Ano 16 - nº 02
Março de 2008
Embrapa Monitoramento por Satélite

Lula inaugura nova sede da Embrapa Monitoramento por Satélite

O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, no dia 4 de março, a nova sede da Embrapa Monitoramento por Satélite, em Campinas (SP). Com as novas instalações, pelo menos cinco vezes maior, a Unidade deverá ampliar sua equipe e frente de atuação, com um espaço operacional assegurado para projetos de gestão territorial em parceria com empresas do setor de etanol e biodiesel e em colaboração com a Embrapa Agroenergia (Brasília-DF). O evento de inauguração contou com a presença do Diretor-Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Silvio Crestana, e do Prefeito Municipal de Campinas, Dr. Hélio de Oliveira Santos (PDT), entre outras autoridades. A comitiva presidencial incluiu o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, das Comunicações, Hélio Costa, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e ainda o Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Jorge Armando Felix.

Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, Presidente Lula e Prefeito de Campinas, Dr. Hélio de Oliveira Santos

O Diretor-Presidente da Embrapa, Silvio Crestana, destacou a Unidade como mais um espaço de inovação e estratégia e ainda a importância do monitoramento por satélite para acompanhar as áreas de expansão da agricultura brasileira. O Presidente Lula ressaltou, em seu discurso, que o grande conhecimento da Embrapa revela o país como gerador de tecnologia de ponta. "A inauguração desta nova unidade revela um centro de excelência do país", destacou.

A Embrapa Monitoramento por Satélite cuida da gestão territorial da agricultura: monitora a dinâmica das culturas, da pecuária e das florestas no território nacional; acompanha e mapeia a infra-estrutura agrícola (estradas, alcooldutos, armazéns, unidade de transformação, portos etc.) e a expansão da agroenergia; e colabora com empresas privadas, cadeias do agronegócio e órgãos públicos no planejamento e governança territorial. Projetos sobre biodiversidade em áreas agrícolas, monitoramento territorial da agricultura orgânica, do plantio direto e sistemas de gestão territorial para prefeituras municipais também estão entre as atividades do centro de pesquisa.

As instalações de 6 mil m2, construídas em terreno cedido pelo Exército Brasileiro em Campinas, vão ampliar e melhorar a capacidade operacional da Unidade. Atualmente, o quadro de pessoal é formado por 48 funcionários. São 13 pesquisadores com doutorado e quatro com mestrado e, na área de suporte à pesquisa, nove profissionais da área de tecnologia da informação, seis da área de comunicação social e transferência de tecnologia e 15 da área administrativa, além de 11 estagiários. O investimento total na obra foi de cerca de R$ 12 milhões.

Além de contar agora com um espaço dedicado a projetos em parceria com empresas do setor de etanol e biodiesel, o centro passa a ter uma biblioteca especializada e três novos laboratórios: um de recepção de dados de satélite, um de pesquisas sobre biodiversidade em áreas agrícolas e um de geomática aplicada à governança territorial. Esse laboratório desenvolverá projetos para apoiar as políticas públicas, em colaboração com universidades dos Estados Unidos, do Canadá (Laval) e instituições internacionais, como CIRAD (França), FAO (Nações Unidas) e JRC (União Européia). As novas instalações contemplam ainda locais para treinamento de bolsistas, estagiários e técnicos de outras instituições, públicas e privadas.

A Embrapa Monitoramento por Satélite foi criada em 1989 por determinação da Presidência da República. Até hoje, a Unidade mantém um forte vínculo operacional com a Presidência em projetos estratégicos, principalmente com o Gabinete de Segurança Institucional – GSI/PR. Com as novas instalações, o GSI vai dispor de um gabinete operacional no local onde está sendo desenvolvido o projeto de gestão territorial da infra-estrutura crítica da agroenergia.

A Unidade tem projetos em andamento que atendem também ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Atualmente, são desenvolvidos trabalhos de interesse da Assessoria de Gestão Estratégica (Sistema de Gestão da Agricultura), da Secretaria de Cooperativismo e Desenvolvimento Sustentável (Índice de Sustentabilidade de Produtos Agrícolas com Base Territorial), da Secretaria de Defesa Agropecuária (febre aftosa e rastreabilidade bovina), da Secretaria de Cooperação Internacional do MAPA (Dimensões Territoriais da Produção Agrícola). Dentre os projetos, destaca-se o lançamento da Rede Social de Inovação, Conhecimento e Negócio da Agroenergia (Rede Peabirus), atualmente com mais de mil membros.

 

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Fazenda Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.