Ano 16 - nº 09
Novembro 2008
Embrapa Monitoramento por Satélite

Pesquisa da Embrapa é apresentada na Câmara dos Deputados

O pesquisador e Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Eduardo de Miranda, apresentou em audiência pública na Câmara dos Deputados, realizada dia 18 de novembro, estudo sobre o alcance territorial da legislação ambiental. A pesquisa realizada pela Embrapa mostra que, embora várias leis, decretos, resoluções e iniciativas visassem a proteção ambiental, elas nem sempre contemplaram as realidades sócio-econômicas existentes, nem a história da ocupação do Brasil.

Os resultados da primeira fase da pesquisa mostram que, para respeitar a legislação ambiental e territorial em vigor, menos de 7% da área do Bioma Amazônia deveria estar ocupada com agricultura, urbanização, indústrias e infra-estrutura. O alcance da legislação ambiental e territorial é de pelo menos 67% do Brasil. A pesquisa mapeou, mediu e avaliou, pela primeira vez, diversos cenários de alcance territorial dessa legislação no Brasil, com base em imagens de satélite, cartografia digital e dados secundários.

Para o pesquisador, é preciso que ambientalistas e agropecuaristas negociem, porque não há consenso em relação às terras. Segundo Evaristo de Miranda, “nos últimos anos, um número significativo de áreas foi destinado à proteção ambiental e ao uso exclusivo de algumas populações, enquanto uma série de medidas legais restringiu a possibilidade de remoção da vegetação natural, exigindo sua recomposição e o fim das atividades agrícolas nessas áreas”. A audiência foi requerida pelo deputado Moreira Mendes às comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Ao final da palestra, Evaristo de Miranda informou que em breve o sistema vai estar disponível na Internet  para o usuário elaborar simulações sobre a ocupação das terras brasileiras.

Para a audiência, além da Embrapa, foi convidado o assessor jurídico do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), André Lima, que defendeu o uso de tecnologias como forma de reduzir a área dedicada à pecuária, passando a ser utilizada para a produção agrícola. Participaram da reunião o 3º vice-presidente da comissão da Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Marcos Montes (DEM/MG), o presidente da Frente Parlamente da Agricultura, deputado Valdir Colatto (PMDB/SC), e os deputados Luís Carlos Heinze (PP/RS), Ernandes Amorim (/RO), entre outros membros das comissões.



Audiência foi requerida pelo dep. Moreira Mendes às comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável



A pesquisa, apresentada na Câmara, mapeou, pela primeira vez, diversos cenários de alcance territorial da legislação no Brasil


Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.