VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 13, n. 4, junho 2005.


Redes de Colaboração, Conhecimento e Negócios

O Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Eduardo de Miranda, marcou presença no evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no dia 14 de junho, sobre Redes de Colaboração, Conhecimento e Negócios. Durante o evento foi apresentado o exemplo de sucesso de arranjo produtivo local (APL) do pólo calçadista de Birigüi. A perspectiva, demonstrada pelo Governo do Estado de São Paulo, é de implantar o mesmo modelo de sistema voltado para o agronegócio.


O sistema implantado no pólo de Birigüi tem como diferencial uma ferramenta virtual, com base em software livre, desenvolvida pela empresa Radium Systems, com o apoio do Governo do Estado. A idéia do portal do pólo calçadista é integrar os empresários para que o conhecimento seja compartilhado pela rede, de modo a aumentar a competitividade do setor.


Fórum Panorama do Meio Ambiente

Meio Ambiente e Empresa no Século 21. Este foi o tema do primeiro evento dentro do Fórum Permanente Panorama do Meio Ambiente, ocorrido no dia 22 de junho, em Campinas, SP. A Embrapa Monitoramento por Satélite foi uma das instituições a apoiar a realização do evento, que contou com a representação do Chefe-Adjunto da Área de Comunicação e Negócios, José Roberto Miranda, e do Chefe-Geral da Unidade, Evaristo Eduardo de Miranda. José Roberto Miranda também participa, dentro do projeto do Fórum, como autor de capítulo de um livro a ser lançado em breve. O Fórum é um evento destinado a profissionais do segmento ambiental, setor público, comitês de bacias, ONGs e universidades. O objetivo é a capacitação técnica e a discussão dos diversos temas ambientais de relevância para o setor empresarial, diante dos desafios do século 21.



Jornalista José Pedro Martins, Chefe-Adjunto da Embraoa,
José Roberto Miranda,e Marcos Paulo de Moraes, da 3S Projetos



Seminário discute desmatamento na Amazônia

A Embrapa Monitoramento por Satélite foi uma das instituições a participar do seminário técnico-científico sobre monitoramento do desmatamento, promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, nos dias 27 e 28 de junho. O evento reuniu os principais especialistas na geração e análise de informações sobre a alteração da cobertura vegetal. Instituições de governo e não-governamentais apresentaram estudos e avaliações de tendência, com diferentes. O evento contou com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.


2ª Conferência da Cidade de Campinas


Os pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite, Gustavo Souza Valladares e Maria Lúcia Zuccari, participaram, no dia 10 de junho, da Assembléia de Instalação da Comissão Preparatória da 2ª Conferência da Cidade de Campinas. A Embrapa procurou apontar os problemas prioritários, levantados pela equipe de pesquisadores da Unidade, a serem discutidos no evento nas áreas de agricultura e meio ambiente. A 2ª Conferência acontecerá em julho.


Workshop aborda geotecnologias na gestão pública

A pesquisadora da Embrapa Monitoramento por Satélite, Denise de La Corte Bacci, participou do Workshop Geotecnologias na gestão pública: subsídio ao plano diretor, realizado no dia 01 de julho, na Unesp, em Rio Claro, SP. O evento procurou reunir e avaliar a documentação cartográfica municipal disponível, tendo como exemplo alguns municípios do Estado de São Paulo e Minas Gerais. O encontro teve ainda a realização de Mesas Técnicas para o debate de temas relacionados à gestão municipal e às aplicações de geotecnologias e sessões técnicas com a apresentação de painéis de diversos municípios.


Enchentes

A Embrapa Monitoramento por Satélite é uma das instituições da cidade de Campinas a integrar o Grupo de Enchentes, organizado pela Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública. O pesquisador Gustavo Souza Valladares representou a Unidade numa série de reuniões, ocorridas no mês de junho, onde foram apontadas as áreas de risco no município e discutida a questão da macrodrenagem.



Estiagem e o monitoramento de queimadas

O Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Eduardo de Miranda, foi um dos palestrantes na Reunião sobre Estiagem e Defesa Civil - A importância das informações hidrometeorológicas, promovida pelo Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas do Instituto Agronômico de Campinas (CIIAGRO/IAC). O evento, que aconteceu no dia 21 de junho, abordou o papel da Defesa Civil, a importância e aplicação da Rede Meteorológica do Estado de São Paulo, índices de risco de incêndio e um sistema on line de monitoramento. O Chefe-Geral da Unidade falou sobre o monitoramento orbital de queimadas e o trabalho desenvolvido pela Embrapa.




Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda,
fala sobre Monitoramento de Queimadas



Palestra

O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Alexandre Camargo Coutinho, foi convidado a apresentar os projetos realizados pelo Unidade para os alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Cristão de Ensino, de Paulínia, SP. A palestra ocorreu no dia 30 de maio e foram apresentados os trabalhos Brasil Visto do Espaço e Brasil em Relevo.