Os Oficiais Generais do Alto Comando do Exército e o Presidente da Embrapa, Dr. Alberto Duque Portugal, visitaram o NMA no dia 29.05.96, onde tiveram a oportunidade de conhecer os principais trabalhos desenvolvidos no âmbito do convênio entre o Ministério do Exército (ME) e a Unidade. Também participaram os integrantes do Conselho Consultivo Externo do NMA (CCEx-NMA), Dr. Nélson de Jesus Parada, Presidente da FAPESP e Dr. Renato Herz, do IO-USP.
O objetivo principal foi conhecer melhor o desenvolvimento intenso do geoprocessamento e sensoriamento remoto, visando a modernização militar no país. A intenção é criar um ambiente de ensino estimulante e informatizado capaz de preparar cadetes adaptados ao mundo atual. No âmbito do processo de cooperação e intercâmbio técnico-científico, foram abordados temas como o desenvolvimento de novas tecnologias para aquisição, análise e expressão de dados espaciais e a realização de treinamentos para técnicos e alunos do ME. Foram apresentados diversos tópicos da pesquisa espacial aplicada: aplicações de redes eletrônicas; sistemas de captação e processamento de imagens de satélite; sistemas de informações geográficas; sistemas de modelagem de terreno; sistemas de monitoramento e ordenamento territorial, entre outros.
Legenda: Dr. Alberto Duque Portugal, Presidente da Embrapa (primeiro à direita) e Generais do Alto Comando do Exército assistem exposição sobre as atividades do NMA.
Foi celebrado, no mês de maio, um convênio de cooperação técnica entre o governo do Estado do Tocantins e a Embrapa, visando a execução, pelo NMA, do zoneamento agroecológico do Estado na escala 1:250.000. O trabalho vinha sendo negociado pelo NMA com a Sistema Estadual de Planejamento e Meio Ambiente (SEPLAN) do Tocantins e deverá ser executado num prazo de seis meses. No valor de R$ 637.000,00, o contrato prevê a elaboração de uma série de mapas digitais e em papel sobre temas como a geologia, a geomorfologia, a vegetação, a topografia, o clima e o próprio zoneamento agroecológico.
O Chefe do NMA, Dr. José Roberto Miranda, e o Diretor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), Dr. Alfredo Martins Paiva Filho, assinaram no dia 20.05.96, um Protocolo de Entendimento, decidindo que o acervo de imagens digitais de satélites do Laboratório de Sensoriamento Remoto (LASER-IO-USP), chefiado pelo Dr. Renato Herz e cobrindo toda a costa brasileira, será alocado no NMA para a utilização compartilhada entre ambas as instituições.
O NMA finalizou e entregou uma proposta de mapeamento do uso das terras para o Secretário de Agricultura do Estado da Bahia. O mapeamento será realizado na escala 1:100.000 com base em imagens de satélite e deverá abranger duas áreas principais: a região oeste da Bahia, no além São Francisco e a porção sul do Estado. Uma proposta relativa ao monitoramento semanal de queimadas no Estado também foi apresentada.
No dia 03.05.96 estiveram visitando o NMA, o Dr. Erick Fernandes - Banco Mundial e Dr Javier Ekboir - University of California, Davis, acompanhados por Ana Maria Gonçalves do DEC-EMBRAPA. Os técnicos conheceram os principais trabalhos desenvolvidos pela Unidade, visando obter informações preliminares sobre os concorrentes ao Projeto de Apoio ao Desenvolvimento da Tecnologia Agropecuária para o Brasil (PRODETAB).
O pesquisador Mateus Batistella, apresentou trabalhos técnico-científicos e palestras no GIS BRASIL'96 - II Congresso e Feira para Usuários de Geoprocessamento, realizado em Curitiba, PR, de 06 a 10.05.96. O evento, que contou com o apoio do NMA, teve a presença de aproximadamente 1800 pessoas, tendo ampla repercussão na comunidade técnico-científica ligada ao geoprocessamento.
Durante a semana de 15 a 19.04.96, o NMA marcou sua presença no VIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, em Salvador, BA. Representando o Núcleo, o pesquisador Mateus Batistella, participou como membro do comitê científico do Simpósio, presidindo a mesa redonda sobre as atividades dos laboratórios de geoprocessamento no país.
Pesquisadores e técnicos do NMA, sob a coordenação do pesquisador Mateus Batistella, participaram como instrutores do "Curso Intensivo sobre Sistemas de Informações Geográficas", ministrado a oficiais do Comando Militar do Sudeste (CMSE), no período de 11 a 15.03.96, nas dependências da Unidade. O curso visou a introdução dos treinandos às principais rotinas de operação de programa de geoprocessamento e sensoriamento remoto.
Durante a semana de 29 de abril a 04 de maio, pesquisadores e técnicos do NMA, participaram da Feira de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow'96), em Ribeirão Preto, SP, como expositores do stand da Embrapa. O evento, que reuniu cerca de 3000 visitantes por dia, ligados ao setor agrícola, ofereceu a oportunidade de disseminação, no setor produtivo, das atividades desempenhadas pela equipe técnica multidisciplinar do Núcleo.
Nestes últimos meses, o NMA deu passos decisivos para o lançamento de um novo produto informativo junto ao AGROCAST da Agência Estado, no campo da agrometeorologia. O AGROCAST é hoje um sistema de informações, em rede e em tempo real, distribuído para cooperativas, produtores e todos os segmentos significativos do setor agropecuário. O primeiro produto desenvolvido pelo NMA, em colaboração com o Centro Tecnológico de Hidráulica (CTH) da USP, informará sobre as probabilidades de chuva e de níveis pluviométricos nas regiões sul e sudeste do país. Outros produtos estão sendo preparados pelo NMA, em parceria com instituições de pesquisa e desenvolvimento.
No mês de maio, o Presidente da Embrapa, Dr. Alberto Duque Portugal, visitou em São Paulo a Agência Estado onde pôde conhecer, com detalhes, o funcionamento dos novos produtos informativos de mídia eletrônica e, em particular, o AGROCAST. Também foram apresentados aspectos da colaboração existente entre o NMA e a Agência Estado. Como resultado dessa visita, foi realizada uma apresentação do AGROCAST e dos módulos informativos desenvolvidos pelo NMA, no campo da agrometeorologia para a Diretoria Executiva da Empresa e chefes de departamento da sede, em Brasília, com a participação do diretor da Agência Estado, Dr. Rodrigo Lara Mesquita e de toda sua equipe técnica. A Embrapa está estudando formas e possibilidades para ampliar sua participação nesse importante sistema de difusão de informações e negócios no mundo rural.
Publicação da EMBRAPA-NMA, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento.
Tiragem: 1000 exemplares.
Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803
CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
C.P. 491, CEP 13001-970
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br
Tel: (019) 252-5977 - Fax (019) 254-1100
Telex: 197686 EBPA BR
Internet: http://www.cnpm.embrapa.br/.