Boletim Informativo da Embrapa Monitoramento por Satélite
VIA SATÉLITE
Inauguração da Bibliecoteca em Campinas | Associação Mata Ciliar | PDU |
Curso | GEIPOT | Reportagens | TRANSCORR |
Estrada dos Goiáses | Curso de GPS | Palestra | Expediente |
Foto: Adriana Leclerc
Dr. José Roberto Miranda cumprimenta
o prefeito Dr. Francisco Amaral
O Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Dr. José Roberto Miranda participou da inauguração da Bibliecoteca "Dr. Otávio Tisseli Filho", no dia cinco de junho, em Campinas (SP).
Estavam presentes várias autoridades políticas do município, entre elas, o Prefeito de Campinas, Exmo. Sr. Francisco Amaral. O Prefeito é um dos dez membros do Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Monitoramento por Satélite.
A Bibliecoteca é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Campinas para conscientização e preservação do meio ambiente, através da leitura.
Na ocasião, foram doadas ao acervo da Bibliecoteca publicações referentes aos trabalhos do Núcleo.
O Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Dr. José Roberto Miranda, o técnico agrícola José Paulo Franzin e a bióloga Giselda Person visitaram os viveiros de mudas de árvores nativas da Associação Mata Ciliar, em Monte Alegre do Sul (SP), neste mês.
A convite do presidente da Associação, Jorge Belix, e acompanhada pelo Comandante da Polícia Florestal e de Mananciais do Estado de São Paulo, Ten. Cel. PM José Francisco Giannoni, e dos Comandantes Wanderley Brilhante e Wanderley Manoel, a equipe visitou também o Centro de Reintrodução de Animais Silvestres, em Jundiaí (SP). Durante a visita foi possível conhecer o trabalho de reflorestamento e de preservação de espécies animais em extinção, desenvolvido pela Associação.
O Núcleo estuda uma cooperação, com a Associação, criando uma home page para divulgação do trabalho e realizando um mapeamento dos remanescentes florestais e rede hidrográfica na região de Bragança Paulista e Jundiaí.
A Associação utilizará esse mapeamento para auxiliar no reflorestamento de mananciais e de corredores vegetais e, também, na reintrodução de espécies silvestres.
Acompanhando o processo de revisão dos Planos Diretores das Unidades Descentralizadas (PDU), desencadeado pela direção da Empresa, a Embrapa Monitoramento por Satélite indicou, no último mês, a Comissão de Avaliação Estratégica (CAE), responsável pela condução do processo na Unidade.
O PDU é uma figura programática criada pela Embrapa com o objetivo de definir o rumo futuro dos centros de pesquisa quanto às suas missões, seus negócios, seus projetos e estratégias de ação.
A Embrapa Monitoramneto por Satélite oferecerá o curso de Monitoramento Orbital da Agricultura (Introdução aos Métodos e Instrumentos), a ser realizado na segunda quinzena de setembro, em Campinas (SP).
O curso terá duração de uma semana e serão enfocados temas relativos aos monitoramentos orbitais de alta resolução temporal e de alta resolução espacial.
As informações sobre o curso serão disponibilizadas na home page do Núcleo.
A Embrapa Monitoramento por Satélite participou do Estudo Ambiental dos Eixos Viários da Amazônia, no âmbito das rodovias BR-153 e BR-163, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (GEIPOT).
A Unidade produziu oito cartas digitais, relativas a sete temas, sendo eles: Cobertura Digital e Uso Atual das Terras, Cobertura Vegetal Original, Unidades de Conservação, Divisão Municipal, Malha Viária, Potencial para Cultivo de Soja e Potencial para Pecuária.
Neste semestre, a Embrapa Monitoramento por Satélite registrou 290 reportagens em 91 veículos distintos de imprensa. Este indicador é 50% maior em relação ao número de reportagens registradas durante todo o ano de 1997.
Na mídia escrita, foram 129 reportagens em 30 jornais e revistas diferentes. Também foram veiculadas 30 matérias sobre os trabalhos desenvolvidos na Unidade, em dez emissoras de televisão distintas. Na imprensa radiofônica foram registradas 122 reportagens em 46 rádios. Na internet foram disponibilizadas nove reportagens em cinco jornais virtuais.
Na home page do Núcleo, ítem Reportagens (http://www.cnpm.embrapa.br/reporte), a equipe contabiliza e referencia todas as reportagens da Unidade desde 1996.
A Embrapa Monitoramento por Satélite finalizou o CD contendo os produtos finais da Cartografia Digital do Eixo Campinas, São Paulo, Santos e Rio de Janeiro. O estudo foi solicitado pelo Consórcio Brasileiro Alemão (TRANSCORR RSC). Foram entregues 170 cartas, em formato digital e papel, referentes aos temas: Rede Viária, Rede de Drenagem, Altimetria, Centros Urbanos e Unidades de Conservação.
Em colaboração com a Universidade de São Paulo (USP), o Núcleo concluiu mais uma etapa do estudo para Reconstituição do traçado da Estrada dos Goiáses, desenvolvido pelo arquiteto Antonio da Costa Santos. Foi composto um CD com cerca de 40 imagens digitais, contendo abordagens globais e detalhadas, do trecho desta antiga estrada, compreendido entre Jundiaí e Moji Mirim.
GPS: aplicações na agricultura
e no meio ambiente
O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite Alexandre Coutinho participou do curso de Introdução à Utilização de GPS (Global Positioning System), promovido pela Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, nos dias 19 e 20 do último mês.
Esta ferramenta de posicionamento permite o levantamento de coordenadas no campo de forma rápida e precisa. A Embrapa Monitoramento por Satélite pretende otimizar o uso desse equipamento nos projetos desenvolvidos na Unidade.
O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite Evaristo Eduardo de Miranda participou da I Semana Social da Diocese de Vitória da Conquista (BA), proferindo a palestra Educação para a Preservação do Meio Ambiente, no dia três de julho.
O evento realizado no período de dois a cinco deste mês, contou com a colaboração da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Ministério da Agricultura e do Abastecimento
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por
Satélite
Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Supervisão de Pesquisa: Evaristo Eduardo de Miranda e Alexandre
Coutinho
Revisão: João Alfredo Mangabeira e Ivo Pierozzi Jr.
Editoração eletrônica e Diagramação
Adriana Leclerc e Karina Chiaradia
Endereço: Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803, Pq. São
Quirino, CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (019) 252-5977
Tiragem: 1000 exemplares
Distribuição pela Internet: 3000 exemplares
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br