Embrapa Monitoramento por Satélite

VIA SATÉLITE

Pesquisas Espaciais para a Agricultura


Ano 2 - N° 5 - EMBRAPA/NMA - Outubro/Dezembro de 1994


Índice



NMA - DESTAQUES



Quantificação das atividades do NMA em 1994


QUANTIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DO NMA EM 1994
Atividades de Pesquisa
Projetos de pesquisa concluídos 2
Projetos de pesquisa em andamento 32
Convênios e contratos técnico-científicos 2
Treinamento e Desenvolvimento
Participação em eventos técnico-científicos e políticos nacionais 25
Participação em eventos técnico-científicos e políticos internacionais 7
Participação em cursos ou treinamentos de curta duração no Brasil 7
Participação em cursos ou treinamentos de curta duração no exterior 2
Participação em cursos ou treinamentos de longa duração no Brasil 3
Participação em cursos ou treinamentos de longa duração no exterior 1
Eventos e Atividades Promovidos ou Apoiados pelo NMA
Eventos técnico-científicos nacionais 3
Eventos técnico-científicos internacionais 1
Cursos e treinamentos de curta duração 4
Seminários e palestras internas 5
Participação em reuniões técnicas internas 21
Participação em reuniões técnicas externas 17
Palestras proferidas 19
Realização de viagens para estudos e trabalho 20
Representação em conselhos, comitês, grupos de trabalho, associações, etc 7
Treinandos 14
Orientação e co-orientação de teses 5
Participação em bancas examinadoras de teses 4
Atividades de Difusão e Transferência de Tecnologia
Visitas organizadas ao NMA (254 visitantes) 44
Publicações editadas (nacionais e estrangeiras) 466
Resumos e trabalhos em eventos técnico-científicos nacionais 10
Resumos e trabalhos em eventos técnico-científicos estrangeiros 11
Artigos em periódicos nacionais 2
Artigos em periódicos estrangeiros 1
Capítulos em monografias estrangeiras 1
Parecer técnico nacional 6
Periódico (boletim da Unidade, com 14 números editados) 1
Relatórios técnicos (nacionais e estrangeiros) 13
Cartas e mapas 415
Monografias 6
Reportagens sobre a atuação do NMA 220
Imprensa escrita (36 jornais e revistas) 148
Imprensa televisionada (10 emissoras de televisão) 53
Imprensa radiofônica (9 emissoras de rádio) 19



Cooperação com o Ministério do Exército - Oficiais do CIAvEx visitam o NMA

No dia 18 de novembro, o NMA recebeu a visita de 16 oficiais do Centro de Instrução de Aviação do Exército - CIAvEx, sediado em Taubaté, SP.

O evento foi uma das atividades previstas do Curso OCV do CIAvEx, onde os oficiais conheceram as atividades desenvolvidas pelo NMA, bem como os métodos e técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento utilizados em suas ações de pesquisa.

Ao fim da visita foi oferecido aos pesquisadores do NMA um sobrevôo de helicóptero na região de Campinas, que teve como objetivo reconhecer e fotografar alguns alvos pré-selecionados em imagens de satélite.

Foto: Alexandre C. Coutinho

Legenda: Pesquisadores do NMA recebem instruções dos oficiais do CIAvEx para o sobrevôo em Campinas.


VIA SATÉLITE Eletrônico

A partir de agora, este informativo poderá ser consultado de forma remota. Juntamente com diversas informações sobre as atividades e os projetos do NMA, todos os números deste boletim estarão disponíveis em WWW (World Wide Web), podendo ser acessados através do aplicativo Mosaic ou similar, no endereço (URL): http://www.cnpm.embrapa.br/. O VIA SATÉLITE eletrônico permitirá a seleção, pelo leitor, dos números e assuntos de seu interesse, além da impressão de cópias das notícias selecionadas.


SPOT 4

Em colaboração com a ONG ECOFORÇA - Pesquisa e Desenvolvimento e com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do CIRAD-GERDAT-PRIFAS (França), o NMA preparou e encaminhou, em outubro passado, uma proposta de trabalho ao Programa Probatório do satélite europeu SPOT 4. Uma proposta inicial já havia sido selecionada na primeira fase do Programa.

A fim de promover melhor compreensão da dinâmica da vegetação no sudeste da Bacia Amazônica, dois objetivos experimentais foram propostos: (1) uso potencial das imagens SPOT 4 para a estimativa das áreas queimadas (utilizando dados VGT-DS e NDVI) e (2) uso potencial das imagens SPOT 4 para a cartografia estática e dinâmica da vegetação e do uso das terras (utilizando dados VGT-PS e NDVI).

Com a execução das atividades desta proposta, os resultados esperados até 1998 são: aprimoramento do já existente "Sistema Multiinstitucional de Monitoramento das Queimadas no Brasil" através da cartografia dos pontos de queimadas (NOAA/AVHRR) e das superfícies queimadas (SPOT 4/VEGETATION); integração simultânea e/ou assincrônica de processos em diferentes escalas, permitindo um melhor conhecimento da variabilidade espacial e temporal da vegetação; análise multitemporal de índices de vegetação relacionados à dinâmica dos processos da superfície que influenciam o desenvolvimento da vegetação (disponibilidade de água, tipos de solos, topografia, uso das terras e manejo territorial) em áreas de transição entre Floresta Amazônica e cerrados.

Foto: Alexandre C. Coutinho

Legenda: Registro aéreo do NMA, com destaque para a antena de captação de imagens de satélite, feito durante sobrevôo em Campinas.



NMA - NOTÍCIAS


Gafanhotos em Mato Grosso

Os pesquisadores do CIRAD-GERDAT-PRIFAS, Dr. Michel Lecoq e Dra. My Hann Launois-Luong, realizaram mais uma missão de trabalho de campo, no âmbito do projeto sobre o gafanhoto do Mato Grosso, Rhammatocerus schistocercoides, desenvolvido em conjunto com o NMA, desde 1992.

Os pesquisadores franceses permaneceram todo o mês de setembro alojados na sede da destilaria ALCOMAT (Associação Alcooleira de Mato Grosso S.A.), no município de Comodoro, que representa uma das zonas mais afetadas pela praga, na Chapada dos Parecis.

Durante esta missão foi possível acompanhar o processo de amadurecimento sexual do gafanhoto, completando os dados fundamentais para um melhor conhecimento do seu ciclo de vida e suas conseqüentes implicações nas estratégias de combate à praga. Aspectos do comportamento e capacidade de deslocamento dos enxames puderam também ser estudados.

Os resultados desta missão em Mato Grosso, assim como outras informações da bioecologia deste gafanhoto, do determinismo de suas pululações e da cartografia de seus biótopos, serão apresentados durante o 15[[ordmasculine]] Congresso Brasileiro de Entomologia, em Caxambu, MG, durante o período de 12 a 17 de março de 1995.


Monitoramento de Queimadas

O monitoramento das queimadas durante todo o mês de outubro mostrou um decréscimo da ocorrência de focos de incêndio em relação ao mês anterior. 1994 foi o quarto ano consecutivo de monitoramento diário e mapeamento semanal das queimadas no Brasil. Neste período, este sistema multiinstitucional provou-se eficiente, fazendo do NMA uma referência nacional em monitoramento de queimadas. Prova disto é a intensidade com que o Núcleo foi procurado por quase uma centena de autoridades federais, estaduais, municipais, ONGs e pela imprensa. De primeiro de julho a 31 de outubro, período de maior incidência de queimadas, 86 reportagens foram veiculadas pela mídia.

Ainda no final de dezembro passado, o NMA publicou, em conjunto com a ONG ECOFORÇA - Pesquisa e Desenvolvimento, o livro "Monitoramento Orbital das Queimadas no Brasil", que apresenta um balanço da ocorrência das queimadas no território brasileiro de 1991 a 1993. A obra é de autoria de Evaristo E. de Miranda (NMA/ECOFORÇA), Alberto W. Setzer (INPE) e Aluizio M. Takeda (NMA).


Incêndios nas matas da região de Campinas, SP

Inverno no interior paulista é sinônimo de período seco e de queimadas. Em 1994, devido à estiagem prolongada, houve um recrudescimento no número de incêndios em ambientes naturais, principalmente matas de planalto da região de Campinas, onde certas "ilhas remanescentes" foram gravemente comprometidas em termos de vegetação, flora e fauna.

A equipe do NMA, coordenada pelo pesquisador e Chefe da Unidade, José Roberto Miranda, trabalhou ativamente sobre a detecção, localização e avaliação do impacto gerado pelo fogo em áreas de matas durante os meses de setembro e outubro passados. Esta iniciativa permitiu estabelecer um quadro das causas dos incêndios e avaliar o despreparo da sociedade para agir neste tipo de situação: a inexistência de aceiros no entorno das matas, as pontas de cigarros acesos lançadas nas estradas, garrafas e cacos de vidro agindo como concentradores dos raios solares ("efeito lupa"), os balões e até mesmo os despachos religiosos foram as principais causas dos danos ocorridos. Para completar, as prefeituras e a defesa civil de vários municípios não dispõem de meios logísticos e pessoal devidamente preparado para combater o fogo, ficando na total dependência dos corpos de bombeiros de centros urbanos maiores.

Na região de Campinas, matas com dezenas, às vezes centenas de hectares, foram destruídas. A mata de Furnas em Campinas, Santa Úrsula em Jaguariúna, Entremontes em Pedreira e Serra do Japi em Jundiaí podem ser consideradas as mais atingidas. Em todos os casos, o fogo encontrou grande combustibilidade e facilidade de propagação no espesso tapete de folhas sobre o solo, originado em grande parte pelas geadas ocorridas durante o mês de junho.

O impacto sobre a vegetação foi variável em função do sub-bosque, intensidade e direção do vento, inclinação do terreno e temperatura do ar. A recuperação parcial da vegetação será garantida pelos estoques de sementes disponíveis no solo mas, no caso da fauna selvagem, haverá certas dificuldades para a reimplantação das espécies. Os indivíduos que não foram mortos pelo fogo, dispersaram-se e boa parte pereceu por atropelamento, fome ou caça.

As lições aprendidas com essa situação devem ser retidas e algumas das principais recomendações são: (1) em anos de acentuada ocorrência de geadas, os cuidados com as matas devem ser redobrados, sendo os aceiros altamente necessários para o seu isolamento; (2) os municípios precisam cadastrar cidadãos dispostos a participar como voluntários nos momentos críticos, fornecendo meios mínimos de formação e coordenando ações deste tipo e (3) as campanhas educativas para diminuir os fatores causadores dos incêndios são fundamentais.


Assessoria Parlamentar no NMA

No dia 17/10/94, foi realizada no NMA a reunião dos assessores parlamentares das Unidades da EMBRAPA do Estado de São Paulo. A reunião contou com a presença do novo Chefe da Assessoria Parlamentar na Sede, Sr. Laércio Nunes e Nunes, dos pesquisadores do NMA Carlos Alberto de M. Scaramuzza e Mateus Batistella, além de representantes do CNPTIA, CNPMA, CPPSE e da EMBRAPA-Sede. As deliberações incluíram a diagramação do "folder" da EMBRAPA em São Paulo e as diretrizes da política institucional da Empresa, face à nova configuração dos poderes Legislativo e Executivo no início de 1995.


Curso de Radar

Durante os dias 17, 18 e 19 de outubro, os técnicos Luiz Eduardo Mantovani (NMA) e Marcelo Guimarães (ECOFORÇA) participaram de um curso sobre os princípios do imageamento por radar no INPE, São José dos Campos. O curso foi promovido pelo "Canada Remote Sensing Centre", com a colaboração do INPE, tendo sido ministrado por Francis J. Ahern. O Dr. Ahern tem participado dos testes preliminares do sistema canadense RADARSAT na Amazônia, conjuntamente com pesquisadores do INPE, no âmbito do programa SAREX.

O radar constitui atualmente o campo mais promissor em termos de sensoriamento remoto no mundo, pois permite a tomada de imagens independentemente das condições meteorológicas. Questões ligadas ao uso militar do radar, ao problema da fonte de energia e aos recursos de memória e de velocidade de processamento requisitados para o tratamento de sinais radar, vinham limitando seu uso para fins civis até agora. Uma vez removidos estes obstáculos, o imageamemto com microondas no campo do radar deve alcançar um grande uso na agricultura, notadamente na previsão de safras, que requer imagens praticamente em tempo real.


GIS Brasil 94

O pesquisador do NMA, Mateus Batistella, esteve em Curitiba, no dia 20/10/94, onde apresentou palestra sobre "As atividades de geoprocessamento no Núcleo de Monitoramento Ambiental da EMBRAPA". O evento contou com a participação de mais de 500 inscritos e diversas instituições que trabalham com o processamento de informações geográficas. O destaque dado à divulgação dos resultados obtidos pelo NMA também pode ser ratificado em matérias da revista "Fator GIS", publicada trimestralmente pela Sagres Editora, de Curitiba, PR.


Demanda do Ministério do Exército

Dando continuidade às atividades no âmbito do Convênio de Cooperação Geral EMBRAPA/União Federal-Ministério do Exército - NMA/11a Brigada de Infantaria, o NMA preparou, a pedido do Ten. Cel. Thadeu de Oliveira Bello, um mapa de ocupação das terras e infra-estrutura da região de Bauru, SP, para apoiar exercício realizado pelas tropas da Brigada, no mês de novembro.


Recuperação de Áreas Degradadas

O pesquisador Alexandre Camargo Coutinho participou, de 6 a 10 de novembro, em Foz do Iguaçu, PR, do I Simpósio Sul-Americano e II Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas, tendo apresentado o trabalho "Identificação, caracterização e mapeamento de áreas degradadas através do uso de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento". Também nestes eventos o NMA expôs, juntamente com o Centro Nacional de Pesquisa de Florestas (EMBRAPA-CNPF), alguns dos produtos gerados por seus projetos de pesquisa.


Palestras no CNPF e SIBGRAPI

O analista de sistemas do NMA, Carlos Fernando de Assis Paniago, proferiu a palestra "A Internet e seus serviços", no dia 7 de novembro, no Centro Nacional de Pesquisa de Florestas, em Colombo, PR. Apresentou também um painel sobre o trabalho "Compressão de Imagens Digitais: Um Sistema Multiformato" no VII Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, no dia 11 de novembro, em Curitiba, PR.


Simpósio em Montpellier

A pesquisadora Cristina Mattos participou, de 21 a 25 de novembro, em Montpellier, França, do 13o Simpósio Internacional de Pesquisa-Sistema em Agricultura e Desenvolvimento Rural. O evento, que contou com a participação de mais de 700 pesquisadores de todo o mundo, foi organizado por: Association for Farming Systems Research and Extension (AFSR/E), Institut Agronomique Méditerranéen de Montpellier (CIHEAM/IAMM), Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD), Centre National d'Études Agronomiques des Régions Chaudes (CNEARC), Groupe de Recherche et d'Échanges Technologiques (GRET), Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) e Institut Français de Recherche Scientifique pour le Développement en Coopération (ORSTOM).


Workshop sobre Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto

Realizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre 22 e 24/11/94, este evento contou com a participação dos representantes dos mais importantes laboratórios de sensoriamento remoto do país. O supervisor de pesquisas do NMA, Mateus Batistella, proferiu palestra sobre "Metodologias para Monitoramento Ambiental". O analista de sistemas Carlos F.A. Paniago participou de mesa redonda sobre a Rede Nacional de Sensoriamento Remoto, implantada pelo IBAMA. O pesquisador Alexandre C. Coutinho participou da exposição de produtos cartográficos, no evento paralelo intitulado "Encontro de Usuários SGI/SITIM e SPRING".


Curso de Informática

O técnico do NMA, Eduardo Caputi, participou, de 21/11 a 2/12, do Curso de Capacitação Técnica em Sistema Operacional SOLARIS, oferecido pela MC Sistemas e Informática, em São Paulo. O curso resultou de um acordo entre a EMBRAPA e a SUN Microsystems para o treinamento de técnicos da Empresa na utilização do sistema operacional das estações de trabalho SUN.


ABLASER

No dia 24/11/94, o pesquisador Mateus Batistella foi eleito Vice Presidente da Associação Brasileira de Laboratórios de Sensoriamento Remoto (ABLASER), para um período de dois anos. Nesta gestão, além de promover encontros e eventos técnico-científicos, a Associação pretende atualizar seu estatuto e cadastrar todos as instituições do país que desenvolvem pesquisas e aplicações em sensoriamento remoto.


NMA na França

De 27 de novembro a 20 de dezembro, a pesquisadora Cristina Mattos participou de um treinamento técnico sobre tratamento digital de imagens de satélites junto à empresa GEOIMAGE, em Cannes, França. O estágio foi financiado pela Agence pour la Coopération Technique Industrielle et Economique (ACTIM). A GEOIMAGE atua na área de sensoriamento remoto, produzindo programas aplicativos de tratamento de imagens de satélite e prestando serviços diversos nas áreas de geoprocessamento e meio ambiente.


Congresso de Ecologia do Brasil

O NMA participou do II Congresso de Ecologia do Brasil, realizado em Londrina, PR, de 5 a 9 de dezembro, com quatro trabalhos apresentados: "Caracterização da dinâmica do processo de ocupação das terras em ecossistemas estuarinos - região de Cananéia, SP" (autoria de Alexandre C. Coutinho e Renato Zorzenon dos Santos); "Cartografia morfopedológica como subsídio ao planejamento ambiental da APA de Descalvado" (de Luiz Eduardo Mantovani, Mateus Batistella e Heloísa H. Oliveira), "Manejo de áreas silvestres subtropicais face ao fogo" (de Luiz Eduardo Mantovani, Carlos Alberto M. Scaramuzza e Cristina Mattos) e "A APA de Descalvado no contexto da Serra Geral" (de Luiz Eduardo Mantovani e Heloísa H. Oliveira).


Palestra no IB

O pesquisador Ivo Pierozzi Júnior proferiu, no dia 30 de novembro, na sede do Instituto Biológico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a palestra "Monitoramento de populações de gafanhotos através de sensoriamento remoto", durante a 7a Reunião Anual do Instituto Biológico.


Reunião do Conselho Consultivo

A segunda Reunião do Conselho Consultivo Externo do NMA (CCExt.-NMA) foi realizada no dia 6 de dezembro passado, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Participaram da reunião, além dos Conselheiros, os chefes e coordenadores do NMA.

Os Conselheiros reunidos felicitaram a equipe do NMA pela implementação das sugest[[eth]]es apresentadas pelo Conselho durante a sua primeira reunião, em setembro de 1993. Pelos resultados e indicadores de desempenho, obtidos em 1994 e apresentados ao CCExt.-NMA nesta última reunião, ficou claro o empenho do Núcleo na consolidação de sua imagem pública como centro de referência em pesquisas e aplicações de recursos espaciais para a agricultura. O Conselho destacou a alta produção e produtividade da equipe da Unidade. Como recomendação para o próximo ano, os Conselheiros sugeriram o investimento do NMA na implementação e ampla divulgação da base de dados do Núcleo, utilizando-se os recursos modernos das redes eletrônicas e infovias como estratégia de divulgação de suas atividades em larga escala e, conseqüentemente, de captação de interesses e recursos externos.


Uva e Vinho

O pesquisador Mateus Batistella esteve em Bento Gonçalves, RS, de 19 a 21/12/94, marcando a participação inicial do NMA no projeto de "Identificação, Caracterização e Mapeamento das Regiões Vitivinícolas Brasileiras". Em palestra proferida para a área técnica do Centro Nacional de Pesquisa de Uva e Vinho (EMBRAPA-CNPUV), Batistella ressaltou a importância de cooperação entre as duas Unidades, valorizando a capacidade do Núcleo em aplicações das pesquisas espaciais para a agricultura.


Doenças Respiratórias Crônicas

Em novembro passado o NMA publicou, juntamente com a ECOFORÇA - Pesquisa e Desenvolvimento, a Faculdade de Medicina da USP e o Núcleo de Ciências e Aplicações de Tecnologias Espaciais da UNICAMP, o livro "Doenças Respiratórias Crônicas em Quatro Municípios Paulistas", de autoria de Evaristo Eduardo de Miranda (NMA / ECOFORÇA), Alejandro Jorge Dorado (ECOFORÇA) e João Vicente de Assunção (FM-USP). Esta publicação apresenta os resultados de um estudo sobre a ocorrência de doenças respiratóias crônicas em Campinas, Ribeirão Preto, Atibaia e São José dos Campos e suas possíveis correlações com as mudanças nas condições ambientais locais.


Gore Ambientalista

O livro do vice-presidente norte americano Al Gore: "Earth in the Balance: Ecology and the Human Spirit" foi um dos mais lidos, dentre os escritos por políticos, nos últimos anos. Ele discute as soluções aos poblemas ambientais como desafios morais e metafísicos ao gênero humano. Gore aborda questões como o efeito estufa, o buraco na camada de ozônio, a questão da energia nuclear, o desmatamento das florestas tropicais, o comércio internacional e o desenvolvimento sustentável.

Como contraponto ao vice-presidente Gore, foi lançado recentemente nos Estados Unidos o livro "Environmental Gore: a Constructive Response to Earth in the Balance". Em 270 páginas, 13 cientistas, analistas políticos e pensadores sociais norte- americanos discutem a real natureza dos problemas ambientais e as melhores estratégias para solucioná-los.

O único estrangeiro convidado a participar deste livro foi o pesquisador do NMA, Evaristo Eduardo de Miranda. Em seu capítulo intitulado "Tropical Rain Forests - Myths and Realities", Miranda discute os mitos e fatos que envolvem as florestas tropicais, além de apresentar dados quantitativos para questões polêmicas como áreas desmatadas e ritmos de desmatamento.



NMA - VISITAS


De outubro a dezembro foram veiculadas 26 reportagens sobre o NMA em 11 veículos da mídia, o que representa uma média de 2 reportagens por semana !



EXPEDIENTE


EMBRAPA/NMA - Vinculada ao Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária.

Tiragem: 1000 exemplares

Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803
CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
C.P. 491, CEP 13001-970
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br
Tel: (0192) 525977 - Fax (0192) 541100
Telex: 197686 EBPA BR