Boletim Informativo da Embrapa Monitoramento por Satélite
VIA SATÉLITE
Novos rumos para o futuro |
Embrapa Monitoramento por Satélite |
"Prevenir é melhor que apagar" |
Rally Tecnológico |
Semana do Meio Ambiente |
Simpósio |
Expediente |
O primeiro trem-bala do Brasil ligará Campinas ao Rio de Janeiro até 2005. O Governo Federal, em parceria com empresas alemãs, já começou os estudos para definir o trajeto do Trem de Alta Velocidade (TAV), que tem um custo estimado em US$ 6,5 bilhões. As informações para a elaboração do estudo estão sendo fornecidas pela Embrapa Monitoramento por Satélite.
O trem sairá de Campinas, passando por São Paulo e Santos, até chegar ao Rio de Janeiro.
O levantamento feito pela Unidade reuniu dados como relevo, drenagem, áreas urbanas, unidades de conservação, estradas e vias principais, num total de 175 mapas. A partir da análise destes dados será definida a melhor alternativa para o trajeto.
O Trem de Alta Velocidade, além de ser o meio de transporte menos poluente, possui outros benefícios, como a segurança e o menor consumo de energia.
Embrapa Monitoramento por Satélite apoia aventura ecológica
Remar e documentar 3000 km entre Campinas-SP e Buenos Aires (Argentina) é o desafio enfrentado pela dupla Carlos Eduardo Vageller e Alessandro Casella. A aventura - que conta com o apoio da Embrapa Monitoramento por Satélite - teve início no último dia 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. O chefe da Unidade, Dr. José Roberto Miranda, esteve às margens do Rio Atibaia (Distrito de Sousas) no evento promovido para a partida, prestando apoio e desejando-lhes sucesso na aventura.
Os remadores saíram numa canoa que percorrerá os rios Atibaia, Piracicaba, Tietê e Paraná até o Rio da Prata, na Argentina. O objetivo é fazer um levantamento monitorado por satélite sobre os impactos ambientais ao longo do percurso. Para isso, contam com tecnologia de ponta, como computadores portáteis, câmeras digitais, telefones celulares e comunicação via satélite. A aventura está prevista para acabar na primeira quinzena de setembro, com o retorno da dupla ao Brasil. Para conhecer o diário de bordo dos remadores e outras informações, acesse: http://www.remar.com.br
O Chefe da Unidade Dr. José Roberto Miranda e o remador Alessandro no dia da partida
 
"Prevenir é melhor que apagar"
"Prevenir é melhor que apagar". É com esse objetivo que o Corpo de Bombeiros vem organizando o Plano de Prevenção de Incêndios nas Matas Nativas de Campinas, com a participação da Embrapa Monitoramento por Satélite e outros órgãos públicos. O trabalho, iniciado em 1995, faz parte da Operação Mata Fogo, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
A bióloga consultora da Unidade Giselda Person, participou nos dias 29 e 30 de junho de aulas práticas e teóricas de prevenção do fogo nas matas nativas, realizadas no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP). A intenção é criar várias equipes distribuídas no município, capazes de controlar o fogo com maior eficiência. Os incêndios florestais representam aproximadamente 50% das ocorrências do Corpo de Bombeiros no período de estiagem, que vai de junho a outubro.
A Embrapa Monitoramento por Satélite em parceria com a Orbsystem vai monitorar um carro no VII Rally Internacional dos Sertões, que acontece entre os dias 10 e 21 de julho. A equipe é formada pelo piloto Luciano Cunha, pelo navegador Detlef Altwig e a manager Tânia M. M. Carvalho. O carro será rastreado por satélite durante todo o percurso. A Unidade receberá as coordenadas do veículo e disponibilizará as imagens de satélite correspondentes através da Internet com atualizações diárias. Para maiores informações visite o site: http://www.sertoes.com.br
No dia 29 de junho, os patrocinadores e organizadores do evento apresentaram o carro que será monitorado durante o rally, em um coquetel de lançamento ocorrido na cidade de Campinas-SP.
Fabiana Andrade
Apresentação do carro que será usado no rally
A Embrapa Monitoramento por Satélite participou, mais uma vez, da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Campinas-SP. O evento aconteceu de 05 a 13 de junho no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim e envolveu na sua programação o plantio de árvores, palestras e passeio ciclístico. O objetivo foi sensibilizar a população sobre a consciência ecológica e a responsabilidade do homem na preservação do meio ambiente, despertando o interesse para a educação ambiental.
O pesquisador Alexandre C. Coutinho esteve no XI Simpósio Sobre Recursos Naturais e Meio Ambiente, de 07 a 11 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e Petrobrás.
Durante o evento, o pesquisador participou de uma mesa redonda sobre o tema "Uso da terra e desenvolvimento sustentável", apresentando o trabalho "Automatização dos Processos de Mapeamento dos Usos da Terra".
Ministério da Agricultura e do Abastecimento
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por
Satélite
Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Supervisão de Pesquisa: Evaristo Eduardo de Miranda e Alexandre
Coutinho
Revisão: Evaristo Eduardo de Miranda e Ivo Pierozzi Jr.
Redação: Tatiany de M. Moccaldo e Fabiana C. Andrade
Diagramação: Tatiany de M. Moccaldo
Editoração Eletrônica: Fabiana C. Andrade e Ana Lúcia Filardi
Endereço: Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803, Pq. São
Quirino, CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (019) 252-5977
Tiragem: 1000 exemplares
Distribuição pela Internet: 3000 exemplares
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br