Nome Vernacular :
Anu-branco
Nome Científico :
Guira guira (Gmelin, 1788)
Caracterização :
Espécie de médio porte, com cerca de 38cm de comprimento. Possui plumagem branco-amarelada, com bico alaranjado, forte e curvo e cauda comprida, graduada e com uma fita preta. O cheiro do corpo é forte e característico, perceptível para nós a vários metros, e capaz de atrair morcegos hematófagos e animais carnívoros.
Distribuição :
Do sudeste do Amapá e do Estuário Amazônico à Bolívia, Argentina e Uruguai.
Habitat :
Antigamente era observado apenas em regiões campestres secas e cerrados, mas penetrou nas pastagens, jardins e outras áreas abertas criadas pelo homem. Desaparece quando uma área campestre volta a tornar-se florestal.
Hábitos :
Espécie diurna e extremamente sociável, anda sempre em vive sempre em bandos, que unem-se à noite em filas apertadas ou aglomeram-se em montões desordenados, ocupando territórios coletivos durante todo o ano
Alimentação :
Essencialmente carnívora, alimentando-se de gafanhotos, percevejos, aranhas, miriápodes, lagartas peludas e urticantes, lagartixas, pequenas cobras, rãs ou camundongos. Mas também podem comer frutas, bagas, coquinhos e sementes, sobretudo na época seca quando há escassez de artrópodes.
Reprodução :
Deposita seus ovos tanto em ninhos individuais como coletivos. Os ninhos abandonados também são aproveitados por outros animais, como pássaros, cobras ou por pequenos mamíferos, sobretudo marsupiais.
Classe :
Aves
Arquivo Imagem :
Arquivo Som :