Pesquisador da Embrapa lança livro sobre o Rio Amazonas, em Campinas
O pesquisador e Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, lançou, no dia 18 de abril, em Campinas (SP), o livro "Quando o Amazonas corria para o Pacífico - Uma história desconhecida da Amazônia ". Antes de Campinas, o livro teve lançamentos em São Paulo (SP), Belém (PA) e Curitiba (PR).
Num momento em que a Amazônia é a pauta do dia, o pesquisador da Embrapa propõe um olhar histórico para buscar o entendimento da situação atual e saídas sustentáveis. "Hoje, todos defendem a Amazônia. Cada um defende a 'sua'. Mas ainda se ignora a violenta história da presença humana na Amazônia, bem antes da chegada dos portugueses. Poucos entendem como foi possível esse território espanhol passar para o domínio português. E permanece em fragmentos a história natural de sua riquíssima fauna e flora", ressalta o autor.
Pesquisador da Embrapa, Evaristo de Miranda tem trabalhado com a problemática do desenvolvimento rural, buscando conciliar propostas de proteção ambiental com produção agrícola, e já publicou diversos livros sobre as interações do homem com o meio ambiente no Brasil. Neste livro, publicado pela Editora Vozes, o autor percorre um caminho de volta até o tempo em que o rio Amazonas corria para o Oeste e desaguava no Oceano Pacífico.
Na primeira parte, expõe
de forma simples um pouco da história natural da Amazônia. A segunda
parte do livro trata da história humana da Amazônia. E em sua última
parte, fala da história política da Amazônia, até os finais do Século
XVIII, quando de sua incorporação definitiva ao Brasil. "Os espanhóis
foram os primeiros a chegar na Amazônia. Pelo Tratado de Tordesilhas,
toda bacia estava em seus domínios. Eles eram os senhores da Amazônia,
de direito e de fato", explica Miranda. Para ele, a incorporação da
Amazônia ao território brasileiro não foi obra do acaso. "O leitor vai
descobrir uma história recheada de estratégia geopolítica, meandros
inesperados, tragédias, heróicas surpresas, episódios ocultos, aventuras
guerreiras e religiosas ao longo de mais de três séculos", completa.
Evaristo de Miranda e o diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais da CPFL, Augusto Rodrigues |
Evento em Campinas aconteceu na Livraria FNAC |