Boletim Informativo da Embrapa Monitoramento por Satélite
VIA SATÉLITE
Amazônia vista do espaço |
Agenda 2001 |
Operação Quissamã
|
Concurso Cartão de Natal
|
CNPM realiza o zoneamento econômico-ecológico digital do Maranhão |
Expediente |
Pela primeira vez, podemos observar claramente a real situação da Amazônia brasileira, com toda a sua riqueza de biodiversidade, ecossistemas e tipos de agricultura. Um mosaico atualizado de imagens de satélite da Amazônia Legal, produzido pela Embrapa Monitoramento por Satélite e coordenado por Evaristo Eduardo de Miranda, responsável pela Área de Comunicação e Negócios da Unidade, permite ver com detalhes como está a região hoje.
O presidente Fernando Henrique Cardoso já o recebeu das mãos do Ministro da Agricultura, Marcus Vinicius Pratini de Moraes.
Composto por 228 imagens do satélite Landsat 7, a maioria deste ano, o trabalho foi dividido em 9 mosaicos e 9 CD´s, um para cada estado da região. Este conjunto está sendo repassado para todos os estados amazônicos e, posteriormente, para prefeituras, instituições acadêmicas e de pesquisa, organizações não-governamentais (ONG's) e escolas da região.
Cada estado amazônico receberá 100 cópias do mosaico estadual em CD-ROM e um painel em papel fotográfico. Tocantins e Maranhão já receberam.
As imagens que o compõem foram cuidadosamente trabalhadas. Ao olhar para a imagem, pode-se dizer que o usuário tem a mesma visão de um astronauta. É como se estivesse com uma luneta numa estação espacial observando a Terra.
O CD traz diversos recursos de navegação. Um deles permite que o observador faça aproximações (zoom), percorrendo com o mouse e chegando a detalhes de até 30 por 30 metros, no caso dos CD-ROMs dos estados, e 250 por 250 metros, no da Amazônia Legal.
Além do Presidente da República, o mosaico da Amazônia Legal já foi entregue ao Ministro da Defesa, Geraldo Quintão, e ao Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho.
O trabalho, que levou seis meses para ser concluído, será vendido pelo site da Unidade www.cnpm.embrapa.br, com uma versão simplificada, aberta a consultas. Os interessados podem fazer seu pedido diretamente neste site.
Ficou pronta a nova Agenda da Embrapa para o ano 2001. Ela foi elaborada pela Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia em parceria com a Embrapa Monitoramento por Satélite.
O que a agenda 2001 oferece, para inaugurar o século 21 e o novo milênio, tem tudo a ver com a aura futurista associada à essa data marcante: O Brasil visto do espaço.
São 26 imagens produzidas pela Embrapa Monitoramento por Satélite, Unidade de pesquisa que se dedica a testar e a desenvolver aplicações para a agricultura a partir da tecnologia espacial.
As imagens, feitas por satélite, revelam a diversidade das paisagens brasileiras e os desafios para viabilizar um uso sustentável das terras do país. Faça seu pedido pelo telefone (61)448-4236 ou pelo e-mail vendas@spi.embrapa.br.
Operação Quissamã
Em parceria com o 6º Grupamento de Artilharia de Costa Motorizado José Bonifácio - no âmbito do convênio existente entre a Embrapa Monitoramento por Satélite e o Ministério do Excército - a Unidade participou da operação Quissamã, realizada na região de Marataízes-ES.
Foi desenvolvido um sistema, apoiado no emprego de imagens de satélite e SIG (Sistema de Informações Geográficas), para o planejamento operacional do uso do armamento ASTROS.
Os resultados foram apresentados no local ao Ministro da Defesa, Geraldo Quintão, e demais autoridades militares.
Objetivando maior motivação e integração internas, foi realizado um concurso com a participação do filhos dos funcionários da Embrapa Monitoramento por Satélite, com idade entre 05 e 14 anos, para eleger a ilustração do cartão de Natal 2000.
Entre muitos participantes, o desenho de Nicolas Carriere de Miranda, filho de José Roberto Miranda, foi escolhido por votação, tendo seu desenho estampado na capa do cartão que foi enviado aos parceiros, clientes e empregados.
Esta iniciativa, foi idealizada e organizada pela Área de Comunicação e Negócios, que acredita que investir e valorizar a integração com os clientes internos é estabelecer uma parceria concreta e duradoura.
Foi assinado um contrato entre o governo do Maranhão e a Embrapa Monitoramento por Satélite para a realização do zoneamento econômico-ecológico do Estado. O projeto, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), já vem sendo realizado pela Unidade e deverá estar pronto e entregue no segundo semestre de 2001.
O objetivo é auxiliar na gestão pública, no desenvolvimento do turismo e na iniciativa de investidores privados, além de identificar novas regiões com potencial agroecológico e sócio-econômico e avaliar o estado de conservação das áreas turísticas mais importantes do Estado. Para sua realização, serão utilizadas 22 imagens do satélite Landsat 7 para cobrir todo o território maranhense, ou seja, 333.366 km2.
O governo maranhense acompanhará toda a elaboração do trabalho através da Internet e quando o zoneamento estiver pronto, o acesso será aberto ao público. Segundo Evaristo Eduardo de Miranda, coordenador do projeto, este acesso disponibilizará à autoridades do Estado, ao setor privado e aos prefeitos dos municípios, uma gama de informações sócio-econômicas e ambientais inéditas.
"Todas as etapas de execução do trabalho feitas em Campinas serão acompanhadas do Maranhão, via internet, e, quando o zoneamento ficar pronto o acesso será aberto ao público, já que este é um trabalho público, realizado com dinheiro público", comentou Jorge Murad, gerente de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico.
Ministério da Agricultura e do Abastecimento
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de Monitoramento por Satélite - CNPM
Chefe Geral: José Roberto Miranda
Chefe Adjunto P&D: Ivo Pierozzi Jr.
Chefe Adjunto de Administração: Luiz Gonzaga A. de Souza
Supervisão de Pesquisa: Alexandre C. Coutinho
Responsável pela Área de Comunicação e Negócios: Evaristo Eduardo de Miranda
Revisão: Evaristo Eduardo de Miranda e Ivo Pierozzi Jr.
Edição: Renata T. Meneghetti
Redação: Fabiana C. Andrade e Lucas Calipo
Editoração Eletrônica e Diagramação: Lucas Calipo e Ana Lúcia Filardi
Endereço: Av. Dr. Júlio Soares de Arruda, 803, Pq. São Quirino, CEP 13088-300, Campinas, SP, Brasil
Tel: (19) 3252.5977
Tiragem: 450 exemplares
Distribuição pela Internet: 3000 exemplares
e-mail: sac@cnpm.embrapa.br