Embrapa Monitoramento por Satélite

Boletim Informativo da Embrapa Monitoramento por Satélite

VIA SATÉLITE

Ano 5, n.11 Novembro 1998


Fórum Embrapa comemora primavera 13a. Open House
     
Revisão do PDU Embrapa na Internet Probatório do CBERS
     
Cooperação com a PUC Aumento de queimadas Expediente



Fórum

O pesquisador Alexandre Coutinho, da Embrapa Monitoramento por Satélite, participou do Fórum Campinas Século 21 - Desafios para uma sociedade sustentável, na Casa de Cultura de Sousas, distrito de Campinas, no dia 24 de outubro.

Com a coordenação do jornalista José Pedro Martins, o evento visou expandir a consciência ambientalista para que Campinas se torne uma cidade de equilíbrio ambiental.

Apesar da devastação, Campinas ainda possui um grande potencial de matas nativas e santuários de flora e fauna.

A cidade foi destacada por abrigar centros de pesquisa ambiental como a Embrapa Monitoramento por Satélite, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Unicamp e a PUC Campinas.

Além de Alexandre Coutinho, que proferiu a palestra Novas tecnologias no planejamento urbano/ambiental, o evento contou com a participação de Osvaldo Sevá, professor da Unicamp, Salvador Carpi Júnior, pesquisador do Nepam e Flávio Gordon, presidente da Associação Campineira de Ação Ecológica.


Evento realizado em Sousas



Embrapa comemora primavera

Marinele A. de Oliveira

Crianças assistem palestra na mata

A Embrapa Monitoramento por Satélite realizou um dia de campo com 68 crianças do Colégio Educação e Cultura - Anglo de Jacutinga, MG, comemorando o início da primavera.

O evento aconteceu no dia dois de outubro, às margens do rio Mogi Guaçú, em Jacutinga.

Os alunos puderam conhecer uma mata ciliar, identificar os maiores inimigos da fauna e da flora e plantar árvores nativas, cultivando a idéia de preservação.

O principal objetivo do evento foi mostrar a utilização de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento na preservação do meio ambiente.

O técnico agrícola Valmi Andrade Pires ministrou palestra sobre a importância da conservação das matas ciliares e de todo trabalho realizado na Unidade, enfatizando a utilização das imagens de satélite.

A palestra teve apoio da bióloga e colaboradora da Embrapa, Giselda Person.

Após a palestra, as crianças plantaram 30 mudas de árvores nativas que foram doadas pela Associação Mata Ciliar, localizada em Pedreira-SP.

O plantio contou com o apoio logístico da prefeitura municipal de Jacutinga.



13a. Open House

A equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite expôs os trabalhos da Unidade na 13a. Open House, realizada entre os dias 8 e 10 de outubro, em Campinas.

A Open House é um evento que acontece todos os anos na Escola Salesiana São José - ETEC, onde alunos e empresas utilizam o espaço para mostrar trabalhos, equipamentos, produtos, serviços e soluções que contribuam para o desenvolvimento tecnológico.

A Embrapa apresentou projetos e ações de pesquisa executados pela Unidade, mapas, imagens de satélite, cartazes, folhetos de apresentação e sua home page.

O público pôde ter acesso às informações sobre Prevenção e Combate a Incêndios, Zoneamento Agroecológico do Tocantins, Monitoramento Orbital das Queimadas no Brasil e a Fauna de Vertebrados Selvagens no Município de Campinas e região.



Revisão do PDU

Há mais de seis meses a Unidade vem realizando a revisão de seu Plano Diretor.

O Plano Diretor é a síntese de um processo multinstitucional e interdisciplinar que deverá orientar a Unidade nos próximos cinco anos.

As análises dos ambientes interno e externo foram concluídas com uma ampla participação de clientes, usuários, parceiros, pessoas e instituições envolvidas com o agronegócio.

Uma versão preliminar do PDU foi apresentada e discutida num workshop, realizado nos dias 16 e 17 de novembro, contando com a participação de representantes da sociedade civil, clientes e parceiros da Unidade.

Com a realização do workshop, a versão final do documento poderá ser elaborada para envio à Diretoria da Empresa ainda este ano.

As informações sobre o PDU estão disponíveis no endereço:

http://www.cnpm.embrapa.br/pdu



Embrapa na Internet

Um inventário sobre os números de páginas encontrados no mecanismo de busca AltaVista, realizado no dia 11 de novembro, indicou a existência de 7.988 páginas sobre a Embrapa e um grande desequilíbrio na contribuição das unidades nesse espaço de informação.

Em primeiro lugar está a Embrapa Monitoramento por Satélite com 2.169 páginas, ou seja, cerca de 27% das páginas totais da Embrapa na Internet.

A unidade e o CENARGEN, a segunda colocada, representam 54% do número total de páginas da Embrapa na WEB.

Só neste ano, a unidade já recebeu mais de 200 mil consultas na sua home page, que teve sua apresentação modificada.

O nosso endereço é:

http://www.cnpm.embrapa.br



Probatório do CBERS

O atraso no lançamento do satélite sino-brasileiro de recursos naturais CBERS tem levado a uma série de entendimentos entre a Embrapa Monitoramento por Satélite e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.

Durante o mês de novembro várias reuniões técnicas ocorreram visando ampliar o mercado de dados de observação da Terra, através de vários mecanismos, como o de um programa probatório capaz de mobilizar os potenciais usuários do sistema CBERS.



Cooperação com a PUC

Entendimentos estão sendo mantidos para ampliar a parceria com a Faculdade de Ciências Tecnológicas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, principalmente na área de engenharia ambiental.

Hoje a cooperação com a PUC Campinas envolve o treinamento de vários estagiários, de diversas faculdades, mas está sendo examinada a possibilidade de execução de projetos conjuntos de pesquisa na área de planejamento territorial e monitoramento ambiental.



Aumento de queimadas

Um levantamento feito pela Embrapa Monitoramento por Satélite apontou um aumento na média das queimadas detectadas no Brasil, em 1998.

A revista Época, de nove de novembro, publicou uma matéria sobre as queimadas no Brasil, mostrando, a partir de dados obtidos na Unidade, a evolução do número de pontos de fogo detectados.

Nos três últimos meses deste ano, o fogo foi mais intenso que em período idêntico nos dois anos anteriores.



Expediente

Ministério da Agricultura e do Abastecimento
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por Satélite
Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Supervisão de Pesquisa: Evaristo Eduardo de Miranda e Alexandre Coutinho
Revisão: Evaristo Eduardo de Miranda e Ivo Pierozzi Jr.
Editoração eletrônica e Diagramação Karina Chiaradia e Clarissa Bim

Endereço: Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803, Pq. São Quirino, CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (019) 252-5977

Tiragem: 1000 exemplares

Distribuição pela Internet: 3000 exemplares

e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br