A Embrapa Monitoramento por Satélite acaba de ampliar e modernizar sua rede de computadores, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A rede está operando a 100 Mbps, permitindo aumentar a velocidade de acesso às bases de dados disponíveis na Unidade. Isso irá melhorar e modernizar o atendimento aos usuários de todo o país e do mundo, que buscam informações via Internet. Uma verba de cerca de 100 mil reais permitiu a troca de todas as estações de trabalho - que passaram a operar a 200 Mbps - , a compra de 6 Hubs, um Switch, placas PCMCIA e equipamentos Radio-Modem. Foram instalados três pares de Hubs na Unidade, sendo que cada par é responsável pela rede de um andar. Os Hubs estão conectados a um Switch inteligente, que elimina o tráfego desnecessário entre os computadores. A Unidade também passou a utilizar a tecnologia de comunicação sem fio (Wireless), através da instalação de placas PCMCIA em todos os notebooks. Os equipamentos Radio-Modem, de velocidade de 115 Kbs, são capazes de se comunicar à uma distância de até 30 kilometros, sem cabos.
A Embrapa-NMA participou da 12ª Open House, em Campinas, expondo seus trabalhos na área de Monitoramento por Satélite. A Open House é um evento já consagrado na região e resultado do programa de parceria entre a ETEC/FASTEC/CPDB e empresas. O evento, realizado no período de 2 a 4 de outubro, na Escola Salesiana São José, teve como proposta ser "uma vitrine do futuro". Neste condesenvolvidos na área de meio ambiente e agricultura,como: Zoneamento Agroecológico do Estado do Tocantins, Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, Monitoramento Orbital das Queimadas do Brasil e Fauna de Vertebrados Selvagens no Município de Campinas entre outros.
A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu a visita do Diretor Executivo da Embrapa, Dr. Dante Daniel Giaconelli Scolari, no último dia 29. Os projetos técnicos científicos desenvolvidos pela Unidade, como Sistemas Orbitais e de Monitoramento Terrestre, Monitoramento Orbital de Queimadas, Sistemas de Tratamento de Imagens de Satélite e Redes de Comunicação Eletrônica de Dados foram apresentados ao Diretor, que os discutiu com os pesquisadores da Unidade. Durante sua visita, Dr. Dante Daniel Giaconelli Scolari conheceu também os Sistemas de Recepção de Imagens de Satélites operados pela Embrapa-NMA e foi informado, com mais detalhes, sobre as parcerias estratégicas da Unidade. Parte destes pareceres visam desenvolver projetos e ações dentro das macro prioridades definidas pela Diretoria da Embrapa.
A pesquisadora da Embrapa Monitoramento por Satélite, Cristina Mattos, participou do Gis Nordeste 97 (I Encontro de Usuários de Geoprocessamento da Região Nordeste), em Recife (PE), no período de 7 a 10 de outubro, onde apresentou a palestra Gis para o Meio Ambiente - Aplicações no Nordeste do Brasil. Cristina Mattos representou a Embrapa-NMA no IAIA- Brasil 97 (VI Encontro da International Association for Impact Assessment), na Secretaria de Meio Am-biente, em São Paulo, no período de 22 a 24 de outubro. Durante o evento, a pesquisadora participou do curso Avaliação de Impactos Acumulativos e Avaliação Ambiental Estratégica, ministrado pelo Dr. Larry Canter.
Os telefones da Unidade deverão mudar à partir do dia 2 de janeiro de 1998. Os novos números serão:
No mês de outubro de 1997, a Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu 79 visitantes. Destacam-se:
Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Supervisão de Pesquisa: Evaristo Eduardo de Miranda e Cristina
Mattos
Revisão: Cristina Mattos
Editoração eletrônica e Diagramação
Gicele Justo e Adriana Leclerc
Endereço: Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803, Pq. São
Quirino, 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (019) 252-5977
Tiragem: 1000 exemplares
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br
URL: http://www.cnpm.embrapa.br/