Embrapa Monitoramento por Satélite

VIA SATÉLITE

Pesquisas Espaciais para a Agricultura


Ano 2 - N° 7 - EMBRAPA/NMA - Abril/Junho de 1995


Índice



NMA - DESTAQUES


Matas de Campinas serão preservadas contra incêndios

Uma operação envolvendo satélites, aviões, visitas aos locais e meios de combate ao fogo está sendo organizada pela Prefeitura de Campinas com vistas à preservar os remanescentes florestais do município. O trabalho envolve a Defesa Civil, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, o Corpo de Bombeiro e o Núcleo de Monitoramento Ambiental (NMA) da EMBRAPA que deverá funcionar em caráter piloto até o final de novembro de 1995.

A EMBRAPA-NMA, através do uso de satélite, mapeou 98 matas remanescentes no município. Discussões com as comunidades locais e com cientistas ajudaram o Departamento de Meio Ambiente e a Defesa Civil a definir 16 matas prioritárias para a preservação. Cada uma delas está sendo objeto de uma análise por satélite e aérea visando definir os riscos de incêndio, os problemas de acesso, os recursos locais para controle do fogo etc.

É a primeira vez que um plano análogo ao que ocorre a nível estadual (Operação Mata Fogo) é organizado em âmbito municipal, mobilizando órgãos federais, estaduais, municipais e entidades da sociedade civil e população em geral.


Foto: J. A. de C. Mangabeira

Legenda: Dr. José Roberto Miranda (Chefe da EMBRAPA-NMA), entrega ao Prefeito de Campinas, mapeamento por satélite das matas remanescentes no município, sujeitas a queimadas.



Visita eletrônica à Mata de Santa Genebra

Qualquer pessoa com acesso à INTERNET poderá visitar em detalhes a Mata de Santa Genebra no Município de Campinas, SP. É uma mata com aproximadamente 250 ha, em plena área urbana da cidade e com visitas públicas proibidas, mas agora, pela INTERNET, qualquer pessoa poderá conhecer mais de 1000 espécies da sua flora e fauna, sua história, sua ecologia, bem como ter acesso a fotos, mapas e imagens de satélite.

O sistema computadorizado reúne também um inventário das pesquisas realizadas e em curso na mata (mais de uma centena), assim como um inventário dos trabalhos e reportagens publicados. Textos integrais de todos os instrumentos da mata também constam do acervo eletrônico.

Os dados são atualizados de forma permanente no sistema chamado World Wide Web, a grande rede WWW da INTERNET, passível de consulta de qualquer lugar do mundo. Trata-se da primeira reserva natural a dispor de um sistema desta natureza. Ela deve servir de exemplo para os parques nacionais e reservas ecológicas em todo o Brasil.

O acesso ao WWW da Mata já pode ser obtido pelo URL:

htpp://www.cnpm.embrapa.br/projetos/mata/homep.html/



NMA - NOTÍCIAS


Começa a temporada de queimada em todo país

Em junho teve início a temporada de queimadas e também o monitoramento destas pela EMBRAPA-NMA.

No começo do inverno foram detectados 10.358 focos, dos quais mais da metade (5.974) estão localizados na Região Amazônica, de acordo com os dados fornecidos pelo INPE, processados pela EMBRAPA-NMA e analisados pela ONG ECOFORÇA Pesquisa e Desenvolvimento.

Os números superam os índices dos quatros últimos anos em igual período. Segundo o Dr. Evaristo Eduardo de Miranda, gerente de pesquisa da EMBRAPA-NMA, este "Aumento do número de queimadas está associado à estabilização da economia".


Indicadores de sustentabilidade agrícola

Em junho a EMBRAPA-NMA publicou, juntamente com a ONG ECOFORÇA Pesquisa e Desenvolvimento e com o apoio do Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento do Canadá (IDRC) e da Rede Internacional de Metodologia de Pesquisa de Sistemas de Produção (RIMISP), o livro "Na Força das Idéias: Indicadores de sustentabilidade agrícola na Amazônia - O caso de Machadinho d'Oeste, Rondônia", de autoria de Evaristo Eduardo de Miranda (EMBRAPA-NMA e ECOFORÇA), Cristina de Oliveira Mattos e João Alfredo de C. Mangabeira (EMBRAPA-NMA).

Esta publicação apresenta o resultado de uma experiência com poucos equivalentes na Amazônia brasileira: dez anos de acompanhamento de mais de 450 propriedades rurais por uma equipe de pesquisadores, através de 250 variáveis biofísicas e sócio-econômicas.

Este documento mostra uma primeira avaliação de sustentabilidade para os sistemas constituídos pelos campos (uso das terras), fazendas (unidades de residência, produção e consumo) e suas interações com a região.

Para cada indicador estudou-se sua variabilidade temporal (1986, 1989 e 1993) e espacial (criação de uma base digital de dados cartográficos, através de um SIG, e geração de 300 mapas).

Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente

Na comemoração do dia mundial do meio ambiente (05/06) o Prefeito Municipal de Campinas, Sr. José Roberto Magalhães Teixeira, visitou a EMBRAPA-NMA, na inauguração do sistema de visitação eletrônica da Mata de Santa Genebra, acompanhado do Presidente da Fundação J. P. de Oliveira, o Sr. Luiz Roberto Lisa Curi, responsável pela Mata de Santa Genebra e pelos pesquisadores que participam do projeto.


Foto: J. A. de C. Mangabeira

Legenda: Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Prefeito Municipal de Campinas, Sr. José Magalhães Teixeira, recebe orientação do Dr. Evaristo E. de Miranda (Pesquisador do NMA), sobre como realizar a visita eletrônica à Mata de Santa Genebra.



Sistema de Informações Geográficas como instrumento complementar para a avaliação de sistema de produção sustentável

Em junho a ECOFORÇA - Pesquisa e Desenvolvimento publicou, juntamente com a EMBRAPA-NMA e com apoio do Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento do Canadá (IDRC) e da Rede Internacional de Metodologia de Pesquisa de Sistemas de Produção (RIMISP), o relatório "Sistema de Informações Geográficas como instrumento complementário para la evaluación de Sistema de Producción Sostenibles", de autoria de Evaristo Eduardo de Miranda (EMBRAPA-NMA/ECOFORÇA); Alejandro Dorado, Marcelo Guimarães (ECOFORÇA); João Alfredo de C. Mangabeira e José Roberto Miranda (EMBRAPA-NMA).

Este relatório mostra uma nova metodologia de avaliação da sustentabilidade agrícola de sistema de produção, integrados em sistemas ecológicos e sócio econômicos mais amplos do ponto de vista espacial e temporal.

Foi escolhido o Município de Campinas para o estudo e este projeto teve como principal objetivo metodológico o apoio do SIG para caracterizar o uso das terras e dos sistemas de produção, dos impactos ambientais da atividade agrícola e da avaliação da sustentabilidade do sistema de produção, em escala micro-regional (comunidades, bacias ou municípios).


O NMA em Rede com o IBAMA

A EMBRAPA-NMA é o "nó" de suporte para a Região Sudeste na Rede Associada de Sensoriamento Remoto - CSR/IBAMA. A EMBRAPA-NMA foi escolhida pelo IBAMA por apresentar as seguintes características básicas para entrar neste programa:

O "Nó Regional" tem papel importante e destacado no Projeto com o

IBAMA. A EMBRAPA-NMA será responsável pelo suprimento das deficiências dos "Nós Estaduais", pela promoção, orientação e execução supervisionada de projetos que integram informações globais dos ecossistemas (projetos testes ou pilotos).



NMA - VISITAS





EXPEDIENTE



EMBRAPA/NMA - Vinculada ao Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária.

Tiragem: 1000 exemplares

Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803
CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
C.P. 491, CEP 13001-970
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br
Tel: (0192) 525977 - Fax (0192) 541100
Telex: 197686 EBPA BR