Boletim Informativo da Embrapa Monitoramento por Satélite
VIA SATÉLITE
A Campinas da época colonial já pode ser conhecida, em maiores detalhes, através da tese do arquiteto Antonio da Costa Santos, defendida junto à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. A Embrapa Monitoramento por Satélite apoiou este trabalho, desenvolvendo uma base de dados georreferenciados, com mapas em escalas variando de 1:10.000 a 1:250.000 , fotografias aéreas e imagens de satélite . A partir da manipulação dessa base de dados, foi feita uma análise para situar o traçado original da estrada dos Goyases (trecho de Jundiaí a Mogi Guaçu, SP), localizando a Sesmaria e a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso de Jundiaí, bem como a sua evolução espacial. Para isso, foram considerados temas como ocupação, drenagem, topografia e até a descrição que os viajantes da época faziam sobre a estrada, utilizando técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento.
O gerente de pesquisas da Unidade, Dr. Evaristo Eduardo de Miranda, foi um dos membros da banca examinadora, que por unanimidade, concedeu nota máxima, com louvor, ao doutorando. Parte do trabalho está disponível no site:
José Paulo Franzin
Da esq. para a dir., o chefe da Unidade, Dr. José Roberto
Miranda, o doutorando Antonio da Costa Santos e o
gerente de pesquisas Dr. Evaristo Eduardo de Miranda.
Um Roteador Cisco, com velocidade de transmissão de 128 Kb/seg., foi instalado para a comunicação da Embrapa Meio Ambiente, com a ajuda da Embrapa Monitoramento por Satélite. O equipamento está localizado no Campus I, da PUC-Campinas e vai permitir maior agilidade na conexão entre as duas unidades, bem como ao acesso às informações da Internet por parte da Embrapa Meio Ambiente.
O analista de sistemas da Embrapa Monitoramento por Satélite, Carlos F. A. Paniago, ajudou na instalação da linha e do Roteador, e em conjunto com a analista de sistemas da Embrapa Meio Ambiente, Ana Paula Americano Almada, está terminando o trabalho nas duas redes.
Nos dias 17 e 18 de agosto, foi realizado no auditório da Unidade, um curso sobre segurança de redes eletrônicas. O curso, ministrado pelo analista de sistemas da Embrapa Monitoramento por Satélite, Carlos F. A. Paniago, apresentou os principais riscos e ameaças às redes, além de oferecer dicas e soluções de segurança para Internet. Participaram do curso mais de quinze pessoas, dentre as quais, alunos da FATEC (Faculdade de Tecnologia de Americana, SP).
O Ciclo de Aplicação "Planeta Geo - Geotecnologias em Meio Ambiente", evento realizado no Gis Brasil'99, foi apoiado pela Embrapa Monitoramento por Satélite. O Ciclo, ocorrido nos dias 21 e 22 de julho, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, discutiu a importância da ecologia, do geoprocessamento, do uso dos sensores remotos de diversas resoluções em projetos de gestão ambiental. Dr. Evaristo Eduardo de Miranda, gerente de pesquisas da Unidade, participou do Planeta Geo proferindo duas palestras: "Como Conciliar Desenvolvimento e Meio Ambiente na Amazônia?" e "O Futuro do Mercado de Observação da Terra no Brasil".
Mais uma vez, a Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), do Rio de Janeiro, RJ, esteve visitando as instalações da Unidade, no dia 23 de julho. A colaboração com a ECEME acontece há quatro anos e faz parte do módulo "Ciência e Tecnologia" do curso de Política, Estratégia e Alta Administração, promovido anualmente pelo Exército. Neste curso, coronéis de todo o País visitam e recebem informações de empresas e instituições (públicas e privadas), que atuam em diversos segmentos da sociedade.
A Embrapa Monitoramento por Satélite esteve presente no Seminário "Agronegócio Brasileiro: As Negociações Agrícolas da Virada do Milênio", com as participações do chefe da Unidade, Dr. José Roberto Miranda, o gerente de pesquisas, Dr. Evaristo Eduardo de Miranda e o técnico agrícola José Paulo Franzin. O Seminário, ocorrido em 03 de agosto, no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo, SP, foi presidido pelo Secretário da Agricultura e do Abastecimento do Estado, João Carlos de Souza Meirelles.
Sobre a dificuldade que o Brasil enfrenta em relação aos pricipais mercados importadores, Meirelles avalia que "neste quadro se recomendam ações ainda mais intensas para a expansão do agronegócio, no sentido do mercado internacional, rompendo as barreiras comerciais que, se persistirem, condenarão países fornecedores de matérias-primas, de origem rural, à eterna condição subalterna. É pela exportação de produtos de maior valor agregado, e num mercado livre de barreiras, protecionismos e subsídios, que se atingirá o necessário crescimento sustentado."
Para discutir essa realidade, o Seminário trouxe para o debate os seguintes temas: "A Política Agrícola nos EUA", "A Política Agrícola Comum (PAC) da União Européia", "As Próximas Negociações Agrícolas na OMC (Organização Mundial do Comércio): contexto político e estratégia brasileira" e "As Cadeias Produtivas e seus desafios".
A Unidade recebeu, no dia 28 de julho, a visita do vice-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (IPAAM), Dr. Estevão Cavalcanti Monteiro de Paula. Na visita foi feito um convite à chefia para que a Unidade participasse do Seminário de Monitoramento Ambiental na Área do Projeto de Gestão Ambiental Integrada ao Nordeste e Sudeste do Estado do Amazonas (PGAI-AM), em Manaus, AM, nos dias 9 e 10 de agosto. O pesquisador Itamar Antonio Bognola, representou a Unidade no evento, ministrando a palestra "Monitoramento Ambiental: Experiências do NMA" e participou de discussões temáticas para a elaboração da matriz de planejamento das atividades de monitoramento ambiental para o Estado.
"Morcegos: Conhecer para Preservar" foi o tema do curso de férias para crianças e adolescentes de Campinas, SP, ministrado pela bióloga consultora da Unidade, Giselda Person. O curso, realizado no dia 21 de julho, na Reserva Florestal Mata de Santa Genebra, fez parte da Semana de Férias da Fundação José Pedro de Oliveira e reuniu cerca de 50 participantes. O objetivo foi conscientizar o público da importância ambiental da preservação dos morcegos.
Ministério da Agricultura e do Abastecimento
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por
Satélite
Chefe: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto: Ivo Pierozzi Jr.
Supervisão de Pesquisa: Evaristo Eduardo de Miranda e Alexandre
Coutinho
Revisão: Evaristo Eduardo de Miranda e Ivo Pierozzi Jr.
Redação: Tatiany de M. Moccaldo e Fabiana C. Andrade
Diagramação: Tatiany de M. Moccaldo
Editoração Eletrônica: Fabiana C. Andrade
Endereço: Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803, Pq. São
Quirino, CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (019) 252-5977
Tiragem: 1000 exemplares
Distribuição pela Internet: 3000 exemplares
e-mail: postmaster@cnpm.embrapa.br