Ano 16 - nº 05
Junho/Julho 2008
Embrapa Monitoramento por Satélite

Embrapa apresenta para o Presidente Lula levantamento sobre o alcance territorial da legislação ambiental no Brasil

O Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, apresentou ao Presidente da República, no dia 4 de julho, dados sobre o alcance territorial da legislação ambiental no Brasil. O trabalho, apresentado durante audiência no Palácio do Planalto, é a primeira síntese de uma série de mapas e estudos realizados pela Unidade. A pesquisa atende a um problema de gestão territorial colocado pela Presidência da República e terá continuidade, podendo ajudar na formulação de novas políticas públicas de governança territorial, numa perspectiva de médio e longo prazo.

Segundo Miranda, a legislação ambiental, nos últimos anos, estabeleceu diversas regras e restrições territoriais que, em muitos casos, acabam ignorando o histórico e a realidade do uso e ocupação das terras agrícolas no Brasil. Para ele, existe um enorme hiato entre legitimidade e legalidade no uso das terras agrícolas. "Isso pode ser um freio ao aumento da produção sustentável de alimentos e de agroenergia", completa.

Em junho, a Embrapa Monitoramento por Satélite participou de reuniões com pelo menos dois ministérios do governo federal sobre o alcance territorial da legislação ambiental: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ministério Extraordinário de Assuntos Estratégicos. Leia mais em Curtas:


Unidade apresenta ao Ministro Mangabeira Unger estudo sobre a legislação ambiental na região da Amazônia Legal

Reunião no MAPA aborda avaliação do alcance territorial da legislação ambiental



Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, em audiência com o Presidente Lula

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.