Embrapa Monitoramento por Satélite

VIA SATÉLITE

Pesquisas Espaciais para a Agricultura

Ano 3 - Nº 3 - EMBRAPA/NMA - Fevereiro/Março de 1996


Índice



NMA - DESTAQUES


Comando Militar do Sudeste (CMSE) visita o NMA

O General de Exército Paulo Neves de Aquino, Comandante Militar do Sudeste, acompanhado pelo Coronel Antônio Geraldo Araújo Ávila, Tenente Coronel José Carlos Ferreira Júnior e Tenente Coronel Osvaldo Oliva Neto, visitaram o NMA, no dia 20.12.95, onde conheceram os principais trabalhos desenvolvidos pela Unidade.

Da visita também participaram o General de Brigada Domingos Carlos de Campos Curado, Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Blindada; o Coronel Pedro Rafael do Nascimento, da 2ª Divisão de Exército; o Tenente Coronel Diogo Ferreira Lima Filho e o Dr. Plínio Azambuja Tavares, da Assessoria Jurídica da 2ª Região Militar.

Legenda: Oficiais do CMSE da 11ª BIB, 2ª DE e 2ª RM do Exército, ouvem as explicações do pesquisador Dr. Evaristo E. de Miranda (no centro) e do técnico José Paulo Franzin (à direita), sobre os principais trabalhos desenvolvidos no NMA.


Mercedes - Benz pode se instalar em Campinas, SP

Os representantes da empresa alemã Mercedes-Benz, Hambe Junyuitz, Sérgio Kacas e Hurhus Lumpe, acompanhados de Décio Freire, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado de São Paulo; Hélio César N. Humgari, da CETESB-Campinas; José Luiz Cerão, Aderval Fernandes Júnior, Haroldo Muller e Luiz Roberto L. Curi, da Prefeitura de Campinas, estiveram no dia 08.01.96 no NMA, estudando alternativas técnicas para o projeto de licenciamento ambiental da possível implantação de uma nova fábrica de automóveis no município e solicitando um parecer técnico sobre as condições ambientais no entorno da atual fábrica, já instalada em Campinas.



NMA - NOTÍCIAS


GIS BRASIL'96 - Congresso de Geoprocessamento, em Curitiba, PR

O uso de geotecnologias para monitorar problemas de mortalidade infantil, reforma agrária, arrecadação de impostos, transporte coletivo, nível do padrão de vida brasileiro, meio ambiente, educação, planejamento agrícola e assuntos polêmicos como o projeto SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), serão discutidos no GIS BRASIL 96 - II Congresso e Feira para usuários de Geoprocessamento - de 06-10.05.96, no Centro de Convenções de Curitiba.

A comissão organizadora do congresso espera a participação de 1.500 pessoas do Brasil, países do MERCOSUL e Europa. São 175 palestras programadas, das quais 20% com especialistas vindos do exterior, além dos painéis e da feira de equipamentos e produtos de geoprocessamento, que acontecerá paralelamente ao evento, com a participação de 52 expositores.

No congresso, serão apresentadas experiências internacionais com o uso de GIS no controle de erosão, incêndios, inundação e preservação florestal, pelos governos de Cuba, Nigéria, EUA, Canadá, França, Itália, Universidade de Buenos Aires e o Comitê Nacional do Programa Internacional da UNESCO. O evento vai oferecer também 11 cursos sobre geoprocessamento, GPS, DGPS, GIS, Modelagem de Dados, Sensoriamento Remoto e Radar, para usuários de prefeituras, concessionárias, meio ambiente, agricultura, distribuição de produtos e marketing.

Integrantes da CCSIVAM - Comissão para a Coordenação do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia, já confirmaram suas presenças no evento promovido pela SAGRES Editora, que publica a revista FATOR GIS, única do setor na América Latina.

O GIS BRASIL 96 tem o apoio do Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Curitiba, PUC/PR, IBGE, EMBRAPA-NMA, SOBRACON (Sociedade Brasileira de Computação Gráfica), IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), RBGEO (Rede Brasil de Geoprocessamento), SUCESU/PR (Sociedade dos Usuários de Informática e Teleco-municações), Assespro/PR (Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática) e patrocínio da Gisoft Comércio e Desenvolvimento, PCI Committed to Remote Sensing e da Trimble/Ambriex, Construtel Projetos e Construções e Maxidata Tecnologia e Informática. (Editoria - Fator GIS)


Panorama atual do geoprocessamento no Brasil

A grande polêmica levantada sobre o SIVAM teve um efeito positivo, no sentido de ampliar a divulgação da existência e as aplicações de geotecnologias como as imagens de satélites, o uso de GPS na navegação e a integração desses dados através de sistemas "GIS", afirma o coordenador do GIS BRASIL'96, Emerson Granemann. O geoprocessamento reúne tecnologias de coleta, tratamento e processo de informações georreferenciadas que vêm sendo utilizadas no país pelas administrações públicas e iniciativa privada nas áreas de planejamento e gerenciamento, através de sistemas GIS ("Geographic Information System" ou Sistema de Informações Geográficas), GPS ("Geopositioning Systems" ou Sistemas de Geoposicionamento por Satélite), cadastro multifinalitário, cartografia e sensoriamento remoto (imagens de satélite).

O segmento de GIS teve um crescimento anual de 14% nos EUA. O Instituto de Pesquisas de Mercados Daratech (Cambridge, Massa-chussets) estimou um faturamento de US$ 560 milhões em 1995, dos quais 30% são de soluções baseadas em PC's. Nos EUA, a ESRI (Arc/Info) domina 29% do mercado de GIS, a Intergraph 23% e a MapInfo 47%. Segundo pesquisa realizada pelo geógrafo da USP, Flávio Sammarco Rosa, os softwares mais usados no Brasil são o Maxi CAD, Sitim/SGI e Arc/Info. Somados, eles detêm cerca de 50% do mercado nacional.

O mercado brasileiro de Geoprocessamento, no segmento de computação gráfica, tem registrado índices de crescimento de 15% a 20% ao ano. O mercado de GPS também não deixa nada a desejar. Segundo o engenheiro de geodésia e doutorando pela Universidade Nottingham (Inglaterra), Márcio Aquino, o uso do GPS difundiu-se entre a comunidade civil internacional a ponto de se tornar um recurso trivial: "sua capacidade de operação passou sem destaque pelas manchetes da mídia especializada", observa Aquino. Calcula-se que, em todo o mundo, estejam funcionando mais de um milhão de receptores de GPS, segundo a revista americana GPS WORLD. A USGIC-United State GPS Industry Council, Conselho Industrial Norte-Americano sobre GPS, estima que o mercado mundial para os fabricantes desses receptores crescerá em mais de US$ 8 bilhões até o ano 2000, principalmente nas áreas comercial e de consumo. Em relação à área técnica, as atividades de mapeamento no ano 2000 se expandirão seis vezes mais que em 1993. (Editoria - Fator GIS)


Plano de contingência de incêndios em Campinas, SP

No dia 10.01.96, o NMA e a Prefeitura Municipal de Campinas, fizeram um balanço sobre o "Plano de Contingência de Incêndios", no Salão Nobre da Prefeitura. O trabalho começou em junho do ano passado, em conjunto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Foram vistoriadas, através de levantamento de campo e mapeadas, via imagens de satélite, fotos aéreas e cartas topográficas, as 25 principais matas nativas de Campinas, correspondentes a 40% da vegetação remanescente do município. Durante a primeira etapa do Plano, também foram entregues aos proprietários rurais 280 abafadores de fogo, cedidos pelo Corpo de Bombeiros.

O evento contou com a presença do então Vice-Prefeito de Campinas, Sr. Edivaldo Orsi (atualmente ocupando o cargo de Prefeito), dos técnicos do NMA e representantes da comunidade científica local.


Impacto ambiental do prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes

Atendendo a uma demanda da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, através do DAIA/SMA, o NMA concluiu e entregou um relatório que teve como objetivo analisar e avaliar o EIA/RIMA do prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348). Os diversos tópicos constantes do documento foram verificados pela equipe quanto à coerência, lógica e atendimento às normas metodológicas e legais. O estudo apresentado também foi confrontado às informações pré-existentes, relativas a outros estudos da área do empreendimento. Como a versão atual do EIA/RIMA não está adequada para julgar a viabilidade ambiental do empreendimento, diversas críticas e sugestões foram apresentadas para contribuir com a necessária revisão do documento.


VIII SBSR

Durante o VIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), promovido pelo INPE e SELPER, a ser realizado no período de 14-19.04.96 em Salvador - BA, os pesquisadores do NMA irão apresentar 7 trabalhos científicos e participar de uma mesa redonda técnica sobre a situação atual e perspectivas dos Laboratórios de Sensoriamento Remoto, no Brasil.



NMA - VISITAS




NOTA DE FALECIMENTO


A equipe do NMA externa o seu mais profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Campinas, Dr. José Roberto Magalhães Teixeira, membro do Conselho Consultivo Externo da Unidade (CCExt- NMA).



EXPEDIENTE


Publicação da EMBRAPA-NMA, vinculada ao Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária.

Tiragem: 1000 exemplares.

Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803
CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
C.P. 491, CEP 13001-970
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br
Tel: (019) 252-5977 - Fax (019) 254-1100
Telex: 197686 EBPA BR
Internet: http://www.cnpm.embrapa.br/.