VIA SATÉLITE: Boletim Informativo do CNPM, Campinas, v. 13, n. 7, setembro 2005.

 

Semana Nacional de C&T: Palestras abordam tecnologias da Embrapa e temas ambientais

A Embrapa Monitoramento por Satélite promoveu palestras para estudantes e um bate-papo virtual, através da Internet, com professores do ensino fundamental de Campinas, dentro da programação para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Entre os dias 03 e 09 de outubro, entidades nacionais de todo o país, ligadas à pesquisa, organizaram atividades e eventos destacando a importância da ciência e da tecnologia para a vida e o desenvolvimento do Brasil. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi criada através de decreto da Presidência da República e acontece todos os anos, no mês de outubro.

Cerca de 350 estudantes do Colégio Integral, de Campinas, puderam conferir, no dia 05, palestras sobre temas ambientais e ações da Embrapa Monitoramento por Satélite. Seis dos pesquisadores da Unidade expuseram aos alunos, durante todo o dia, tecnologias desenvolvidas pela Embrapa, como as imagens do programa "Brasil em Relevo", e também abordaram temas atuais, como as mudanças e fenômenos climáticos, o uso sustentável dos recursos naturais e a relação possível entre as bactérias e o monitoramento por satélite. Para as turmas mais novas, da 1ª e 2ª séries, as pesquisadoras Cristina Criscuolo e Cristina Rodrigues enfocaram a escola e o seu entorno, a vegetação local e as diferenças do meio rural e do urbano, apresentando inclusive imagens de satélite do município. No pátio da escola foi montado um estande, com equipamentos e material para divulgação dos projetos da Unidade.

Os alunos receberam ainda exemplares da primeira cartilha da Coleção Jogos Ambientais da Ema, com o tema Água, produzida pela Embrapa Meio Ambiente. A coleção possui outras seis cartilhas temáticas: Solo, Árvores e Florestas, Lixo e Reciclagem, Qualidade de Vida (enfoque para nutrição, higiene e segurança do alimento), Ar e Fauna. Cada cartilha possui jogos, poesias e glossário em seus temas específicos e há inclusive edições em braile. A reimpressão da cartilha número 01, especialmente para a Semana Nacional de C&T, foi aprovada pela coordenação do evento no Estado de São Paulo por estar totalmente vinculada à temática da edição de 2005 e realizada com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Confira também: Segunda edição do Chat reuniu professores e pesquisadores
 

Alunos conferem imagem de satélite de alta resolução
exposta em estande, na área externa do colégio


Pesquisador da Embrapa, André Furtado, fala sobre
bactérias e o monitoramento por satélite


Palestras atingiram um público de cerca de 350
estudantes do ensino fundamental

Pesquisadora Cristina Criscuolo, da Embrapa, apresenta
alguns trabalhos desenvolvidos pela Unidade