Ano 1 - N° 05 - EMBRAPA/NMA - Outubro/Novembro de 1993
Acompanhando a redução constante nos custos dos equipamentos de informática, o interesse pelas redes de computadores, bem como seu desempenho técnico, tem crescido muito nas últimas décadas, viabilizando o desenvolvimento de um setor de serviços de comunicação de dados internacionais. São iniciativas de diversas magnitudes e finalidades como por exemplo Internet, Bitnet, Janet, Alternex, Econet, Peacenet, WEB, Greenet, NordNet, Pegasus, Chasque, Glasnet e muitas outras.
No Brasil, desde 1990, a Rede Nacional de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (RNP/MCT) tem direcionado e organizado as iniciativas regionais nesta área e estruturado uma rede eletrônica nacional, conectando as redes pré-existentes, através de uma espinha dorsal ("backbone") composta de linhas de comunicação de dados dedicadas (DDCL), interligando os principais estados do país.
Consciente do potencial das múltiplas aplicações das redes eletrônicas de informações para captação, geração e difusão de informações, o NMA vem desenvolvendo há alguns anos uma série de atividades nesta área. Uma das primeiras Unidades da EMBRAPA a ter acesso digital a bases de dados, ao correio e conferências eletrônicas, à conexão remota e à transferência de arquivos, o NMA já conta com uma rede local, composta por quatro estações de trabalho e quatro PC- 386 e 486. Através de uma linha dedicada via UNICAMP, o NMA está conectado à Internet, um dos maiores sistemas globais de interligação de redes de computadores. São mais de 1 milhão de máquinas dialogando segundo protocolos de troca de dados abertos, distribuídas em aproximadamente 10.000 redes eletrônicas de informação públicas e privadas, cobrindo o planeta.
Em linhas gerais, os recursos de conectividade entre computadores são regidos na Internet, na grande maioria das situações, por um padrão adotado internacionalmente e conhecido por TCP/IP ("Transmission Control Protocol/Internet Protocol").
Dentre os diversos serviços oferecidos pelo TCP/IP, destacam-se alguns largamente utilizados para a transferência de dados entre máquinas instaladas longe umas das outras. A seguir são apresentados alguns destes principais recursos:
Foi aprovado pela Assessoria Jurídica da EMBRAPA, e será assinado em breve, um convênio entre a EMBRAPA, através do NMA, e o Centro de Cartografia Automatizada do Exército, com o objetivo de trocar informações técnicas tendo, de um lado o NMA, como gerador de informações a partir de imagens de satélite e, de outro, o Exército com a geração de mapas e bases cartográficas.
Este convênio não se restringe à troca de experiências e treinamentos mútuos em suas áreas de domínio. O Exército pode auxiliar a execução da pesquisa em campo das equipes do NMA, que muitas vezes enfrentam dificuldades pela falta de acesso às áreas de estudo, como no caso da Amazônia, onde o Exército tem logística e treinamento para atuar.
O curso, intitulado "Políticas e Altas Estratégias do Exército", tem a finalidade de preparar oficiais para ocupar posições estratégicas dentro do Exército.
O pesquisador Renato Zorzenon dos Santos retornou da França, onde permaneceu por 15 meses participando do "Cycle d'Enseignement de la Télédétection - CETEL", organizado pelo "Groupement pour le Dévéloppement de la Télédétection Aerospatiale -GDTA", em Toulouse.
Após um período de estudos teóricos, o pesquisador realizou um estágio prático no "Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique et Développment - CIRAD", em Montpellier.
Este estágio resultou em um trabalho sobre a utilização de informações do satélite NOAA na avaliação do consumo de água em culturas agrícolas, apresentado na "Université Pierre-et- Marie Curie (Paris 6)", perante uma banca examinadora, para obtenção do "Diplôme d'Études Superieures Specialisés - DESS".
A pesquisadora Cristina Mattos realizou, de 06 a 08 de outubro, estágio técnico junto ao "Fraunhofer Institut für Umweltchemie und Ökotoxikologie", em Schmallenberg, Alemanha. Integrante do "Fraunhofer Gesellschaft", este Instituto desenvolve pesquisas e presta serviços na área de avaliação e monitoramento dos impactos ambientais de substâncias químicas. A pesquisadora desenvolveu, no Departamento de Pesquisas Teóricas, trabalhos com modelos matemáticos de simulação de impactos (EXAMS II, MACKAY, MOPED, PELMO) e com sistema de informações geográficas (ARC/INFO).
No mês de setembro, o Gerente de Pesquisa do NMA, Dr. Evaristo Eduardo de Miranda, participou a convite do Programa de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento da Comissão das Comunidades Européias - CCE, de uma mesa rendonda sobre: "A Pesquisa de Solos nos Países em Desenvolvimento", realizada durante o XVI Simpósio Latinoamericano de Ciência do Solo, em Salamanca na Espanha.
O Smithsonian Institution inaugurou dia 13 de outubro, em Washington, no National Air and Space Museum, a exposição "Monitoring Amazonia from Space". Já noticiada no Via Satélite Nº 02, a exposição mostra como os satélites são usados para o monitoramento do meio ambiente e do uso das terras na Amazônia. Apoiada pelo INPE-MCT, a exposição conta com a participação do NMA, da Agência Estado e da ECOFORÇA, que forneceram mapas de queimadas e imagens da região do rio Demene, AM.
O NMA preparou um dossiê informativo e cartográfico, sobre vários aspectos do ordenamento territorial e do zoneamento ecológico-econômico da Amazônia, para o Ministro Rubens Ricúpero do Ministério para a Amazônia e Meio Ambiente. O dossiê foi entregue ao Ministro pelo Diretor da Agência Estado, Rodrigo Lara Mesquita, em reunião em São Paulo.
Foto: Cristina Mattos
Legenda: Embarcações típicas das populações ribeirinhas do Rio Demene, AM.
Tiragem : 400 exemplares
Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803
Cep 13088-300, Campinas/SP - BRASIL
C.P. 491 - CEP 13001-970
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br
Tel: (0192) 52-5977 - Fax: (0192) 54-1100
Telex: 197686 EBPA BR