Brasil em Relevo bate recorde de acessos na Internet. Todos.com Informativo Eletrônico dos Empregados da Embrapa , 09 maio 2005. (http://intranet.sede.embrapa.br:8080/intranet/todos.nsf/b1bbbc852ee1057183256800005ca0ab/578c502dd51c972c83256ff9006f088f?OpenDocument)


Brasil em Relevo bate recorde de acessos na Internet (09/05/2005)

Desde o lançamento oficial da tecnologia Brasil em Relevo, no dia 26 de abril, o website da coleção, hospedado na homepage da Embrapa Monitoramento por Satélite, vem batendo recordes de visitação. A média, por dia, tem sido de 350 mil acessos (cerca de 1 milhão de hits). O conjunto de imagens, com base em dados de relevo obtidos pela nave espacial americana Endeavour, foi apresentado durante as comemorações do aniversário de 32 anos da Embrapa. O trabalho, desenvolvido pela Embrapa Monitoramento por Satélite, está disponível gratuitamente no endereço http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br.

O pico de visitas ao Brasil em Relevo aconteceu no dia 29 de abril, que registrou quase 1,5 milhão de hits. Antes da novidade, a média da homepage da Unidade girava em torno de 250 hits por dia. Segundo o Analista de Sistemas que participou do desenvolvimento do projeto, Carlos Alberto de Carvalho, os efeitos do lançamento não param aí. Além das visitas à página da coleção na Internet, os usuários estão "baixando" uma série de dados disponíveis para download - como os arquivos das imagens com os modelos numéricos originais, vídeos e animações - totalizando, em um só dia, um volume de dados transferidos de cerca 0,5 Terabyte. "Isso é bem mais que o triplo do que registrávamos anteriormente", ressalta.

De acordo com o pesquisador Marcos Cicarini Hott, o volume de acessos, após a forte divulgação na mídia, se deve ao grande interesse da sociedade por informações como essa. "A aplicabilidade das imagens do relevo, em conjunto com as imagens de satélite e dos modelos digitais, devem contribuir para uma série de trabalhos técnicos", completa o pesquisador. Na semana do aniversário da Embrapa, o Brasil em Relevo foi notícia em pelo menos quatro telejornais de rede nacional, além de jornais, revistas e emissoras de rádio de grande expressão regional, totalizando cerca de 40 matérias divulgadas.

O Serviço de Atendimento ao Cidadão da Unidade (SAC) também está sentindo a diferença e vem recebendo, diariamente, uma média de cem e-mails com dúvidas e comentários sobre o Brasil em Relevo. A seção no website onde os usuários podem registrar seus comentários também contabiliza uma série de elogios para a Embrapa. "O perfil do usuário do Brasil em Relevo é bem variado, vai desde técnicos e profissionais da área de geoprocessamento, topografia, agrimensura e arquitetura, pesquisadores da área agrícola e ambiental, até professores de geografia, professores universitários, estudantes e empreendedores em geral", explica a responsável pelo SAC da Unidade, Luciane Dourado.