Boletim Informativo da Embrapa Monitoramento por Satélite
VIA SATÉLITE
Livro sobre
Machadinho d'Oeste |
Expedição ao rio Demene | Reunião no
Ministério de Política Fundiária |
Segurança Interna | Aterro Sanitário | Visitas | Expediente |
Os pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Eduardo de Miranda, Cristina Mattos e João A. C. Mangabeira e o pesquisador da ONG Ecoforça, Alejandro J. Dorado, publicaram, este mês, o livro Perfil Agroecológico e Sócio-Econômico de Pequenos Produtores Rurais.
O livro é fruto de um esforço pioneiro de pesquisa realizado pelo Núcleo, com apoio financeiro do International Development Research Centre (IDRC), da Red Internacional de Metodogia de Investigación de Sistemas de Producción (RIMISP) e da ONG Ecoforça - Pesquisa e Desenvolvimento.
Há mais de dez anos, 438 pequenas propriedades rurais estão sendo acompanhadas, através de levantamentos periódicos de cerca de 250 variáveis agronômicas, sócio-econômicas e ambientais. A cada três anos é traçado um perfil da agricultura e dos agricultores da região. O novo perfil, obtido em campo no ano de 1996, complementa os perfis elaborados anteriormente. Maiores informações podem ser obtidas, via Internet, no endereço:
A Revista Horizonte Geográfico publicou a reportagem Expedições ao Rio Demene - Onde a Amazônia é puro Mistério, da jornalista Liana John. Acompanhando a expedição, a jornalista conhece o rio Demene, um afluente do rio Negro, na Amazônia esquecida pelo avanço econômico.
A reportagem narra o trabalho dos pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite, a fragilidade dos diferentes ecossistemas, o uso das imagens de satélite, as coletas de dados em terra virgem e o mapeamento da região.
Essas expedições científicas fazem parte da iniciativa Caracterização dos sistemas ecológicos da bacia do rio Demene, disponível, na Internet, no endereço:
A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu a visita do Assessor Especial do Ministro de Estado Extraordinário de Política Fundiária, Dr. Juarez Brandão Lopes, no último dia 15 de fevereiro.
O Dr. Juarez Brandão Lopes coordena o NEAD (Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento) e está definindo um programa de cooperação com a Embrapa Monitoramento por Satélite.
No âmbito desses entendimentos, o assessor convidou o pesquisador Evaristo Eduardo de Miranda a proferir uma palestra na sede do Ministério, no Palácio do Desenvolvimento, em Brasília (DF).
Assistiram a palestra o Ministro de Estado Extraordinário de Política Fundiária, Dr. Raul Belens Jungmann Pinto, diretores do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e técnicos do Ministério.
A palestra, Engajando a Sociedade na Reforma Agrária - Contribuição do Monitoramento por Satélites, apresentou a proposta de um estudo piloto para delimitação de áreas prioritárias para reforma agrária.
A Embrapa Monitoramento por Satélite concluiu a primeira fase da implantação de um sistema de proteção física da Unidade.
A proteção efetiva do prédio e instalações, contra descargas atmosféricas e danos causados por sobretensões acidentais na rede de energia elétrica, envolve a implantação de dois sistemas de proteção, o interno e o externo.
Já foram instalados alguns equipamentos específicos e executados serviços de aterramento para cobrir danos causados à rede de telefonia, comunicação de dados, computadores e seus periféricos.
Na próxima fase, a Embrapa Monitoramento por Satélite pretende complementar o serviço interno e implantar o sistema de proteção externo.
Maiores informações com o Analista de Sistemas II, José Pacheco Dias de Andrade, pelo e-mail:
Este mês, os vereadores de Jaguariúna (SP) enviaram um ofício à Embrapa Monitoramento por Satélite solicitando um levantamento de áreas viáveis para inplantação de um aterro sanitário.
O Núcleo de Monitoramento Ambiental já havia feito um levantamento de dados e constituído uma base cartográfica do município, no ano passado, sob a coordenação do Chefe Geral, Dr. José Roberto Miranda. Essas informações serão utilizadas para atender a solicitação dos vereadores.
No mês de março de 1998, a Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu 39 visitantes. Destacam-se:
Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Supervisão de Pesquisa: Evaristo Eduardo de Miranda e Alexandre
Coutinho
Revisão: Evaristo Eduardo de Miranda e Ivo Pierozzi Jr.
Editoração eletrônica e Diagramação
Adriana Leclerc
Endereço: Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803, Pq. São
Quirino, 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (019) 252-5977
Tiragem: 1000 exemplares
Distribuição pela Internet: 3000 exemplares
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br
URL: http://www.cnpm.embrapa.br/