Embrapa Monitoramento por Satélite
Portal Embrapa Página Inicial SAC Via Satélite Uso do Site

Projetos e Ações

Os projetos e ações em andamento e aqueles realizados nos últimos cinco anos estão relacionados abaixo, organizados por ordem de atualização, dos atuais aos mais antigos. Nos dois últimos anos, a Embrapa registrou um aumento no número de projetos de pesquisa. Saiba mais.

MacroZEE MacroZEE - O Macrozoneamento Ecológico Econômico (MacroZEE) é um instrumento para ordenar o território, harmonizando as relações econômicas, sociais e ambientais e subsidiar decisões quanto ao planejamento do desenvolvimento e do uso de determinado território com sustentabilidade. Em parceria com a Embrapa Cocais, a Embrapa Monitoramento por Satélite vem desenvolvendo o MacroZEE do Estado do Maranhão.

 

GeoInfo GeoInfo - O projeto GeoInfo vem consolidar as bases para a implantação de um ambiente seguro para o gerenciamento e a organização dos dados espaciais gerados pela Embrapa e a sua integração com a plataforma sugerida pela Comissão Nacional de Cartografia (CONCAR) para a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).

 

GeoSaltus GeoSaltus - Classificar digitalmente e estimar o estoque de carbono de áreas de referência de florestas naturais e implantadas nos biomas: Cerrado, Amazônia, Transição Cerrado/Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa por meio de sensoriamento remoto são os objetivos principais do GeoSaltus, projeto componente que integra da rede de Dinâmica da Emissão de Gases de Efeito Estufa e dos Estoques de Carbono em Florestas Brasileiras Naturais e Plantadas na Embrapa – Saltus.

 

CarbCana CarbCana - O projeto vai mapear a mudança de uso e cobertura das terras da região nordeste de São Paulo no período de 2003 a 2013 e, paralelamente, estimar as alterações dos estoques de carbono do solo e da fitomassa, bem como da temperatura do ar. Abrange as áreas onde houve conversão de pastagens, citricultura, cafeicultura e grãos para a cultura da cana-de-açúcar.

 

Amazalert Amazalert - O projeto tem como objetivo antecipar-se às previsões relacionadas às mudanças climáticas na Amazônia, integrando conhecimentos multidisciplinares sobre clima e mudanças de uso e cobertura da terra, prevendo cenários de impactos, sugerindo estratégias e gerando informações sobre a sustentabilidade de políticas públicas.

 

GeoDegrade GeoDegrade - Este projeto, alinhado com as demandas urgentes da pecuária brasileira e com o plano diretor da Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária, tem como objetivo “Desenvolver geotecnologias para a identificação e o monitoramento de níveis de degradação em pastagens dos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica”.

 

Mapastore Mapastore - O projeto tem por objetivo mapear as pastagens e identificar os seus níveis de degradação; levantar dados de campo relacionados à ecologia das pastagens e aos solos; desenvolver método de identificação espectral dos níveis de degradação das pastagens; caracterizar os impactos ambientais; desenvolver mapas de risco à erosão; elaborar, implementar e disponibilizar mapas dinâmicos no website.

 

Agspec Agspec - O projeto AGSPEC tem a finalidade de desenvolver métodos quantitativos para o mapeamento remoto e a mensuração de características do solo e da planta a partir de análise espectrorradiométrica utilizando dados multissensor e espectroscopia de reflectância.

 

Qualisolo Qualisolo - Construir uma metodologia para obter os índices de qualidade de solos, com base na variabilidade espacial das características físicas, químicas e biológicas, em sistemas produtivos agroenergéticos. Este é o principal objetivo do projeto, que considera importantes sistemas produtivos representativos do Estado de São Paulo, como a soja, a cana-de-açúcar, além das áreas de pastagem. O conhecimento da distribuição espacial dos índices de qualidade dos solos vem facilitar o estudo de suas relações com o tipo de manejo do solo, o efeito no ambiente e a capacidade produtiva dos sistemas agropecuários.

 

Silvicultura Silvicultura - A proposta tem o objetivo de avaliar o estado atual da biodiversidade da flora arbustivo-arbórea e da fauna de uma propriedade do setor florestal, definindo e avaliando indicadores de sustentabilidade e propondo ações de manejo florestal e aumento da conectividade de remanescentes na paisagem para incremento dos processos ecológicos.

 

Aftosa Aftosa - Projeto atua no desenvolvimento e atualização do Sistema de Gestão Territorial da Faixa de Fronteira para Defesa Agropecuária (SIT-Aftosa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O sistema, baseado em imagens de satélite, apresenta dados detalhados de toda a faixa de fronteira entre Brasil, Paraguai, Bolívia e Peru e visa apoiar as ações de prevenção e controle das enfermidades bovinas, em especial a febre aftosa. Serão elaborados mapas de uso e cobertura das terras e incluídas imagens de alta resolução espacial para as áreas onde há uma dinâmica e um trânsito de animais mais intenso. As informações serão compartilhados a partir de um sistema WebGIS.

 

Moçambique Moçambique - As vertentes do Projeto Embrapa-Moçambique e temas de importância estratégica para a pesquisa agropecuária revelam perspectivas de trabalho que incluem sistemas de gestão territorial, levantamentos de solos, mapeamentos de uso e cobertura das terras, zoneamentos agroecológicos, avaliações de impactos ambientais, melhoria de processos produtivos, monitoramento da intensificação agropecuária e da degradação das terras.

 

GeoAtlas GeoAtlas - O projeto GeoAtlas pretende divulgar a importância que as atividades agropecuárias desempenham para a sociedade. Para isso a equipe multisdisciplinar, por meio de metodologia participativa, elabora o Atlas Ambiental Escolar da Região Metropolitana de Campinas, como forma de aproximar e introduzir a agropecuária no contexto escolar. Contamos com o apoio de ferramentas de geotecnologias para introdução desta temática.

 

GeoPecus GeoPecus - Este projeto tem por objetivo aplicar geotecnologias para o entendimento das relações de causa e efeito entre as atividades agropecuárias e os processos de emissões de gases de efeito estufa, gerando subsídios para decisões de manejos que sejam sustentáveis agronômica e ambientalmente.

 

GeoRastro GeoRastro - O projeto irá propor um aperfeiçoado sistema de geodecisão para a gestão operacional da produção extensiva de bovinos, juntamente com os padrões de aquisição, tratamento e difusão das informações visando os desafios globais de rastreabilidade e registro de riscos emergentes da bovinocultura de corte.

 

Hidrojipa Hidrojipa - A bacia hidrográfica do rio Ji-Paraná (75.000 km2) é tomada como estudo de caso e espera-se que os resultados alcançados pelo projeto possam ser utilizados para fomentar a gestão sustentável dos recursos hídricos na região, além de servir como base para ferramentas de avaliação de risco à produção agrícola local, através do monitoramento dos fluxos de calor, em especial da evapotranspiração e da umidade do solo.

 

Órbita Alcance Territorial da Legislação Ambiental e Indigenista - Este website apresenta os resultados de um estudo realizado por equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite com as estimativas, produzidas através de modelos de geoprocessamento, sobre o alcance territorial da legislação ambiental, indigenista e outras em todo o território nacional. Foi desenvolvido um sistema de gestão territorial com base em dados de satélites, informações cartográficas digitais de diversos institutos e banco de dados.

 

MachadinhoSustentabilidade Agrícola na Amazônia - Machadinho d'Oeste - Este site reúne os resultados de um amplo levantamento de dados agronômicos, sociais, econômicos e ambientais sobre pequenas propriedades agrícolas em áreas de floresta tropical úmida. A fim de compreender as características dos sistemas e estruturas de produção praticados, os problemas existentes e os principais impactos gerados, pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite elegeram o município de Machadinho d'Oeste, em Rondônia, como objeto de um estudo de longo prazo. Desde 1986, faz o acompanhamento de cerca de 450 pequenas propriedades rurais, com o objetivo de caracterizar e monitorar a evolução do uso e ocupação das terras, dos sistemas de produção e de gestão dos recursos naturais praticados naquela região.

 

PACMonitoramento por satélite das obras do PAC e de seus impactos - Este site apresenta informações básicas sobre o Projeto 10 do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa - PAC Embrapa, que tem como objetivo disponibilizar mapas e informações técnicas  para permitir o acompanhamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, do Governo Federal. O PAC foi lançado em 2007 e prevê investimentos, no período de quatro anos, na recuperação da infra-estrutura do país. Através deste projeto, várias obras foram cadastradas e estão sendo monitoradas regularmente por imagens de satélites. Este site apresenta alguns exemplos dos produtos desenvolvidos e dos resultados obtidos.

 

OtagOTAG - Gestão Operacional e Protótipo de Geodecisão para Rastrear a Produção - O projeto OTAG (Operational Management and Geodecisional Prototype to Track and Trace Agricultural Production) está voltado para o aprimoramento de geotecnologias, métodos e mecanismos inovadores e economicamente viáveis capazes de registrar os dados de origem e produção animal (gado de corte), com eficiência e acurácia. A Embrapa Monitoramento por Satélite coordena as atividades da Embrapa no projeto, que conta com a participação da Embrapa Gado de Corte e Embrapa Informática Agropecuária. O OTAG é um projeto financiado pela União Européia e coordenado pelo Cemagref. A rede de parceiros inclui ainda a Université Laval, o Cirad e o Procisur.

 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade

sac@cnpm.embrapa.br
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Fazenda Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.