Boletim Informativo da Embrapa Monitoramento por Satélite
VIA SATÉLITE
Mudanças Globais | Monitoramento de Queimadas | Intranet na Embrapa Meio Ambiente |
Feira de Alta Tecnologia | Reunião Técnica sobre
o Algodão Bravo |
Instrumento de Gestão Territorial |
Tese sobre Machadinho d'Oeste |
PDU | Nota de Falecimento | Expediente |
O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Eduardo de Miranda, participou do Workshop sobre Mudanças Globais "Global Change", nos dias 11 e 12 de agosto, em Ribeirão Preto, SP.
Miranda proferiu a palestra Cenários para a agricultura brasileira frente às mudanças globais, alertando sobre o risco de ocorrer expansão ou redução de vários cultivos em função de mudanças climáticas.
Partindo do conceito de "Safras Maximizadas" da FAO, a equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite estruturou um sistema de informações geográficas capaz de simular a redução e/ou aumento das precipitações e/ou das temperaturas mensais em todo território nacional.
Os cenários estudados trabalham com os resultados mais recentes sobre as mudanças globais de longo prazo.
O principal objetivo do uso destes cenários é detectar riscos, áreas ameaçadas, ecossistemas críticos e possíveis perigos para a agricultura brasileira, dentro de um contexto geográfico e ambiental.
Contando com a colaboração de outras instituições, a Embrapa está desenvolvendo um sistema, baseado em imagens de satélite e geoprocessamento (foto), que poderá evoluir de acordo com novos conhecimentos sobre as mudanças globais e com os próprios resultados da pesquisa.
Parte do projeto já está disponível na Internet:
http://www.cnpm.embrapa.br/projetos/unidades
A Embrapa Monitoramento por Satélite, recebeu a visita de Simon Pinnock, do Joint Research Centre (JRC), entre os dias 10 e 14 de agosto.
O Joint Research Centre, sediado em Varese, Itália, alocou um computador Pentium 300, com sistema Linux, que fará o processamento das queimadas a partir de imagens de satélite NOAA 14, capturadas pela estação de recepção da Unidade.
O sistema está previsto para entrar em operação em 1999.
O analista de sistemas da Embrapa Monitoramento por Satélite, Carlos Fernando Assis Paniago, atendendo uma solicitação, instalou a Intranet na Embrapa Meio Ambiente, no dia primeiro de setembro.
A Intranet é um recurso de gestão, desenvolvido no Núcleo, utilizado para completar o Sistema de Avaliação da Unidade (SAU) e o Plano Anual de Trabalho (PAT).
ftp://ftp.cnpm.embrapa.br/pub/intranet
O Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Dr. José Roberto Miranda, e os técnicos José Paulo Franzin, Valmi Pires e Roberto Marino participaram da Ocktober Tec, Feira de Alta Tecnologia no Centro de Pesquisa Pecuária do Sudeste (CPPSE), em São Carlos, SP, no dia 28 de agosto.
No evento, a Unidade expôs produtos, tecnologias e publicações do Núcleo.
Além de imagens de satélites, mapas e folders, a equipe pode apresentar também sua home page.
O pesquisador Alexandre Coutinho, da Embrapa Monitoramento por Satélite, proferiu a palestra "Sensoriamento remoto e o geoprocessamento aplicado ao monitoramento de invasoras", na I Reunião Técnica sobre o Algodão Bravo, realizada entre os dias 18 e 20 de agosto, no município de Amapá, AP.
Neste evento, foram discutidas questões relacionadas à invasão do algodão bravo (Ipomoea fistulosa) nas pastagens nativas localizadas nos campos inundáveis do município, às práticas mais adequadas para combate da sua proliferação e à redução da área afetada.
Um dos principais objetivos do evento foi promover a troca de informações entre técnicos e pecuaristas para avaliação da influência do manejo do rebanho bubalino, na área de ocorrência do algodão bravo.
A Embrapa Monitoramento por Satélite elaborou uma home page a partir do trabalho de Caracterização do Uso das Terras e da Agricultura do Município de Jaguariúna, SP.
O projeto auxilia a gestão territorial, permitindo o melhor planejamento da ocupação do espaço do município (foto).
http://www.cnpm.embrapa.br/projetos/jaguar
O pesquisador Alejandro Dorado defendeu a tese de doutorado intitulada "Gestão Ambiental na Fronteira Agrícola da Amazônia - Uma metodologia aplicada à região de Machadinho d'Oeste-RO", no dia 19 de agosto, pela Faculdade de Saúde Pública da USP.
O principal objetivo deste trabalho, que contou com o apoio da Embrapa Monitoramento por Satélite, foi elaborar e validar uma metodologia capaz de identificar, caracterizar e quantificar a agricultura nas regiões de fronteira agrícola da Amazônia.
Os resultados obtidos fornecem informações sobre a região entre 1986 e 1996.
A Embrapa Monitoramento por Satélite segue a revisão do Plano Diretor da Unidade (PDU).
Estão em fase de conclusão as análises dos ambientes externo e interno. O ouvidor do processo, Dr. Renato Herz, já redigiu os relatórios e observações referentes a essa primeira etapa que servirá de base ao Workshop, a ser realizado em outubro.
Toda a equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite lamento o falecimento do biólogo e pesquisador Roberto Burgi, em 21 de agosto. Burgi era diretor do Parque Estadual do Alto Ribeira (PETAR) e realizava um trabalho de mestrado, com apoio da Unidade.
Ministério da Agricultura e do Abastecimento
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por
Satélite
Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Supervisão de Pesquisa: Evaristo Eduardo de Miranda e Alexandre
Coutinho
Revisão: Evaristo Eduardo de Miranda e Ivo Pierozzi Jr.
Editoração eletrônica e Diagramação
Karina Chiaradia e Clarissa Bim
Endereço: Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803, Pq. São
Quirino, CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (019) 252-5977
Tiragem: 1000 exemplares
Distribuição pela Internet: 3000 exemplares
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br