Acesso à informação
Barra topo

Monitoramento da Sustentabilidade da Agricultura em Machadinho d'Oeste-RO (EMBRAPA)

Preocupada com o monitoramento agroambiental e socioeconômico de médio e longo prazo da pequena agricultura na Amazônia, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite), iniciou um projeto de acompanhamento, por 100 anos, de pequenas propriedades no estado de Rondônia.

A pesquisa teve início há 28 anos em assentamentos na região de Machadinho d'Oeste, no nordeste de Rondônia, com o objetivo de caracterizar e monitorar o uso e a ocupação das terras e os sistemas de produção e de gestão social dos recursos naturais praticados pelos pequenos agricultores. Cerca de 450 pequenas propriedades rurais têm sido acompanhadas anualmente por imagens de satélite, com diferentes sensores e diferentes resoluções espaciais e temporais e, a cada três anos são realizados levantamentos de 350 variáveis no campo. Nestes 28 anos a região por si transformou-se: o antigo projeto de colonização agrícola foi emancipado, tornou-se um município, e grandes transformações urbanas e rurais ocorreram.

No mês de agosto de 2014, a equipe do GITE realizou mais uma vez levantamentos de campo junto aos agricultores e contaram com o apoio dos técnicos da Embrapa Rondônia em Machadinho d'Oeste e de diversas instituições públicas do estado de Rondônia.

 

Área de Estudo - Machadinho d'Oeste RO