Boletim Informativo da Embrapa Monitoramento por Satélite
VIA SATÉLITE
Fórum | Embrapa comemora primavera | 13a. Open House |
Revisão do PDU | Embrapa na Internet | Probatório do CBERS |
Cooperação com a PUC | Aumento de queimadas | Expediente |
O pesquisador Alexandre Coutinho, da Embrapa Monitoramento por Satélite, participou do Fórum Campinas Século 21 - Desafios para uma sociedade sustentável, na Casa de Cultura de Sousas, distrito de Campinas, no dia 24 de outubro.
Com a coordenação do jornalista José Pedro Martins, o evento visou expandir a consciência ambientalista para que Campinas se torne uma cidade de equilíbrio ambiental.
Apesar da devastação, Campinas ainda possui um grande potencial de matas nativas e santuários de flora e fauna.
A cidade foi destacada por abrigar centros de pesquisa ambiental como a Embrapa Monitoramento por Satélite, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Unicamp e a PUC Campinas.
Além de Alexandre Coutinho, que proferiu a palestra Novas tecnologias no planejamento urbano/ambiental, o evento contou com a participação de Osvaldo Sevá, professor da Unicamp, Salvador Carpi Júnior, pesquisador do Nepam e Flávio Gordon, presidente da Associação Campineira de Ação Ecológica.
Marinele A. de Oliveira
Crianças assistem palestra na mata
A Embrapa Monitoramento por Satélite realizou um dia de campo com 68 crianças do Colégio Educação e Cultura - Anglo de Jacutinga, MG, comemorando o início da primavera.
O evento aconteceu no dia dois de outubro, às margens do rio Mogi Guaçú, em Jacutinga.
Os alunos puderam conhecer uma mata ciliar, identificar os maiores inimigos da fauna e da flora e plantar árvores nativas, cultivando a idéia de preservação.
O principal objetivo do evento foi mostrar a utilização de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento na preservação do meio ambiente.
O técnico agrícola Valmi Andrade Pires ministrou palestra sobre a importância da conservação das matas ciliares e de todo trabalho realizado na Unidade, enfatizando a utilização das imagens de satélite.
A palestra teve apoio da bióloga e colaboradora da Embrapa, Giselda Person.
Após a palestra, as crianças plantaram 30 mudas de árvores nativas que foram doadas pela Associação Mata Ciliar, localizada em Pedreira-SP.
O plantio contou com o apoio logístico da prefeitura municipal de Jacutinga.
A equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite expôs os trabalhos da Unidade na 13a. Open House, realizada entre os dias 8 e 10 de outubro, em Campinas.
A Open House é um evento que acontece todos os anos na Escola Salesiana São José - ETEC, onde alunos e empresas utilizam o espaço para mostrar trabalhos, equipamentos, produtos, serviços e soluções que contribuam para o desenvolvimento tecnológico.
A Embrapa apresentou projetos e ações de pesquisa executados pela Unidade, mapas, imagens de satélite, cartazes, folhetos de apresentação e sua home page.
O público pôde ter acesso às informações sobre Prevenção e Combate a Incêndios, Zoneamento Agroecológico do Tocantins, Monitoramento Orbital das Queimadas no Brasil e a Fauna de Vertebrados Selvagens no Município de Campinas e região.
Há mais de seis meses a Unidade vem realizando a revisão de seu Plano Diretor.
O Plano Diretor é a síntese de um processo multinstitucional e interdisciplinar que deverá orientar a Unidade nos próximos cinco anos.
As análises dos ambientes interno e externo foram concluídas com uma ampla participação de clientes, usuários, parceiros, pessoas e instituições envolvidas com o agronegócio.
Uma versão preliminar do PDU foi apresentada e discutida num workshop, realizado nos dias 16 e 17 de novembro, contando com a participação de representantes da sociedade civil, clientes e parceiros da Unidade.
Com a realização do workshop, a versão final do documento poderá ser elaborada para envio à Diretoria da Empresa ainda este ano.
As informações sobre o PDU estão disponíveis no endereço:
Um inventário sobre os números de páginas encontrados no mecanismo de busca AltaVista, realizado no dia 11 de novembro, indicou a existência de 7.988 páginas sobre a Embrapa e um grande desequilíbrio na contribuição das unidades nesse espaço de informação.
Em primeiro lugar está a Embrapa Monitoramento por Satélite com 2.169 páginas, ou seja, cerca de 27% das páginas totais da Embrapa na Internet.
A unidade e o CENARGEN, a segunda colocada, representam 54% do número total de páginas da Embrapa na WEB.
Só neste ano, a unidade já recebeu mais de 200 mil consultas na sua home page, que teve sua apresentação modificada.
O nosso endereço é:
O atraso no lançamento do satélite sino-brasileiro de recursos naturais CBERS tem levado a uma série de entendimentos entre a Embrapa Monitoramento por Satélite e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.
Durante o mês de novembro várias reuniões técnicas ocorreram visando ampliar o mercado de dados de observação da Terra, através de vários mecanismos, como o de um programa probatório capaz de mobilizar os potenciais usuários do sistema CBERS.
Entendimentos estão sendo mantidos para ampliar a parceria com a Faculdade de Ciências Tecnológicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, principalmente na área de engenharia ambiental.
Hoje a cooperação com a PUC Campinas envolve o treinamento de vários estagiários, de diversas faculdades, mas está sendo examinada a possibilidade de execução de projetos conjuntos de pesquisa na área de planejamento territorial e monitoramento ambiental.
Um levantamento feito pela Embrapa Monitoramento por Satélite apontou um aumento na média das queimadas detectadas no Brasil, em 1998.
A revista Época, de nove de novembro, publicou uma matéria sobre as queimadas no Brasil, mostrando, a partir de dados obtidos na Unidade, a evolução do número de pontos de fogo detectados.
Nos três últimos meses deste ano, o fogo foi mais intenso que em período idêntico nos dois anos anteriores.
Ministério da Agricultura e do Abastecimento
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por
Satélite
Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Supervisão de Pesquisa: Evaristo Eduardo de Miranda e Alexandre
Coutinho
Revisão: Evaristo Eduardo de Miranda e Ivo Pierozzi Jr.
Editoração eletrônica e Diagramação
Karina Chiaradia e Clarissa Bim
Endereço: Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803, Pq. São
Quirino, CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (019) 252-5977
Tiragem: 1000 exemplares
Distribuição pela Internet: 3000 exemplares
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br