Embrapa Monitoramento por Satélite

Boletim Informativo da Embrapa Monitoramento por Satélite

VIA SATÉLITE

Ano 5, n.9 Setembro 1998


Mudanças Globais Monitoramento de Queimadas Intranet na Embrapa
Meio Ambiente


Feira de Alta Tecnologia Reunião Técnica sobre
o Algodão Bravo
Instrumento de Gestão
Territorial


Tese sobre Machadinho
d'Oeste
PDU Nota de Falecimento Expediente




Mudanças Globais


Modelo numérico de terreno da América do Sul

O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Eduardo de Miranda, participou do Workshop sobre Mudanças Globais "Global Change", nos dias 11 e 12 de agosto, em Ribeirão Preto, SP.

Miranda proferiu a palestra Cenários para a agricultura brasileira frente às mudanças globais, alertando sobre o risco de ocorrer expansão ou redução de vários cultivos em função de mudanças climáticas.

Partindo do conceito de "Safras Maximizadas" da FAO, a equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite estruturou um sistema de informações geográficas capaz de simular a redução e/ou aumento das precipitações e/ou das temperaturas mensais em todo território nacional.

Os cenários estudados trabalham com os resultados mais recentes sobre as mudanças globais de longo prazo.

O principal objetivo do uso destes cenários é detectar riscos, áreas ameaçadas, ecossistemas críticos e possíveis perigos para a agricultura brasileira, dentro de um contexto geográfico e ambiental.

Contando com a colaboração de outras instituições, a Embrapa está desenvolvendo um sistema, baseado em imagens de satélite e geoprocessamento (foto), que poderá evoluir de acordo com novos conhecimentos sobre as mudanças globais e com os próprios resultados da pesquisa.

Parte do projeto já está disponível na Internet:

http://www.cnpm.embrapa.br/projetos/unidades



Monitoramento de Queimadas

A Embrapa Monitoramento por Satélite, recebeu a visita de Simon Pinnock, do Joint Research Centre (JRC), entre os dias 10 e 14 de agosto.

O Joint Research Centre, sediado em Varese, Itália, alocou um computador Pentium 300, com sistema Linux, que fará o processamento das queimadas a partir de imagens de satélite NOAA 14, capturadas pela estação de recepção da Unidade.

O sistema está previsto para entrar em operação em 1999.



Intranet na Embrapa Meio Ambiente

O analista de sistemas da Embrapa Monitoramento por Satélite, Carlos Fernando Assis Paniago, atendendo uma solicitação, instalou a Intranet na Embrapa Meio Ambiente, no dia primeiro de setembro.

A Intranet é um recurso de gestão, desenvolvido no Núcleo, utilizado para completar o Sistema de Avaliação da Unidade (SAU) e o Plano Anual de Trabalho (PAT).

Informações sobre a Intranet estão disponíveis no endereço:

ftp://ftp.cnpm.embrapa.br/pub/intranet



Feira de Alta Tecnologia

O Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Dr. José Roberto Miranda, e os técnicos José Paulo Franzin, Valmi Pires e Roberto Marino participaram da Ocktober Tec, Feira de Alta Tecnologia no Centro de Pesquisa Pecuária do Sudeste (CPPSE), em São Carlos, SP, no dia 28 de agosto.

No evento, a Unidade expôs produtos, tecnologias e publicações do Núcleo.

Além de imagens de satélites, mapas e folders, a equipe pode apresentar também sua home page.



Reunião Técnica sobre o Algodão Bravo


Búfalos em pastagem dominada pelo Algodão Bravo

O pesquisador Alexandre Coutinho, da Embrapa Monitoramento por Satélite, proferiu a palestra "Sensoriamento remoto e o geoprocessamento aplicado ao monitoramento de invasoras", na I Reunião Técnica sobre o Algodão Bravo, realizada entre os dias 18 e 20 de agosto, no município de Amapá, AP.

Neste evento, foram discutidas questões relacionadas à invasão do algodão bravo (Ipomoea fistulosa) nas pastagens nativas localizadas nos campos inundáveis do município, às práticas mais adequadas para combate da sua proliferação e à redução da área afetada.

Um dos principais objetivos do evento foi promover a troca de informações entre técnicos e pecuaristas para avaliação da influência do manejo do rebanho bubalino, na área de ocorrência do algodão bravo.



Instrumento de Gestão Territorial


A Embrapa Monitoramento por Satélite elaborou uma home page a partir do trabalho de Caracterização do Uso das Terras e da Agricultura do Município de Jaguariúna, SP.

O projeto auxilia a gestão territorial, permitindo o melhor planejamento da ocupação do espaço do município (foto).

Para acessar a página na Internet o endereço é:

http://www.cnpm.embrapa.br/projetos/jaguar



Tese sobre Machadinho d'Oeste

O pesquisador Alejandro Dorado defendeu a tese de doutorado intitulada "Gestão Ambiental na Fronteira Agrícola da Amazônia - Uma metodologia aplicada à região de Machadinho d'Oeste-RO", no dia 19 de agosto, pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

O principal objetivo deste trabalho, que contou com o apoio da Embrapa Monitoramento por Satélite, foi elaborar e validar uma metodologia capaz de identificar, caracterizar e quantificar a agricultura nas regiões de fronteira agrícola da Amazônia.

Os resultados obtidos fornecem informações sobre a região entre 1986 e 1996.



PDU

A Embrapa Monitoramento por Satélite segue a revisão do Plano Diretor da Unidade (PDU).

Estão em fase de conclusão as análises dos ambientes externo e interno. O ouvidor do processo, Dr. Renato Herz, já redigiu os relatórios e observações referentes a essa primeira etapa que servirá de base ao Workshop, a ser realizado em outubro.



Nota de Falecimento

Toda a equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite lamento o falecimento do biólogo e pesquisador Roberto Burgi, em 21 de agosto. Burgi era diretor do Parque Estadual do Alto Ribeira (PETAR) e realizava um trabalho de mestrado, com apoio da Unidade.



Expediente

Ministério da Agricultura e do Abastecimento
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por Satélite
Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Supervisão de Pesquisa: Evaristo Eduardo de Miranda e Alexandre Coutinho
Revisão: Evaristo Eduardo de Miranda e Ivo Pierozzi Jr.
Editoração eletrônica e Diagramação Karina Chiaradia e Clarissa Bim

Endereço: Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803, Pq. São Quirino, CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (019) 252-5977

Tiragem: 1000 exemplares

Distribuição pela Internet: 3000 exemplares

e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br