Boletim Informativo da Embrapa Monitoramento por Satélite
VIA SATÉLITE
EsAO e CPEAEx visitam a Embrapa Monitoramento por Satélite | Palestra |
Curso Gerencial da Embrapa | Operação Mata Fogo em Campinas | Curso sobre Monitoramento Orbital da Agricultura |
Itaipu Binacional | Visitas | Expediente |
A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu a visita de cerca de cem instrutores e oficiais alunos da Escola de Aperfeiçoamento do Exército (EsAO), no dia 17 de julho.
Na ocasião, foram apresentadas atividades desenvolvidas no Núcleo, no âmbito da cooperação com o Ministério do Exército, como a Operação de Combate as Queimadas de Roraima (abril/98). Os oficiais tiveram oportunidade de entender como as imagens de satélites obtidas em Boa Vista pela equipe do Núcleo, auxiliaram o trabalho do Exército no combate aos focos de fogo.
A equipe apresentou os projetos da Unidade e discutiu temas relativos à evolução do emprego do sensoriamento remoto.
No dia 24 do mesmo mês, 36 alunos e instrutores do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), do Rio de Janeiro, também visitaram a Unidade, no âmbito de sua formação curricular.
Os oficiais da EsAO e CPEAEx entregaram condecorações ao Núcleo pelos serviços prestados à comunidade.
O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Alexandre Coutinho participou da XXII Convención Internacional de la asociación de graduados de la escuela agrícola Panamericana (El Zamorano), de 21 a 25 de julho, em Quito, Equador.
Alexandre Coutinho proferiu a palestra Sensoreamiento Remoto y Geoprocessamiento para el mapeo de los usos de la tierra com enfoque no projeto Cartografia Ambiental de Campinas(SP).
O Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite Dr. José Roberto Miranda participou do I Curso de Desenvolvimento Gerencial da Embrapa, no período de 13 a 18 de julho, em Salvador(BA).
Estavam presentes Chefes Gerais das 39 Unidades da Empresa convidados pelo Departamento de Organização e Desenvolvimento (DOD).
O Curso faz parte de uma série de ações visando o treinamento e o desenvolvimento do corpo gerencial da Embrapa.
O Diretor-Presidente, Dr. Alberto Duque Portugal, presente na abertura e no encerramento do curso, salientou a importância de desenvolver habilidades gerenciais para aumentar a eficácia administrativa da Empresa.
O Curso foi ministrado por consultores externos e técnicos da Embrapa.
A bióloga Giselda Person, colaboradora da Embrapa Monitoramento por Satélite, participou do evento Prevenção e Combate às Queimadas em Campinas, no dia 24 de julho, na Mata de Santa Genebra.
Na ocasião, foi definida uma parceria entre o Corpo de Bombeiros, a Polícia Florestal e de Mananciais, a Defesa Civil e a Secretaria do Meio Ambiente, com o objetivo de apagar focos de incêndio em Campinas.
A Embrapa Monitoramento por Satélite participará da Operação Mata Fogo, fornecendo às instituições envolvidas, uma base cartográfica contendo imagens de satélite, fotos aéreas e a exata localização das principais matas de Campinas com seus respectivos acessos rápidos.
O Corpo de Bombeiros entregou certificados para os participantes do Curso e fez a doação de um caminhão-pipa à Fundação José Pedro de Oliveira.
A Embrapa Monitoramento por Satélite disponibilizou em sua home page todas as informações sobre o Curso de Monitoramento Orbital da Agricultura, a ser realizado entre os dias 21 e 25 de setembro, em Campinas (SP).
Pesquisadores, técnicos, estudantes universitários e proprietários rurais interessados, deverão preencher a ficha de candidatura atá o dia 31 de agosto.
Dos inscritos, serão selecionados apenas dez candidatos, que serão notificados até oito de setembro. A seleção dos candidatos implica em conhecimentos básicos em informática e alguma experiência na área de monitoramento da agricultura. As informações sobre o programa, o objetivo, as principais datas e os temas a serem abordados durante o curso estão disponíveis no endereço:
O superintendente de meio ambiente da Itaipu Binacional, Dr. Huilton Martins solicitou à Embrapa Monitoramento por Satélite uma consulta técnica sobre recursos de monitoramento do uso das terras no entorno do lago de Itaipu.
Atendendo à solicitação, o pesquisador Evaristo Eduardo de Miranda participou de uma reunião na Itaipu Binacional, em Iguaçú (PR), no dia 24 de julho.
Durante o mês de julho, a Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu 131 visitantes.
Ministério da Agricultura e do Abastecimento
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por
Satélite
Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Supervisão de Pesquisa: Evaristo Eduardo de Miranda e Alexandre
Coutinho
Revisão: Evaristo Eduardo de Miranda e Ivo Pierozzi Jr.
Editoração eletrônica e Diagramação
Adriana Leclerc e Karina Chiaradia
Endereço: Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803, Pq. São
Quirino, CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (019) 252-5977
Tiragem: 1000 exemplares
Distribuição pela Internet: 3000 exemplares
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br