Boletim Informativo da Embrapa Monitoramento por Satélite
VIA SATÉLITE
ADESG e CIAvEx visitam a Embrapa |
Embrapa participa de feiras de ciências |
Palestra |
Reunião de chefes | Emerson Fittipaldi visita a Unidade |
Realização de Workshop |
Mensagem | Expediente |
A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu a visita de 24 estagiários do 2o. Ciclo de Estudos de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), de Franca-SP, no dia treze de novembro.
Os estagiários puderam conhecer as atividades desenvolvidas na empresa, como o monitoramento orbital de queimadas, o zoneamento agroecológico do estado do Tocantins e a interpretação analógica de imagens de satélite.
Puderam também, entender sobre sistemas orbitais e de monitoramento terrestre, satélites e sistemas de informações geográficas e bases iconográficas para o monitoramento territorial.
No dia primeiro de dezembro, oficiais do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), também visitaram a Unidade, no âmbito da cooperação da Embrapa Monitoramento por Satélite com o Ministério do Exército.
Na ocasião, a equipe do Núcleo apresentou aos oficiais, entre outros trabalhos, as bases iconográficas para monitoramento territorial, usando como exemplo as áreas dos comandos militares.
A Embrapa Monitoramento por Satélite participou de diversas feiras de ciências durante o mês de novembro.
A primeira delas foi a I Feira de Ciências-Científico Cultural, realizada no dia nove de novembro, na Escola Estadual Dr. Franklin de Toledo Piza Filho, em Jaguariúna-SP.
Os outros eventos foram a II Feira de Ciências, Letras e Artes na Escola Estadual Professora Anna Calvo de Godoy e a V Feira Objetivo de Educação, do Colégio Objetivo, também em Jaguariúna.
Nos eventos, a Embrapa Monitoramento por Satélite, representada pelo Assistente de Operações II, José Paulo Franzin, expôs imagens de satélite e mapas do uso das terras do município de Jaguariúna.
Os alunos puderam conhecer os aspectos ambientais de Jaguariúna, localizar através de mapas e cartas digitalizadas, as matas, as áreas urbanizadas e os três grandes rios que atravessam o município: Atibaia, Jaguari e Camanducaia, tributários da bacia do rio Piracicaba. Também tiveram acesso a outros projetos e ações de pesquisa desenvolvidos pela Unidade.
A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu a visita do pesquisador José Luciano Santos de Lima, da Embrapa Semi-Árido, no dia 11 de novembro.
A equipe da Unidade pode assistir a palestra "Espécies nativas para a arborização urbana - região Nordeste", proferida pelo pesquisador.
Na palestra, Luciano destacou a necessidade da arborização e seus problemas, a adequação da espécie ao local e mostrou, através de diapositivos, inúmeras espécies de árvores nos diversos ecossistemas do Brasil.
O chefe adjunto da Embrapa Monitoramento por Satélite, Dr. Ivo Pierozzi Júnior, participou da Reunião da Diretoria Executiva com os Chefes das Unidades Centrais e Descentralizadas da Embrapa, em João Pessoa, PB, entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro.
Além da Reunião, Dr. Ivo participou do I Workshop de internalização da política de negócios tecnológicos, que foi realizado nos dias três e quatro de dezembro, no auditório da PB TUR.
Os principais objetivos do evento foram identificar os fatores que favorecem e que inibem a implantação da Política de Negócios Tecnológicos e listar as ações que possam compor uma estratégia mínima de implantação dessa política.
Na abertura, o diretor-presidente da Embrapa, Dr. Alberto Duque Portugal, falou sobre a importância da realização do workshop para todos os participantes. A avaliação do encontro e as considerações finais foram feitas por Renato Silva, assessor da presidência da Embrapa.
A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu a visita do empresário Emerson Fittipaldi, no dia primeiro de dezembro.
Na ocasião, foi entregue ao visitante um Parecer Avaliatório da Área Desapropriada na Fazenda Fittipaldi Citrus, em Araraquara-SP.
Uma área da Fazenda Fittipaldi foi desapropriada pela prefeitura de Araraquara para implantar uma estação de tratamento de esgoto.
A partir da solicitação do empresário, uma equipe da Unidade deslocou-se até a propriedade para fazer esse estudo avaliatório com base na Norma Brasileira para Avaliação de Imóveis Rurais.
A equipe da Embrapa elaborou um relatório abordando vários itens, principalmente a caracterização do município e do imóvel rural, a avaliação da terra e da cultura desapropriadas e os danos causados pela presença dessa estação de tratamento de esgoto.
Foram feitas também, as análises numéricas e cartográficas da área de estudo, com o apoio do geoprocessamento.
Na visita de Emerson Fittipaldi à Embrapa, além da entrega do parecer avaliatório, o empresário pode conhecer as instalações e o trabalho desenvolvido na Unidade.
No Workshop de Revisão do Plano Diretor da Unidade realizado nas instalações da Embrapa Monitoramento por Satélite, nos dias 16 e 17 de novembro, foram definidos e aprovados dois projetos estratégicos para a Unidade.
O primeiro se trata de sistemas de informação orbitais e bases de dados geocodificados para a agricultura brasileira ("dataware house") e o outro de um sistema de qualificação do uso das terras para propriedades rurais.
Participaram do Workshop, membros do Comitê Assessor Externo, chefias, pesquisadores e técnicos da Unidade, além de doze especialistas convidados.
Entre eles, um consultor do Banco Mundial, pesquisadores de outras Unidades da Embrapa e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), um assessor do Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, um professor da Unicamp, representantes de quatro empresas privadas que atuam na área de sensoriamento remoto e um representante da área de comunicação empresarial da Agência Estado.
Feliz Natal
A Embrapa Monitoramento por Satélite
deseja a todos os parceiros, usuários e clientes,
que 1999 seja um ano repleto de realizações.
Ministério da Agricultura e do Abastecimento
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por
Satélite
Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Supervisão de Pesquisa: Evaristo Eduardo de Miranda e Alexandre
Coutinho
Revisão: Evaristo Eduardo de Miranda e Ivo Pierozzi Jr.
Editoração eletrônica e Diagramação
Karina Chiaradia e Clarissa Bim
Endereço: Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803, Pq. São
Quirino, CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (019) 252-5977
Tiragem: 1000 exemplares
Distribuição pela Internet: 3000 exemplares
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br