Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento       Brasil: Um país de todos  

Brasil em Relevo

Interpretação dos Mosaicos // Relevo

Como interpretar os Mosaicos de Relevo

As imagens do relevo realçado foram geradas em composições coloridas RGB (Red, Green e Blue), conforme adaptação do padrão de tabela de cores da USGS (United States Geological Survey). Assim, as cotas mais baixas do terreno apresentam-se em verde escuro e as mais elevadas em tons de rosa. Os valores intermediários distribuem-se em tons de verde, amarelo, marrom e rosa, seguindo o aumento da elevação.

Para apoiar o entendimento do relevo realçado, foi gerada um escala altimétrica com vinte intervalos. Como cada estado apresenta valores específicos das altitudes mínima e máxima, cada escala de cores também representa valores e variações especificas. Cabe ressaltar ainda que esta escala é fixa para todos os níveis de ampliação quando navegamos em um mesmo estado, indicando sempre o valor mínimo e máximo da totalidade do Estado.

As figuras abaixo exemplificam a localização e a especificidade da escala altimétrica, para os estados da Bahia e Rio Grande do Sul.

 

 

Conforme o exemplo do Estado da Bahia, observa-se as cotas mais baixas próximas ao litoral e as mais elevadas no centro, correspondendo à região da Chapada Diamantina. Já em relação ao Estado do Rio Grande do Sul, as áreas elevadas distribuem-se no Norte/Nordeste do Estado.

 

Utilizando ainda o exemplo do Estado da Bahia e ampliando sua visualização, observa-se à Sudeste (A) do recorte as porções mais baixa do relevo, com altitudes em torno de 250 metros. Partindo deste ponto em direção Sudoeste (B), observa-se o aumento das cotas altimétricas, culminando em trechos com altitudes superiores à 1000 metros.