Em fevereiro, o NMA cumpriu mais uma etapa do convênio celebrado com o governo do Estado do Tocantins. Nessa fase, foram concluídas mais de trinta cartas digitais, geradas em Sistema de Informações Geográficas, relativas ao mapeamento das bacias hidrográficas e da rede de drenagem do Estado.
Encontram-se em execução os planos de informação de geologia e declividades. Os próximos produtos temáticos serão referentes à espacialização dos dados de precipitação e temperatura. Também será produzida uma cartografia sintética sobre a regionalização climática do Tocantins.
O conjunto dos dados gerados para o Estado, na escala 1:250.000, está sendo valorizado de uma nova forma pelo NMA.
As 25 quadrículas mapeadas estão sendo mosaicadas na escala 1:6.000.000. Isso permite visualizar o conjunto do Estado do Tocantins, realçando a continuidade das diversas manchas temáticas e, sobretudo, o ajuste das legendas propostas para cada tema.
A figura ao lado ilustra uma montagem simplificada das cartas relativas à geomorfologia, primeiro produto entregue ao Estado.
Em breve, essa informação agregada sobre o Tocantins também
estará disponível na home page do NMA
(http://www.cnpm.embrapa.br).
O NMA, em conjunto com a equipe de meio ambiente do deputado federal Luciano Zica (PT-SP), está realizando a caracterização e o mapeamento dos principais aspectos físicos, bióticos e antrópicos da região da Bacia do Rio Camanducaia. A implantação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) está sendo proposta para essa região.
Através de técnicas de geoprocessamento, já foi
constituída uma base cartográfica digital sobre a área,
na escala 1:250.000, com nove planos de informação. Encontra-se
em andamento uma complementação desses estudos iniciais, a
fim de subdisiar a elaboração de uma justificativa técnica
para a criação da APA e, posteriormente, um zoneamento ambiental
na escala 1:50.000 e de um plano de gestão.
O NMA possui um novo número de acesso a seus serviços eletrônicos. O endereço IP (Internet Protocol) passou de 143.106.202.0 para 200.136.111.0. Todos os computadores do Núcleo foram configurados no novo endereço. A mudança deve-se à reformulação dos endereços da Unicamp na Internet.
Nos últimos dois meses, o NMA atendeu cinco demandas das novas administrações municipais para apoiar ações de desenvolvimento agroambiental: Araguari e Rio Preto (MG), São Simão e Santa Rosa de Viterbo (SP) e Resende (RJ).
As propostas enviadas envolvem a geração de mapas e bases de
dados para elaborar ou revisar os planos diretores, intensificar e diversificar
as atividades agrícolas, apoiar o desenvolvimento do ecoturismo e
aumentar a capitalização a nível municipal.
O Núcleo de Monitoramento Ambiental participou do XVI Congresso Brasileiro de Entomologia e do VII Encontro Nacional de Fitossanitaristas, realizados no Centro de Convenções da Bahia, no período de 2 a 7 de março.
Foram apresentados quatro artigos, referentes aos estudos realizados no NMA sobre o Rhammatocerus schistocercoides, o gafanhoto do Mato Grosso, coordenados pelos pesquisadores Ivo Pierozzi Jr. e Michel Lecoq.
A programação técnico científica do Congresso, realizado pela Embrapa/NMA e pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S/A (EBDA), teve ênfase no enfoque interdisciplinar da entomologia agrícola, médico-veterinária e urbana.
Também foram realizados conferências, palestras, painéis
e mesas redondas com a participação de especialistas na área.
A home page do NMA, está sendo atualizada na versão em inglês.
A disponibilidade desta nova versão, aumentou cerca de 50% o número de acessos à home page do Núcleo. Os tópicos: Apresentação do NMA, Equipe Técnica, Localização do NMA, Veja o livro de ouro do NMA, Assine o livro de ouro do NMA, Listas de outros www interessantes, Embrapa na Internet e Lista de servidores de informação, já estão atualizados em inglês. O próximo passo é disponibilizar a nova versão dos resultados dos projetos de pesquisa da Unidade.
O NMA continua apoiando a organização do maior evento de usuários de geoprocessamento do país: o Gis Brasil 97. Participando da Comissão Técnica do III Congresso, o pesquisador Mateus Batistella e a equipe do Núcleo têm divulgado o evento na região de Campinas, através de diversos veículos de imprensa.
Pesquisadores do NMA estarão presentes no Congresso, a ser realizado entre os dias 12 e 16 de maio, em Curitiba, para apresentação de cinco trabalhos técnicos.
A programação prevê um debate entre os usuários
de SIG do país, um painel sobre o SIVAM e discussões sobre
o papel do geoprocessamento nas políticas municipais, estaduais, nacionais
ou no âmbito do Mercosul.
Nos meses de janeiro e fevereiro destacam-se:
O NMA também recebeu a visita de mais de trinta oficiais do
28o Batalhão de Infantaria Blindada, acompanhados pelo
Ten. Cel. Luciano Menitti Narciso, no dia 19 de fevereiro. Eles conheceram
os principais trabalhos desenvolvidos pela Unidade e discutiram aspectos
da doutrina de emprego militar do sensoriamento remoto.
Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Apoio à Pesquisa: Mateus Batistella
Planejamento e Sistemas: Evaristo Eduardo de Miranda
Difusão de Tecnologia: João Alfredo de Carvalho
Mangabeira
Revisão: Mateus Batistella e Cristina de Oliveira Mattos
Editoração e Diagramação: Gicele Cristina
Justo e Adriana C.P. Leclerc
Tiragem: 1000 exemplares
Endereço: Av. Dr. Júlio S. de Arruda, 803, Pq. São
Quirino, CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (019) 252-5977
Fax: (019) 254-1100
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br
URL:http://www.cnpm.embrapa.br/