Boletim Informativo da Embrapa Monitoramento por Satélite
VIA SATÉLITE
Erodibilidade Potencial dos Solos | Condecoração | Ciência para a Vida |
Núcleo comemora
nove anos de existência |
Ministro Turra
visita Agrishow |
Aquisição
de Antena NOAA |
Expediente |
Mosaico temático de erodibilidade
A Embrapa Monitoramento por Satélite acaba de desenvolver e aplicar uma nova metodologia para mapear a erobilidade potencial dos solos na escala 1:250.000, baseada no uso de geoprocessamento, sensoriamento orbital e aerotransportado, valorizando dados cartográficos e numéricos pré-existentes.
Esse plano de informação (PI) reúne um conjunto de 25 mapas do Tocantins.
O método empregado para confecção desde PI teve como ponto de partida a reunião de documentos básicos (solo, geomorfologia, altimetria etc.) e a compatibilização das informações cartográficas, bibliográficas, numéricas e iconográficas disponíveis para o Estado do Tocantins.
As informações, integradas no SGI/INPE, serviram para gerar dois PIs básicos: classes de declividades e potencial erosivo dos solos.
O tamanho, a forma, a dispersão e a localização das classes de erobilidade foram consideradas e reclassificadas no contexto da ecodinâmica das paisagens (balanço pedogênese/ morfogênese).
Esse último procedimento deu origem à versão final do PI erodibilidade potencial dos solos do Tocantins.
Condecoração |
Por decisão do Presidente da República do Brasil, Grão Mestre da Ordem do Mérito Militar, o pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Eduardo de Miranda, foi agraciado - no grau de Cavaleiro - com a Ordem do Mérito Militar, a mais elevada distinção honorífica do Exército Brasileiro, por decreto de 31 de março de 1998.
A Ordem do Mérito Militar tem por finalidade premiar militares e também civis, que tenham prestado notáveis serviços no País ou se distinguido no exercício de sua profissão.
Essa condecoração tem origem na antiga Ordem S. Bento de Aviz, da Coroa Portuguesa.
O Dr. Miranda recebeu a condecoração em São Paulo, no dia 19 de abril, dia do Exército Brasileiro, data oficial para a entrega de tão significativa condecoração. A cerimônia teve lugar no Comando Militar do Sudeste e contou com a presença do Governador Mário Covas, do General de Exército Joubert Brizida e outras autoridades civis e militares.
A Embrapa Monitoramento por Satélite participou do evento Ciência para a Vida - Exposição de Tecnologia Agropecuária e I Encontro Internacional de Instituições de Pesquisa Agropecuária, em Brasília (DF), de 20 a 29 de maio.
O evento, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Quality Produções, teve como objetivo transmitir à sociedade uma mensagem: investir na pesquisa científica é a alternativa para o País enfrentar a competição acirrada pela globalização dos mercados, da economia e das comunicações.
Esse mês, no último dia dez, a Embrapa Monitoramento por Satélite completou nove anos de existência.
Trabalhando com dezenas de satélites diferentes, a Unidade tem realizado ações amplas de apoio ao desenvolvimento rural e à preservação ambiental.
Nesses anos, o Núcleo conquistou imagem pública notória e respeito em seu campo de atuação. Também destacou-se no Sistema de Avaliação de Unidades da Embrapa.
O Ministro da Agricultura, Francisco Turra, foi recebido pela equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite em sua visita ao stand da Embrapa na Agrishow 98.
O Ministro Turra foi acolhido pelo pesquisador do Núcleo, João Alfredo Mangabeira, e pelo técnico de nível superior, Roberto Affonso Marino, presentes no evento.
Eles receberam os cumprimentos e os elogios do Exmo. Ministro e de seus assessores pelos trabalhos desenvolvidos em prol da agricultura, pela Embrapa, nesses 25 anos.
Um novo sistema de recepção, armazenamento e tratamento de imagens de satélite acaba de ser adquirido pela Embrapa Monitoramento por Satélite.
O sistema, importado dos Estados Unidos, é uma versão mais moderna daquele enviado à Roraima, em colaboração com o Ministério do Exército, para atuar no combate às queimadas e incêndios, com base nas imagens dos satélites NOAA.
O sistema já foi instalado na Unidade e está em fase de testes. Especialistas dos Estados Unidos já deram um treinamento avançado para a equipe da Unidade, em aspectos de uso operacional.
Com a chegada do novo sistema, uma das antenas de recepção de imagens do Núcleo está sendo desativada.
O CTI da Embrapa Monitoramento por Satélite estuda uma proposta de deslocamento permanente dessa antena para a Embrapa Roraima, no âmbito de uma parceria de pesquisa sobre o monitoramento de queimadas na região norte da Amazônia.
Ministério da Agricultura e do Abastecimento
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por
Satélite
Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Supervisão de Pesquisa: Evaristo Eduardo de Miranda e Alexandre
Coutinho
Revisão: Evaristo Eduardo de Miranda, Ivo Pierozzi Jr. e Itamar
A. Bognola
Editoração eletrônica e Diagramação
Adriana Leclerc
Endereço: Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803, Pq. São
Quirino, 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (019) 252-5977
Tiragem: 1000 exemplares
Distribuição pela Internet: 3000 exemplares
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br