O Embaixador Ronaldo Sardenberg da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE-PR), visitou o NMA no dia 01.09.95. O Ministro e sua assessora Thereza Christina Carvalho, da Subsecretaria de Planejamento Estratégico, conheceram as principais atividades de pesquisa e serviços da Unidade e discutiram propostas de cooperação técnica entre os dois órgãos. Para o Embaixador, através das informações geradas pelo NMA, a SAE pode definir melhor os rumos da ocupação do território nacional.
Legenda: O Ministro Ronaldo Sardenberg e a assessora Thereza Carvalho (sentados) ouvem as explicações do pesquisador Dr. Evaristo E. de Miranda sobre o Sistema Orbital de Monitoramento das Queimadas no Brasil. Em pé, ao fundo, Dr. Renato Cruz Silva, representando a Diretoria Executiva da EMBRAPA (à esquerda), e o Dr. José Roberto Miranda, Chefe do NMA (à direita).
O Senador José Sarney, Presidente do Congresso Nacional, sempre dedicou um grande interesse pelas atividades da EMBRAPA e, em particular, pelo NMA, cujo desenvolvimento acompanha desde a sua criação. No dia 20.10.95, o pesquisador Evaristo Eduardo de Miranda esteve em Brasília, em reunião com o Senador Sarney. Foram examinados assuntos de interesse relativos às atividades de pesquisa do NMA e aos problemas de agricultura e meio ambiente do país.
O NMA recebeu uma homenagem, concedida pelo Comando Militar do Sudeste, em reconhecimento a serviços prestados ao Exército brasileiro. O diploma de "Colaborador Emérito" foi entregue ao Chefe do NMA, Dr. José Roberto Miranda, pelo Gen. Ex. Paulo Neves de Aquino, em solenidade no 28o BIB, em Campinas, SP, no dia 25.08.95.
Foi aprovada a proposta de trabalho encaminhada pelo NMA ao Programa Probatório do satélite europeu SPOT 4. O projeto contará com a colaboração da ONG ECOFORÇA Pesquisa e Desenvolvimento e com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do CIRAD-PRIFAS, de Montpellier, França. As inovações tecnológicas deste novo satélite trarão inúmeras vantagens para as várias ações de monitoramento ambiental realizadas pelo NMA. Por exemplo, atualmente, o monitoramento de queimadas no Brasil está limitado à detecção do número de focos de fogo, sem que se possa estimar a área, nem definir o tipo de vegetação atingida. O SPOT 4 deve mudar essa perspectiva a partir da utilização de sensores capazes de tomar imagens de alta e baixa resolução, com estereoscopia, simultaneamente.
O AGROCAST, lançado pela Agência Estado, é um sistema on line destinado ao mercado de agrobusiness, de difusão de informações especializadas para auxiliar empresários e pesquisadores do setor de economia agrícola, na administração de seus negócios ou pesquisas. Este sistema vai ajudar os formadores de opiniões e tomadores de decisões no mundo rural, a enfrentar o processo da globalização da economia, que está exigindo a reorganização do setor agrícola em geral e, conseqüentemente a pesquisa agropecuária, com aumento da sua eficiência. O NMA, participou oficialmente do lançamento do AGROCAST, no dia 25.09.95, em São Paulo, SP e, como servidor do sistema, estará encarregado pela entrada e gerenciamento das informações sócio-econômicas, atividade sob a responsabilidade do pesquisador João Alfredo Mangabeira, contando ainda com um módulo do sistema já instalado e operacional na Unidade.
No período de 02-06.10.95, o NMA recebeu o Sr. Lionel Laurore, diretor da empresa GEOIMAGE S.A., sediada em Cannes, França e responsável pela comercialização de um novo e potente software para processamento de imagens. Uma cópia dos aplicativos foi instalada em estação de trabalho Sun Sparc 20 do Núcleo. Para janeiro de 1996, está programado um treinamento intensivo, nas múltiplas operacionalidades do sistema, com membros da equipe francesa que desenvolveram o produto.
A DG-XII, Delegação Geral da Comissão das Comunidades Européias, encarregada da área de Ciência e Tecnologia, organizou em setembro na cidade de Bolonha, Itália, o Brainstorming Meeting on Holistic Approach to Sustainable Development. O NMA participou do evento, apresentando um trabalho sobre a sustentabilidade dos sistemas de produção de pequenos agricultores em região tropical úmida. O trabalho resume os resultados recentes, obtidos pela equipe do NMA, no tratamento dos dados agronômicos, sócio-econômicos e ambientais levantados com mais de 400 pequenos agricultores no Município de Machadinho d'Oeste, em Rondônia.
O International Geosphere Biosphere Program - Data Information System (IGBP-DIS) está organizando um sistema global de monitoramento de incêndios e queimadas baseado em imagens de satélites. A unidade de Monitoramento da Vegetação Tropical do Instituto para Aplicações de Sensoriamento Remoto da União Européia, com sede em Ispra, Itália, reuniu nos dias 17-19.10.95, pesquisadores e instituições que a nível mundial trabalham no monitoramento de queimadas e suas conseqüências ambientais, com base em imagens de satélite. O sistema de monitoramento orbital de queimadas, desenvolvido pelo NMA com outros parceiros, através do uso de imagens NOAA/AVHRR, foi considerado o exemplo mais operacional nesse campo, a nível mundial, no Workshop on Global Fire Monitoring IGBP-DIS, ocorrido no Joint Research Centre, na Itália.
A equipe do NMA está estudando várias iniciativas para aperfeiçoar e ampliar o sistema nacional de monitoramento de queimadas, em conjunto com o INPE, a ECOFORÇA e a Agência Estado. Dentre os novos instrumentos complementares de monitoramento está um satélite meteorológico do sistema de defesa dos Estados Unidos, o DMSP-OLS (Defense Meteorological Satellite Program - Operational Linescan System). Os produtos desse satélite estão sendo operacionalizados para uso civil e permitem uma excelente detecção de queimadas durante a noite, mesmo no caso de fracas emissões de calor. O DMSP-OLS, sob administração da NOAA, também permite uma boa separação nas imagens das luzes e do brilho das cidades e aglomerações urbanas. Uma imagem sintética das luzes das cidades do Brasil, baseada em quase uma centena de imagens desse satélite, para superar problemas de nuvens, acaba de ser difundida pelo NMA para a imprensa.
As queimadas e suas conseqüências ambientais estão sendo objeto de uma série de novos esforços tecnológicos no campo das pesquisas espaciais. Na Alemanha, a Deutsche Forschungsanstalt für Luft und Raumfahrt está propondo um novo sistema para detecção de fogos ativos, FIRES, baseado no uso de pequenos satélites. O satélite geoestacionário GOES-8, através do programa Automated Biomass Burning Algorithm (ABBA), foi utilizado durante a estação de queimadas de 1995 a nível de subpixel para monitorar temperaturas, queimadas, transporte de aerossóis e fumaça. Os dados diários de queimadas e uma estatística sumária dos focos detectados estão sendo colocados no World Wide Web diariamente, pelo Cooperative Institute for Meteorological Satellite Studies (CIMSS), responsável pelo trabalho.
O NMA foi convidado a participar de um almoço com representantes dos mais importantes organismos de opinião pública e informação dos Estados Unidos em visita ao Brasil. Eles se encontraram com diversas autoridades públicas brasileiras, incluindo o presidente Fernando Henrique Cardoso. Durante o almoço no Itamaraty, com a participação de funcionários de alguns ministérios brasileiros, o tema central foi a questão ambiental. A realidade dos desmatamentos e das queimadas na região amazônica concentrou a atenção dos participantes. Dados obtidos pelo sistema de monitoramento orbital de queimadas, desenvolvido pelo NMA, foram utilizados como informação na reunião. Após reunião com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Luiz Felipe Lampreia, o grupo prosseguiu viagem para a Argentina e Chile.
As principais ações de pesquisa desenvolvidas pelo NMA podem ser conhecidas via INTERNET, através do seguinte endereço:
http://www.cnpm.embrapa.br/
A partir da home page pode-se acessar resultados de projetos de pesquisa, base de dados e outros serviços colocados à disposição pelo Núcleo ao público interessado.
Tiragem: 1000 exemplares
Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803
CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
C.P. 491, CEP 13001-970
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br
Tel: (0192) 52-5977 - Fax (0192) 54-1100
Telex: 197686 EBPA BR
Internet: http://www.cnpm.embrapa.br/.