Desde a sua criação, a Embrapa-NMA vem trabalhando ativamente no atendimento a demandas do Ministério Público Federal e Estadual. Tratam-se de diversas solicitações de perícia ambiental no sentido amplo do termo, apoiadas no uso de imagens de satélite, na cartografia digital e em modelos ecológicos. Só neste ano, a Embrapa Monitoramento por Satélite já atendeu a mais de uma dezena de demandas de procuradores estaduais e federais, envolvendo análises e pareceres de Estudos de Impacto Ambiental, Relatórios de Impacto Ambiental, laudos periciais, pareceres em ações civis públicas, participacão em comissões, reuniões e seminários. A nível do seu Conselho Consultivo Externo (CCExt.), a Embrapa-NMA conta com a p articipacão da Procuradora da República Dra. Izabel Cristina Groba Vieira, do Ministério Público Federal. A tendência evolutiva dessa cooperacão é de um crescimento constante, sobretudo no que se refere às promotorias de meio ambiente.
Acaba de ser lançada uma nova versão da home page
Monitoramento Orbital de Queimadas. Agora, o usuário escolhe
o período de queimadas do seu interesse, bem como a região,
e o programa gera, em tempo real, os mapas escolhidos. Atingindo os mais
diversos sistemas ecológicos e tipos de agricultura, as queimadas
são objeto de preocupação e polêmica em todo
país, gerando impactos ambientais em escala local e regional. Conjugando
sensoriamento remoto, cartografia digital e comunicação
eletrônica, a equipe da Embrapa-NMA e da Ecoforça, com apoio
da FAPESP, realiza um monitoramento circunstanciado e efetivo das queimadas
em todo oBrasil, desde 1991. Os resultados são divulgados na mídia
pela Agência Estado e estão diponíveis no endereço
da Internet:
http://www.cnpm.embrapa.br./projetos/qmd/
O pesquisador da Embrapa-NMA, Alexandre Coutinho, defendeu sua tese de mestrado na área de Ecologia, no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). O trabalho intitulado Segmentação e classificação de imagens LANDSAT para o mapeamento do uso da terras na região de Campinas (SP) foi desenvolvido sob orientação do professor Dr. José Roberto Miranda. Utilizando logiciais e aplicativos disponíveis no mercado e com apoio da Embrapa-NMA, o pesquisador desenvolveu e testou um método de mapeamento semiautomático de imagens de satélite.
A Embrapa Monitoramento por Satélite atendeu à solicitação de cinco prefeitos da região noroeste do Mato Grosso (Aripuanã Castanheira, Cotriguaçu, Juína e Juruena) para apresentar os resultados do levantamento de dados que vem sendo realizado, há mais de dez anos, no Município de Machadinho d'Oeste. Na apresentação do seminário Novas Alternativas à Agricultura na Amazônia, no dia 27, na cidade de Juruena, participaram cerca de 250 pessoas, entre lideranças rurais, empresários, técnicos das administrações municipais e agricultores em geral. Dando ênfase `a apresentação dos novos e mais sustentáveis sistemas de produção, os pesquisadores receberam uma carta das lideranças locais, com agradecimentos ao presidente da Embrapa e ao Chefe da Unidade pelo trabalho desenvolvido na Amazônia.
No último dia 24, a bióloga Giselda Person, colaboradora da
EmbrapA-NMA, participou da palestra sobre Problemas Ambientais de
Campinas, na Câmara Municipal, durante o lançamento do livro
Campinas do Matto Grosso - Da Febre Amarela à Colera dos
Rios.
O livro, do jornalista José Pedro Martins, conta com dados da
Embrapa-NMA ilustrar como a imensa floresta tropical, que cobria praticamente
toda região (Campinas do Matto Grosso), sofreu com a formação
do núcleo urbano.
O chefe da Embrapa-NMA, Dr. José Roberto Miranda e o Dr. Ivo Pierozzi Jr.participaram, no último dia dois de outubro, do debate sobre Comunicação Empresarial promovido pela Embrapa-Sede, no CNPTIA. O programa Comunicação Compromisso de Todos Nós faz parte da modernização administrativa e de processos da Empresa e pretende aumentar a satisfação dos clientes, para que a Embrapa se torne mais forte e competitiva.
No mês de setembro de 1997, a Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu 30 visitantes. Destacam-se:
Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Supervisão de Pesquisa: Evaristo Eduardo de Miranda e Cristina
Mattos
Revisão: Cristina Mattos
Editoração eletrônica e Diagramação:
Gicele Justo e Adriana Leclerc
Endereço: Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803, Pq. Sã
;o Quirino, 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (019) 252-5977
Tiragem: 1000 exemplares
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br
URL: http://www.cnpm.embrapa.br/