O livro Gafanhoto do Mato Grosso: Balanço e Perspectivas de 4 anos de Pesquisas: 1992-1996 foi lançado em outubro deste ano, nos idiomas português e francês. O documento faz um balanço dos dados obtidos pelo projeto de pesquisa realizado no âmbito da Cooperação Brasil-França, através do convênio Embrapa-CIRAD, e executado por pesquisadores do NMA, do PRIFAS-GERDAT e da ONG Ecoforça, com apoio financeiro da Comissão das Comunidades Européias. O projeto teve por objetivo principal o estudo do determinismo das pululações do gafanhoto Rhammatocerus shistocercoides, importante praga no Estado do Mato Grosso, ressaltando as conse-quências operacionais e propondo ações que lhe possam dar continuidade, seja no domínio da pesquisa ou do desenvolvimento. Os interessados em adquirir o livro podem enviar mensagem para ivo@cnpm.embrapa.br ou acessar, via Internet, o endereço http://www.cnpm.embrapa.br/projetos/gafa_mt.
O NMA concluiu a primeira fase do convênio de cooperaç&atil de;o técnica entre o governo do Tocantins e a Embrapa, visando a execução do Zoneamento Agroecológico do Estado. Nos dias 15 a 17 de outubro, no Palácio do Governo, em Palmas, o pesquisador Mateus Batistella, acompanhado pelo estagiário Eduardo Melloni, entregaram uma série de cartas temáticas sobre a geomorfologia do Estado, em forma digital e analógica, proferindo também a palestra Integração de Dados Temáticos em Sistemas de Informações Geográficas. A segunda fase do projeto será concluída ainda este ano co m a entrega dos mapas de vegetação e pedologia.
Durante os dias 28 de outubro a 02 de novembro, pesquisadores do Embrapa-NMA, Embrapa-CNPTIA, estagiários da Unesp, alunos do IB-USP, ESALQ-USP e pesquisadores da ONG Ecoforça participaram do treinamento Aplicações de Imagens Radar para Agricultura e Meio Ambiente, no NMA, em Campinas, SP. O evento foi ministrado pelo pesquisador do INPE, Dr. Hermann J.H. Küx. A utilização de radares para o estudo de recursos naturais constitui um dos campos mais promissores de sensoriamento remoto. Ao contrário dos tradicionais satélites de levantamento de recursos naturais, estes sensores permitem a tomada de imagens da superfície terrestre independentemente das condições meteorológicas ou da hora do dia. Isto porque os radares são sensores ativos que emitem microondas capazes de penetrar nas nuvens e, em certo grau, até mesmo na chuva. Assim, regiões frequentemente cobertas por nuvens, para as quais é difícil obter imagens de satélites como LANDSAT e SPOT, esta tecnologia é altamente benéfica.
Um acordo fechado entre o Deputado Federal Luciano Zica (PT-SP) e o IBAMA propõe a implantação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Camanducaia. A APA incluirá, total ou parcialmente, os municípios paulistas de Americana, Amparo, Cosmópolis, Holambra, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Santo Antônio da Posse e Serra Negra; os distritos campineiros de Barão Geraldo, Sousas e Joaquim Egídio; além dos municípios de Munhoz e Toledo, MG. São mais de 2000 km2 para os quais o NMA está realizando uma caracterização e mapeamento de recursos naturais a partir de imagens de satélite e de técnicas de geoprocessamento. O objetivo principal desta APA é regulamentar e disciplinar a captação e devolução das águas na Bacia do Rio Camanducaia, local estratégico de abastecimento para região. Além disso, permitirá a fiscalização de projetos industriais e de atividades agrossilvopastoris que possam prejudicar os recursos hídricos e a qualidade de vida da população.
O Gis Brasil - 3deg.Congresso e Feiras para Usuário de Geoprocessamento,acontecerá entre os dias 12 e 16 de maio de 1997, na cidade de Curitiba, com o tema Popularizar a Geoinformação. O objetivo é discutir as experiências de usuários brasileiros e de outros países. O evento é promovido pela Sagres Editora, que também edita a revistaFator Gis - única especializada em geoprocessamento da América Latina. O Gis Brasil 97 será um ambiente de lançamentos de produtos, apresentações de resultados de novas metodologias desenvolvidas por usuários, especialistas e pesquisadores do setor. Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo fax (041) 264-9807.
Contribuição ao Planejamento e Gestão da Área de Proteção Ambiental de Sousas e Joaquim Egídio, é o título da dissertação defendida pela pesquisadora Cristina Mattos, no dia 1deg. de outubro, no Anfiteatro acadêmico do IB/USP - Universidade de São Paulo, SP. Com este trabalho, Cristina conseguiu identificar, quantificar e mapear as principais ameaças ao patrimônio natural e cultural desta região do Município de Campinas, além de sugerir diretrizes gerais para sua ocupação e gestão. O levantamento de dados inclui a atualização, compilação informatização de dados preexistentes, a interpretação de produtos de sensoriamento remoto, a realização em campo de verificação de verdades terrestres e levantamentos faunísticos. Usando técnicas de geoprocessamento, foram geradas 14 cartas sobre a APA, na escala 1:50.000, das quais 8 inéditas, além de uma extensa base digital geocodificada, sobre aspectos bióticos, abióticos e antrópicos da APA.
O I SIDRIS - I Simpósio de Usuários de IDRISI - aconteceu entre os dias 25 e 27 de novembro no auditório do Centro de Computação da Unicamp, em Campinas,SP. O objetivo deste simpósio foi promover a troca de experiências entre profissionais que utilizam o aplicativo de geoprocessamento IDRISI, um programa de tratamento de imagens e mapeamento, e divulgar estudos técnicos, metodologias e aplicações nas diversas áreas de conhecimento. O NMA participou do evento através de treinandos da área técnica, que apresentaram trabalhos relacionados à classificação do uso das terras na região de Campinas.
O NMA esteve presente na Expoflora 96, em Holambra, entre os dias 05 e 29 de setembro e na Fealtec - Feira de Alta Tecnologia de São Paulo e 4a Mostra de Transferência de Tecnologia, em São Carlos, SP entre os dias 12 e 16 de outubro. Paulo Franzin, Técnico Agrícola do NMA, foi o expositor nos dois eventos.
*Pablo Galleti, Venezuela(U.L.A.), no dia 17.09.96;
*Alfredo José Chapario Gúeez, Venezuela, no dia
17.09.96;
*Jair Max Fortunato Maia, UFRN, no dia 17.09.96;
*Dirceu J.D. Talamini, Embrapa/Suínos e Aves, no dia
20.09.96;
*Sergio Moreno Saravia, Oficial do Exército do Chile, no dia
10.10.96;
*Enzo Cadenasso Castro, Oficial do Exército do Chile, no dia
10.10.96;
*Moisés Retamal Bastos, Oficial do Exército Chileno,
no dia 10.10.96;
*Marcos R. Pincegher, FEMA - MT, no dia 10.10.96;
*Marcelo A.P. de Oliveira, FEMA/Cuiabá-MT, no dia 10.10.96;
*Fábio Cesar da Silva, CNPS/Embrapa, no dia 22.10.96;
*Renival Alves de Souza, CPATSA/Embrapa, no dia 23.10.96;
*Boaventura Echeverria, CESP, no dia 24.10.96;
*Raul Truffat, Sea Space Corp., no dia 31.10.96.
Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Planejamento e Sistemas: Evaristo E. de Miranda
Resp. Setor de Apoio à Pesquisa: Mateus Batistella
Resp. Setorde Difusão Tecnologia: João A.C.
Mangabeira
Editoração Eletrônica: Gicele Justo
Revisão: João A.C. Mangabeira, Ivo Pierozzi Jr., Evaristo
E. de Miranda, Mateus Batistella e Cristina Mattos.
Diagramação: Shirley Soares da Silva.
Colaboradores: Adriana C.P. Leclerc e Graziele Píngaro.
Tiragem: 1000 exemplares
Endereço: Av. Dr. Júlio S. de Arruda, 803, Pq São
Quirino Cep: 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (019)252-5977
Fax: (019)254-1100
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br
http://www.cnpm.embrapa.br