EMBRAPA mostra "relevo tridimensional". Agência CT - Ministério da Ciência e Tecnologia, Agronegócio, Brasília-DF, 26 abril 2005. ( http://agenciact.mct.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=25252 )



Agronegócio -  26/04/2005 - 04:04:27

Embrapa mostra "relevo tridimensional"

Folha de S. Paulo

Conjunto de imagens, com base em dados da Nasa, beneficiará a eletrificação rural e a conservação do solo.

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Produtores rurais, pesquisadores e usuários da internet terão à disposição pela primeira vez um conjunto de imagens, com base em dados de relevo, que permitirá uma espécie de "mapeamento" da topografia brasileira feito do espaço.

Haverá também a visualização em três dimensões. Beneficiará, por exemplo, trabalhos de eletrificação rural, construção de estradas, conservação do solo e manejo de bacias hidrográficas.

A coleção "Brasil em Relevo" será lançada oficialmente hoje durante as comemorações do 32º aniversário da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Além do trabalho inédito de mapeamento do relevo brasileiro, a empresa apresentará hoje o primeiro inseticida biológico produzido no Brasil para combater o mosquito transmissor da dengue (pronto para comercialização) e uma máquina que abre 200 castanhas de caju por minuto.

A solenidade será em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Roberto Rodrigues.

Imagens

Os dados disponíveis no "Brasil em Relevo" foram obtidos a partir da missão SRTM, do ônibus espacial Endeavour, da Nasa. A missão é fruto de uma parceria das agências espaciais dos Estados Unidos, da Alemanha e da Itália.

Com o trabalho, qualquer pessoa poderá acessar na internet as imagens e visualizar a topografia de cada Estado brasileiro em diversas escalas.

Haverá uma série de explicações de como usar as informações e a possibilidade de visualizar em três dimensões as principais bacias hidrográficas.

Segundo Evaristo Eduardo de Miranda, chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, unidade da empresa responsável pelo trabalho, o usuário também poderá confrontar as imagens do relevo com as correspondentes fornecidas pelo satélite Landsat.

"Até aqui tínhamos imagens chapadas, sem medidas de altimetria [operação para medir altitudes de pontos de um terreno]. Agora, a visualização é em três dimensões", afirmou Miranda, lembrando que o Brasil é um dos primeiros a colocar essas informações na internet.

Benefício ao agricultor

O projeto segue o formato do Brasil Visto do Espaço, lançado em 2001 para dar acesso gratuito a imagens do satélite Landsat.

Agora, cada área de 90 por 90 metros passa a ter uma medida altimétrica, permitindo ao usuário obter dados dos acidentes geográficos, inclusive os que não tinham sido medidos antes.

Segundo Miranda, a agricultura será uma das beneficiadas com o projeto porque está diretamente ligada ao relevo e a topografia.

Balanço

Ontem, ao fazer um balanço do trabalho da instituição desde que foi criada, o diretor-presidente, Silvio Crestana, disse que um dos desafios da Embrapa é a área de defesa sanitária.

Estatal subordinada ao Ministério da Agricultura, a Embrapa passou por reformulações no final de janeiro, quando o ministro Roberto Rodrigues demitiu toda a diretoria, após dois anos de divergências nos bastidores. Crestana assumiu nessa mudança.

Ao tratar de recursos, o diretor-presidente também citou a dívida de R$ 20 milhões que a Embrapa acumulou em 2004.

Na avaliação de entidades do agronegócio, a Embrapa nas mãos de Silvio Crestana pouco mudou em relação ao período de Clayton Campanhola, porque ambos assumiram a Embrapa com poucos recursos.

O "Brasil em Relevo" está no endereço www.relevobr.cnpm.embrapa.br