Uma equipe de pesquisadores do NMA , coordenada pelo Dr. Evaristo Eduardo de Miranda, desenvolve um estudo iniciado há quase 10 anos, monitorando os impactos ambientais decorrentes da colonização agrícola em floresta tropical úmida, na região do antigo projeto de assentamento de Machadinho d'Oeste, hoje um município deRondônia. Este trabalho é um esforço multinstitucional que conta com o apoio da Ecoforça Pesquisa e Desenvolvimento, uma organização não governamental, da RIMISP (Red Internacional de Metodología de Investigación de Sistemas de Producción) e do IDRC (International Development Research Centre).
Às vésperas de publicar uma primeira avaliação da sustentabilidade ecológica, agrícola e sócio-econômica dos sistemas de produção usados em Machadinho d'Oeste, com base em uma pesquisa realizada em 1993, a Ecoforça promoveu e financiou a edição do perfil da região obtido entre 1989-90. A publicação com 154 páginas, apresenta em 247 tabelas o perfil agro-sócio-econômico dos agricultores e da agricultura praticada em Machadinho d'Oeste, em 1989, além de uma comparação com o perfil anterior, de 1986.
O documento pode ser solicitado ao Setor de Difusão de Tecnologia ou à AINFO do NMA .
Legenda: Capa da publicação sobre o estudo em Machadinho d'Oeste, RO
Atendendo à solicitação da Presidência da EMBRAPA, o NMA elaborou um estudo sobre o retorno dos investimentos em pesquisa, realizados pela Unidade desde sua criação, ou seja, no período de 1989-93.
Dentre os resultados mais importantes levantados neste estudo, ressalta-se a arrecadação pela Unidade, em termos de receitas efetivas, através de projetos de pesquisa e prestação de serviços, do equivalente a 51% do montante gasto pela EMBRAPA com pessoal e manutenção do Núcleo! O modelo gerencial de captação de recursos financeiros externos, adotado pelo NMA , permitiu a aquisição sem ônus para a Empresa de 98% de seu ativo permanente imobilizado.
Sem considerar os custos referentes a pessoal (equivalentes a quase 76% dos custos totais da Unidade), o NMA apresenta uma relação de benefício/custo de 2,1 para as suas 4 tecnologias: Sistema de Monitoramento de Queimadas, Sistema de Monitoramento do Uso das Terras, Sistema de Ordenamento e Zoneamento Territoriais e Sistema de Monitoramento de Populações de Gafanhotos Pragas.
Desenvolvidas através da utilização de modernos recursos e métodos de sensoriamento remoto, geoprocessamento e ecologia operacional, elas são passíveis de repasse imediato à sociedade, representando um benefício social potencial para a Nação estimado em cerca de US$ 375 000 000.
No dia 24.02.94, em São José dos Campos, SP, o ecólogo do NMA , Dr. Evaristo Eduardo de Miranda, participou como membro da banca examinadora da dissertação de mestrado "Detecção de Desmatamentos na Floresta Amazônica através de Imagens AVHRR/NOAA e do Sistema de Informações Geográficas SGI: Metodologia e Teste de um Sistema Potencial de Alerta".
O trabalho foi desenvolvido pela aluna Angélica Carvalho Di Maio Mantovani, sob orientação do Dr. Alberto Waingort Setzer, no âmbito do Curso de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
A pedido da Procuradoria Pública Estadual da Comarca de Campinas, SP, os pesquisadores do NMA , Dr. Evaristo Eduardo de Miranda, Dr. Luiz Eduardo Mantovani e Renato Zorzenon dos Santos, estão analisando o EIA/RIMA referente ao prologamento da Rodovia Bandeirantes, especialmente no trecho que corta o Município de Campinas.
Simultaneamente, uma outra equipe do Núcleo, composta pelos pesquisadores João Alfredo de Carvalho Mangabeira, Chiriki Yoshii, José Paulo Franzin e Cristina Mattos, iniciou o acompanhamento de um grupo de agricultores que serão diretamente afetados pela construção da estrada.
Autopistas deste tipo geram impactos ambientais indiretos sobre áreas urbanas e rurais, indo muito além dos problemas enfrentados pelos que sofrerão as necessárias desapro- priações.
Em fevereiro, foi assinado o Termo Informal de Cooperação Técnica celebrado entre o NMA , através do seu Chefe, Dr. José Roberto Miranda e o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, Acidentes do Trabalho, Habitação e Urbanismo, órgão do Ministério Público do Estado de São Paulo, através do Promotor Dr. Ronald Victor Romero Magri. O Termo abre perspectivas para ambas as instituições aperfeiçoarem suas atividades-fim, objetivando o aprimoramento da qualidade de vida da sociedade. Entre as várias formas de cooperação previstas no Termo, na área ambiental, podem ser destacadas aquelas relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas, participação e constituição de grupos de trabalho, realização de cursos, seminários e outros eventos, elaboração de material didático-informativo para fins de educação ambiental, estudos de casos concretos, realização de perícias e assessorias.
Os pesquisadores do NMA , Renato Zorzenon dos Santos e Alexandre Camargo Coutinho, estiveram, em fevereiro último, no litoral sul do Estado de São Paulo, realizando trabalho de campo para validação da interpretação das imagens de satélites usadas num trabalho de mapeamento do uso das terras na região de Cananéia, atendendo uma demanda da Agência Estado (AE).
O trabalho foi executado em dois meses e envolveu também a digitalização e geração de mapas no Sistema de Informações Geográficas (SGI) desenvolvido pelo INPE. Foram produzidas duas cartas temáticas "Vegetação" e "Uso das Terras", refletindo as situações de 1984 e de 1993, além de uma carta síntese representativa da dinâmica espaço-temporal do processo de ocupação humana da região, nos últimos dez anos.
No dia 10.02.94, foi publicada no Diário Oficial da União a Lei que cria a Agência Espacial Brasileira, que funcionará diretamente ligada à Presidência da República e que terá como Presidente o Dr.Luiz Gylvan Meira Filho, pioneiro na pesquisa espacial no Brasil e como Diretor Geral, o Brigadeiro Ajax Barros de Mello, da Reserva da Aeronáutica.
Foi instalado na rede local do NMA um novo serviço para facilitar acesso e/ou conversa direta ("talk") entre os usuários do NMA e outros membros da RNP (Rede Nacional de Pesquisa) do CNPq-MCT. Este serviço, conhecido como "finger", foi instalado na máquina "ipe.cnpm.embrapa.br" e permite que usuários da rede usem o comando "finger @ipe.cnpm.embrapa.br", recebendo como resultado uma listagem com a identificação do usuário e da máquina onde está locado.
Outra forma de usar o comando "finger" é procurar pelo nome do usuário, utilizando-se o comando: "finger (nome do usuário) @ipe.cnpm.embrapa.br" e tendo como resultado uma mensagem como esta, por exemplo: "(nome do usuário) is not presently logged in. Last seen at cedro on Tue Mar 22 16:44:28 1994".
O comando "finger", que existia em nossas instalações, foi substituído pelo "gnu-finger", que mostra todos os usuários da rede local, enquanto que o comando antigo mostrava apenas os usuários de uma máquina, exigindo o conhecimento das máquinas de cada rede local (o que é difícil, pois máquinas podem ser substituídas, acrescidas...).
Qualquer informação mais detalhada ou esclarecimentos sobre o assunto, podem ser dirigidos a Carlos Paniago (pan@cnpm.embrapa.br).
EMBRAPA/NMA - Vinculada ao Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária.
Tiragem : 400 exemplares
Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803
Cep 13088-300, Campinas/SP - BRASIL
C.P. 491 - CEP 13001-970
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br
Tel: (0192) 52-5977 - Fax: (0192) 54-1100
Telex: 197686 EBPA BR