Mapeamento e estimativa da área urbanizada do Brasil
Página Inicial SAC Equipe

Introdução

Qual a área urbanizada do Brasil? A resposta a essa pergunta não é simples, nem está disponível, principalmente no caso da Amazônia. Trata-se de uma realidade dinâmica, já que o processo de urbanização prossegue, principalmente na Amazônia, e mais de 80% do país vive em áreas urbanas, em geral nas sedes dos 5507 municípios brasileiros. A realidade da urbanização é extremamente diversificada, pois inclui desde pequenas cidades até grandes aglomerações conurbadas, como é o caso de diversas capitais do país. Por outro lado, uma cidade de 50.000 habitantes na Amazônia não tem a mesma expressão espacial que uma cidade análoga no Nordeste ou na região Sul. As áreas urbanizadas dependem também dos contextos socioeconômicos e ambientais. Se existem alguns determinismos dessa natureza no universo urbano brasileiro, isso deveria ser passível de alguma modelagem quantificada.

Este trabalho apresenta os métodos desenvolvidos e empregados para a estimativa da área efetivamente urbanizada do Brasil, integrando dados censitários, imagens de satélite, procedimentos estatísticos e de geoprocessamento. A integração entre imagens de satélites e dados censitários foi anteriormente usada por Miranda et al. (2003), com o objetivo de comparar os dados referentes à classificação de uso da terra usada pelo IBGE e aqueles interpretados pelas imagens do satélite SPOT Vegetation. Na realização desta pesquisa foram assumidas três hipóteses:

 

  • existe uma relação numérica e espacial entre o crescimento da população urbana e a área efetivamente ocupada pelas cidades;

  • essa relação varia também em função de fatores ambientais e socioeconômicos;

  • as informações censitárias e orbitais disponíveis são suficientes para estimar as áreas densamente urbanizadas a partir do tamanho das populações, por meio de modelos estatísticos ou medidas diretas.

 

Os resultados numéricos e cartográficos obtidos, discriminados por região, intervalo ou tamanho de população urbana, para cada um dos municípios do Brasil, permitem explorar um melhor entendimento sobre as relações entre área efetivamente urbanizada, aumento populacional e contextos econômicos e ambientais, destacando o caso da Amazônia Legal.

 


Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Copyright © 2006 - Atualizado em 21-03-2006
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Fazenda Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222