Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento       Brasil: Um país de todos  

Brasil em Relevo

Informações Técnicas // Relevo

Material

srtmO projeto Brasil em relevo utilizou como fonte primária os modelos digitais de elevação, com aproximadamente 90 metros de resolução espacial, originários da missão de mapeamento do relevo terrestre SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), desenvolvido pela NASA (National Aeronautics and Space Administration) e NGA (National Geospatial-Intelligence Agency) dos Estados Unidos no ano 2000. Os dados obtidos pelo mapeamento foram disponibilizados pelo USGS Eros Data Center (United States Geological Survey).

Os MDEs foram gerados por interferometria de radar. Neste processo, o sinal emitido é recebido por duas antenas separadas por uma distância fixa (60 m), permitindo assim o cálculo da elevação da superfície, com uma acurácia vertical absoluta de 16 metros ( 90% confiança).

Os dados originais foram obtidos em formato raster, com resolução radiométrica de 16 bits , em formato HGT, projeção geográfica, elevações referenciadas para o geóide WGS84 EGM96 e datum horizontal WGS84.

Também foram utilizados como fonte de informações, os modelos digitais de elevação da América do Sul derivados do SRTM e pós-processados pela FAO/UNEP (Food Agriculture Organization/United Nations Environment Programme), no âmbito do programa GLCN (Global Land Cover Network).