Boletim Informativo da Embrapa Monitoramento por Satélite
VIA SATÉLITE
No próximo dia 31 de maio, a Embrapa Monitoramento por Satélite estará comemorando 10 anos de sua criação. Clientes e parceiros da Unidade, vinculados ao agronegócio e ao setor público, estarão presentes no evento, cuja programação já está disponível na home page da Unidade (http://www.cnpm.embrapa.br/dezanos).
No aniversário, a Embrapa Monitoramento por Satélite apresentará dois novos produtos, resultado de suas pesquisas: o Zoneamento Agroecológico do Estado do Tocantins e o Sistema de Monitoramento do Balanço Hídrico para o Centro-Sul do Brasil.
O Tocantins com cerca de 278.420 km² é o primeiro Estado da Amazônia a dispor de um eficiente zoneamento agroecológico. Uma das novidades deste trabalho são os mapas totalmente informatizados, cobrindo o Estado com um detalhamento de 250 m. O zoneamento é o passo inicial para o ordenamento territorial numa nova perspectiva de sustentabilidade. Ao caracterizar o potencial e as restrições aos diferentes usos das terras, ele representa um instrumento significativo para conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.
Foram elaborados mais de 300 mapas digitais de temas como: limites administrativos atualizados do Estado, geologia, geomorfologia, solos, bacias hidrográficas, relevo, risco de erosão das terras, chuvas, temperaturas, climas, vegetação e uso das terras. Imagens de satélite foram amplamente utilizadas ao longo de todo o processo. Os mapas do zoneamento dividiram o Estado em 28 regiões ecológicas, 90 setores e 212 unidades agroecológicas.
No próximo dia 31, durante as comemorações dos 10 anos da Embrapa Monitoramento por Satélite, esse material será entregue às autoridades do Estado do Tocantins, na sede da Unidade, e disponibilizado na Internet no endereço: http://www.cnpm.embrapa.br
Os produtores rurais e as pessoas envolvidas com o agronegócio poderão acompanhar diariamente a disponibilidade de água nos solos em onze Estados da região Centro-Sul do país. Utilizando dados de satélite, a evolução da água existente em 25 tipos de solos será monitorada em função das chuvas e da evaporação.
Esta nova tecnologia vai permitir uma melhor adequação da agricultura ao ambiente, orientando decisões sobre o controle de ervas daninhas, irrigação, adubação, condições de execução de tratos culturais, além de informar sobre as perspectivas da safra, datas prováveis de colheita e produção. O resultado é uma maior economia e eficiência no uso dos insumos agrícolas, de modo adequado às variações espaciais e temporais.
Este serviço, que inclui também uma análise estadual de probabilidades de chuva, estará sendo distribuído pelo AGROCAST, um serviço de informações da Agência Estado para o agronegócio. Para maiores informações: http://www.agrocast.com.br
As provas de automobilismo da Rio 200 passam a contar, a partir do mês de maio, com a colaboração da Embrapa Monitoramento por Satélite. Trata-se de um sistema de previsão de tempo, utilizando imagens de satélite e modelos meteorológicos, desenvolvidos em parceria com outras instituições de pesquisa e prestação de serviços na área de meteorologia aplicada. A Embrapa Monitoramento por Satélite já vinha prestando consultoria para a Fazenda Citrus, de produção de laranja, do ex-piloto Emerson Fittipaldi, em Araraquara - SP. A corrida acontece dia 15 de maio no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro - RJ. No início do mês de maio, o serviço estará disponível na Internet no endereço: http://www.cnpm.embrapa.br/rio200
A Embrapa Monitoramento por Satélite participou pela quinta vez da maior feira agrícola da América Latina. A Agrishow acontece em Ribeirão Preto todos os anos e reúne cerca de 350 expositores.
Entre as pesquisas apresentadas pela Unidade, no stand do Ministério da Agricultura estavam: o Monitoramento Orbital de Queimadas, o Zoneamento Agroecológico do Tocantins, o Mapeamento do Uso das Terras com base em imagens de satélite e os Estudos de Sustentabilidade Agrícola na Amazônia.
Ministério da Agricultura e do Abastecimento
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por
Satélite
Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Supervisão de Pesquisa: Evaristo Eduardo de Miranda e Alexandre
Coutinho
Revisão: Evaristo Eduardo de Miranda e Ivo Pierozzi Jr.
Editoração eletrônica e Diagramação
Giselda Person e Tatiany de M. Moccaldo
Endereço: Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803, Pq. São
Quirino, CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (019) 252-5977
Tiragem: 1000 exemplares
Distribuição pela Internet: 3000 exemplares
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br