito.
Classe :
Aves
Arquivo Imagem :
 
Arquivo Som :