O NMA dispõe agora de uma antena e de um sistema próprio e autônomo para recepção de imagens de satélites de alta resolução temporal. Composto de uma antena do tipo "polar orbiter turnstyle" com pré-amplificador interno e uma placa receptora de marca QUORUM, o sistema foi instalado num equipamento tipo PC.
O sistema é capaz de receber diariamente mais de uma dezena de imagens de 8 satélites diferentes, entre eles os russos da série METEOR, os norte-americanos da série NOAA e os europeus METEOSAT. As imagens recebidas no Núcleo cobrem grande parte da América do Sul.
A instalação da antena e dos sistemas computadorizados, no prédio do NMA , foi inteiramente efetuada pela equipe do Núcleo e já está operando normalmente. Isso vai melhorar a qualidade de vários dados espaciais pesquisados pelo Núcleo, bem como a cartografia dinâmica de ecossistemas e da agricultura. Com esse sistema pretende-se melhorar o monitoramento da vegetação das áreas afetadas pelo gafanhoto praga, no Estado do Mato Grosso, que já vinham sendo estudadas com base no satélite LANDSAT. O comportamento térmico diário e diurno das unidades de paisagem, na Região Sudeste do país, também está sendo estudado com a finalidade de aperfeiçoar os zoneamentos agroclimáticos, principalmente para expansão de novas culturas, como a seringueira, a pupunha e a macieira.
O sistema é fruto de um protocolo de cooperação que envolve o NMA e a organização não-governamental ECOFORÇA e está sendo apresentado aos visitantes e treinandos da Unidade.
Legenda: Imagem NOAA, de 21/08/94, 7:46 GMT, captada pela antena instalada em Campinas no NMA, mostrando nuvens ligadas a um avanço de frente fria na Bacia do Prata, Nebulosidade sobre o Atlântico e importantes diferenças de temperatura noturna ao nível do solo indicadas pelas diferentes tonalidades de cinza nas regiões Sul, Sudeste, partes do Centro-Oeste, Argentina e Paraguai.
Atendendo um convite do ISPRA (Institute for Remote Sensing Applications), ligado à ESA (Agência Espacial Européia), o NMA está concluindo uma proposta, com outras instituições de pesquisa, visando participar do sistema probatório do sensor "Vegetação do Futuro" do satélite europeu SPOT IV. Esse sensor produzirá imagens diárias da vegetação com uma resolução espacial de um quilômetro. Essas imagens poderão ser conjugadas com os outros sensores do sistema SPOT IV, a serem lançados em outubro de 1997, e representarão um novo instrumento complementar no monitoramento da dinâmica espaço-temporal da vegetação e do uso das terras.
No dia 07.08.94, em reunião realizada em Washington D.C., o Dr. Evaristo Eduardo de Miranda, Gerente de Pesquisa do NMA , foi eleito "Chairman" do "Board of Directors" do INFORUM (Forum Internacional para o Uso Sustentável das Terras), sediado nos Estados Unidos. O INFORUM atua a nível mundial e tem no seu quadro cientistas da República Federativa da Rússia, dos Estados Unidos da América, da Índia e das Filipinas e, atualmente, desenvolve vários projetos de âmbito internacional com organismos como: UNDEP, USAID, CGIAR, SAREN, RIMISP etc.
Zelar pela preservação dos remanecentes de vegetação natural é uma das missões das Promotorias Públicas do Estado de São Paulo. Visando ajudar os Promotores de Justiça de Meio Ambiente, o NMA está gerando, para o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, Acidentes do Trabalho, Habitação e Urbanismo, mapas dos "Remanecentes de Mata Atântica e Ecossistemas Associados" do Estado de São Paulo, na escala 1:250.000. A legenda dos mapas assinala, para o período de 1985-90, os remanescentes, desflorestamentos e incrementos florestais, de vegetação de mangue e de restinga, além da rede rodo-ferroviária e hidrográfica principal. Com essas informações, os promotores do Estado poderão conhecer melhor a realidade dos remanescentes de vegetação nativa em suas comarcas e áreas de atuação. Os arquivos digitais dos mapas pertencem à Fundação SOS Mata Atlântica e foram gentilmente cedidos para essa finalidade. No dia 13.08.94, o pesquisador do NMA , Alexandre Camargo Coutinho, responsável pelo "Projeto Vegetação", procedeu em São Paulo a entrega do primeiro lote de três mapas, gerados no NMA , ao Coordenador do Centro de Apoio, Dr. Ronald Magri.
No final do mês de agosto, o Chefe do NMA , Dr. José Roberto Miranda, encaminhou ao Presidente da EMBRAPA, Murilo Xavier Flores, o Relatório de Atividades (período dezembro 1993 - agosto 1994) do Convênio de Cooperação Geral EMBRAPA/União Federal-Ministério do Exército - NMA/DEC-CCAuEx.
O relatório relaciona 19 ações executadas no primeiro semestre deste convênio, envolvendo ambas as partes em visitas, tanto de oficiais do Exército ao Núcleo, como dos pesquisadores do NMA às unidades do Exército em Brasília, Rio de Janeiro e Campinas. São relacionadas, também, as várias atividades oferecidas ou promovidas pelo NMA , abrangendo: (a) treinamentos a oficiais do Exército sobre interpretação de imagens orbitais e manipulação digital de dados cartográficos; (b) participações em palestras e mesas redondas sobre aplicações espaciais para a agricultura e política espacial no Brasil; (c) assessorias e auxílios técnicos, como a instalação e operacionalização de aplicativos de manipulação de informações georreferenciadas e de gerenciamento de redes de comunicação eletrônica, além do envio sistemático dos mapas semanais do Monitoramento das Queimadas no Brasil aos Comandos Militares do Sul, Leste, Nordeste, Norte e da Amazônia.
O NMA participou, no dia 18.08.94, através de seus técnicos Aluizio M. Takeda, Carlos Fernando A. Paniago, Eduardo Caputi e do pesquisador Evaristo E. de Miranda, do "The Third International Conference on Systems Integration (ICSI'94)", apresentando o trabalho "Sistemas de Integração Multi-Institucional para Monitoramento das Queimadas no Brasil". O evento aconteceu no período de 15-18.08.94, na sede do Parlamento Latino-Americano, em São Paulo, SP.
O NMA participou, de 05 a 14 de agosto passado, da FACIRA-94 (Feira Agro-Comercial e Industrial da Região de Araraquara), no Pavilhão da FEPASA, em Araraquara, SP, e, de 30 de agosto a 02 de setembro, da TECNOLÓGICA-94 (I Feira Internacional de Terceirização, Produtos e Serviços Tecnológicos), na Fundação Museu de Tecnologia de São Paulo, em São Paulo, SP.
Em ambos os eventos, o NMA apresentou sua atuação e atividades na área de aplicações espaciais para a agricultura, através do novo aplicativo de apresentação da Unidade, estruturado no WWW (instrumento navegacional da INTERNET), utilizando o servidor MOSAIC. O sistema está montado em um microcomputador PC 486, com disco rígido de 200 Mb, 33 Mhz e 8 Mb de RAM, rodando sistema operacional FreeBSD.
Este demonstrativo é basicamente um texto, onde determinadas palavras ou frases aparecem grifadas na tela do computador. Clicando-se o cursor sobre estas expressões grifadas, acessa-se os níveis subseqüentes de informação. Este demonstrativo também está disponível para consultas, a qualquer usuário, através da INTERNET. Os comandos e outros detalhes de acesso já foram apresentados no número anterior deste informativo.
EMBRAPA/NMA - Vinculada ao Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária.
Tiragem: 1000 exemplares
Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803
CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
C.P. 491, CEP 13001-970
E-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br
Tel: (0192) 525977 - Fax: (0192) 541100
Telex: 197686 EBPA BR