Boletim Informativo da Embrapa Monitoramento por Satélite
VIA SATÉLITE
Conclusão do Plano Diretor |
Aniversário de 10 Anos |
Resumo das Atividades
|
Expediente |
A Embrapa, em 1998, iniciou o processo de revisão dos planos diretores de suas Unidades Descentralizadas (PDU's). Na revisão de seu Plano Diretor, a Embrapa Monitoramento por Satélite incorporou as evoluções ocorridas no ambiente externo e interno e projetou um futuro de desenvolvimento científico e tecnológico para a Unidade, coerente com a demanda de seus principais parceiros, clientes e usuários e com a perspectiva de evolução da informática e das tecnologias espaciais.
O PDU é também a síntese de um processo multinstitucional e interdisciplinar, realizado ao longo do último semestre de 1998, revisando e explicitando a missão, os objetivos, as diretrizes e estratégias de ação programadas.
Este novo Plano Diretor estabelece, a partir do realinhamento estratégico definido pelo Plano Diretor da Embrapa (PDE), os rumos a serem tomados nos próximos cinco anos. Ele deverá orientar a Unidade, neste final de século e entrada do novo milênio.
Todo o detalhamento do processo, dos participantes, dos eventos e workshop,
bem como a versão do documento enviado à Diretoria Executiva
da Empresa em fevereiro passado para análise encontram-se na home
page da Unidade:
No mês de maio próximo, a Embrapa Monitoramento por
Satélite
estará comemorando o aniversário de 10 anos de sua
criação.
Sua origem está relacionada com um estudo desenvolvido em 1988 pela Presidência da República. A proposta de criação de uma Unidade de Monitoramento Territorial foi apresentada pelo Presidente da República ao Ministério da Agricultura no início de 1989. A nova Unidade surgiu em Campinas-SP, através de uma decisão da Diretoria Executiva da Embrapa, aprovada na sua 258ª reunião, em 31.05.89.
Em dez anos de existência, a Embrapa Monitoramento por Satélite institucionalizou-se junto ao Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária e ao cenário técnico-científico brasileiro e internacional, nos setores de geoprocessamento e de monitoramento orbital da agricultura. Hoje, ela possui uma imagem pública conhecida e reconhecida junto à comunidade científica, ao agronegócio, ao mercado de observação da Terra e à sociedade em geral.
Sua infra-estrutura operacional única no país, a capacitação de sua equipe técnico-científica, seu histórico de parcerias e cooperação com instituições nacionais e estrangeiras, conjugados com a expansão explosiva e emergente das aplicações das pesquisas espaciais para a agricultura, confirmam sua missão de desenvolvimento, implementação, difusão e suporte das tecnologias espaciais no âmbito da pesquisa agropecuária.
Toda uma programação comemorativa está sendo preparada, em colaboração com a Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Embrapa, e será divulgada em breve.
Total anual de reportagens:
423 imprensa escrita: 184 imprensa televisada: 41 imprensa falada: 188 mídia eletrônica: 10 |
Projetos em andamento:
2 Subprojetos em andamento: 3 Pesquisas aplicadas, laudos e pareceres baseados em dados de satélite: 9 |
Ciclos internos de palestras
e seminários: 40 Palestras externas: 51 Reuniões técnicas: 42 Viagens a trabalho: 155 |
Participação
em eventos técnico-científicos: 14 Participação em cursos ou treinamentos: 15 Bolsistas orientados: 18 Estagiários ou treinandos de graduação: 2 Mestrandos e doutorandos: 5 Bancas examinadoras de teses: 3 |
Artigos e resumos: 26 Cartas e mapas: 392 Livros e capítulos em livros: 6 Pareceres técnicos: 9 Publicações eletrônicas: 19 Relatórios técnicos: 4 Zoneamentos: 1 |
Parcerias com empresas
privadas: 9 Parcerias com instituições estrangeiras: 13 Parcerias com órgãos públicos: 24 Parcerias com unidades da Embrapa: 7 Parcerias com universidades: 8 |
Assessoria a parlamentares:
2 Consultas técnicas: 102 Dias de campo: 4 Participação em conselhos, comitês, grupos de trabalhos etc: 47 Visitantes recebidos: 456 |
Ministério da Agricultura e do Abastecimento
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por
Satélite
Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Supervisão de Pesquisa: Evaristo Eduardo de Miranda e Alexandre
Coutinho
Revisão: Evaristo Eduardo de Miranda e Ivo Pierozzi Jr.
Editoração eletrônica e Diagramação
Giselda Person
Endereço: Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803, Pq. São
Quirino, CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (019) 252-5977
Tiragem: 1000 exemplares
Distribuição pela Internet: 3000 exemplares
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br