Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Página Inicial Projetos e Ações Bases de Dados
Satélites em Atividade
Satélites em Atividade
AQUA
Foi idealizado para monitorar vários tipos de fenômenos físicos referentes à circulação da energia e da água na Terra.
DMSP
Satélite de uso militar, destinado à defesa de território, utilizado para pesquisas na área de meteorologia e geofísica.
EROS
A série EROS foi concebida para possibilitar acesso rápido às imagens de alta resolução espacial. Devido à sua versatilidade, os satélites podem realizar movimentos em suas câmeras de até 45º e permitem que sejam gerados pares estereoscópicos.
GALILEO
O Galileo é um sistema de posicionamento global proposto para atuar no mercado de GNSS (Global Navigation Satellite Infraestructure) em conjunto com os já existentes GPS e GLONASS.
GEOEYE
A missão GeoEye representa a evolução dos satélites OrbView com fornecimento de imagens de alta resolução espacial direcionado aos grandes provedores de dados geoespaciais na WEB.
GLONASS
É um sistema russo de navegação por satélite, que tornou-se um sistema alternativo ao GPS americano e ao Galileo europeu.
GOES
As imagens oferecidas regularmente são muito importantes para o serviço de previsão do tempo dos países localizados no continente americano e completa a rede internacional de observação meteorológica da Terra.
GPS
Este sistema é utilizado para navegação e aquisição de medidas precisas de localização geográfica e geodésica, originalmente denominado NAVSTAR (Navigation System with Timing and Tanging).
IKONOS
Satélite de Observação da Terra que oferece imagens de alta resolução com aplicação em trabalhos científicos, que necessitam de dados e informações detalhadas da superfície terrestre.
IRS
São satélites especializados em coletar dados para levantamentos de uso e cobertura das terras, monitoramento de safras, além de atuar em estudos de áreas urbanas e cartografia.
KOMPSAT
A missão Kompsat enquadra-se na categoria de satélites de alta resolução espacial, voltada para o monitoramento de recursos naturais.
LANDSAT
Essa missão foi denominada Earth Resources Technology Satellite (ERTS) e em 1975 passou a se chamar Landsat. Dedica-se às pesquisas sobre observação e monitoramento dos recursos naturais terrestres.
METEOSAT
Os dados e os serviços oferecidos pela série são principalmente voltados para meteorologia, com ênfase no apoio à previsão do tempo, contudo os dados também podem ser utilizados em outras áreas do conhecimento, incluindo a agricultura.
NOAA
Os dados gerados pelos satélites NOAA são utilizados, sobretudo, em modelos climáticos e de previsão do tempo atmosférico. Servem também de material para vários projetos que envolvam o sistema Terra x Oceano X Atmosfera e podem apoiar diversos tipos de monitoramentos, como por exemplo, detecção de focos de queimadas.
ORBVIEW
Esta missão possui satélites para atuar no imageamento atmosférico e previsão do tempo, em pesquisas na área de oceanografia, monitoramento ambiental e aquecimento global e também obtêm imagens de alta resolução espacial para uso civil.
PLÉIADES
O programa Pléiades oferece imagens de altíssima resolução espacial e surgiu a partir de demandas de usuários da missão SPOT. Seus produtos são aplicáveis à cartografia em escalas detalhadas, tanto para uso civil quanto militar.
QUICKBIRD
Este satélite oferece imagens comerciais de alta resolução espacial e possui aplicações diretas na área de mapeamentos urbanos e rurais, além de aplicações voltadas à área ambiental, dinâmica de uso e cobertura das terras, agricultura e recursos florestais.
RADARSAT
Esta imagens podem ser utilizadas para obter interferometria e também para monitoramento ambiental e recursos naturais nas mais diversas áreas do conhecimento, como agropecuária, oceanografia, recursos florestais, ecologia.
RAPIDEYE
A missão comercial RapidEye é formada por uma constelação de 5 micro-satélites multispectrais, que produzem imagens com atualização rápida que podem ser usadas para monitoramentos de eventos em agricultura, cartografia, florestas, governos, seguradoras etc.
SPOT
As imagens SPOT possuem aplicações nas mais diversas áreas científicas e comerciais, no monitoramento de fenômenos e recursos naturais, acompanhamento do uso agrícola das terras, apoio ao monitoramento e definição de áreas de preservação, atualização de mapas e cartas, entre outros.
TERRA
O principal objetivo da missão é contribuir para pesquisas sobre a dinâmica atmosférica global e suas interações com a superfície terrestre e oceano.
TERRASAR-X
O TerraSAR-X é um satélite radar com imagens de alta qualidade aplicadas na áreas de segurança e defesa, topografia e mapas temáticos, agricultura de precisão, monitoramento da cobertura florestal, planejamento urbano e regional, preservação ambiental, geologia, prevenção a desastres naturais e planejamento e supervisão de redes de infraestrutura.
THEOS
O THEOS é um satélite de observação da terra e serve a Tailândia com produtos de imagens georreferenciadas para uso em cartografia, uso da terra, monitoramento da agricultura, manejo florestal, monitoramento da zona costeira e manejo do risco de enchentes.
WORLDVIEW
O WorldView é um satélite comercial que fornece imagens de alta resolução espacial para os mercados governamentais e comerciais devido a sua capacidade de coleta em grande escala e taxas de revisita diárias.


Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Copyright © 2013 - Atualizado em 25-09-2013
Política de Privacidade
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Fazenda Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222