Ano 17 - nº 06
Junho 2009
Embrapa Monitoramento por Satélite

Unidade trabalha em parceria com o JRC em projeto da FAO

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu no início de julho a visita do pesquisador Hugh Eva, do Joint Research Centre - JRC, da União Européia. O JRC é responsável por um projeto da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), que visa o estudo sobre a cobertura florestal no planeta e sua alteração no período compreendido entre os anos de 1990 e 2000. Hugh Eva é responsável pelo levantamento que está sendo realizado na América do Sul e tem trabalhado, juntamente com a área de Gestão Territorial Estratégia da Embrapa Monitoramento por Satélite, no desenvolvimento de uma metodologia de validação dos dados (classificação de imagens) referentes ao Brasil. O trabalho deverá ser finalizado até setembro deste ano.


Pesquisador é responsável por um projeto sobre
a cobertura florestal no planeta



Pesquisador participa de mesa-redonda na 61ª Reunião Anual da SBPC

O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, participa no dia 17 de julho, de mesa-redonda dentro da programação da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. Considerado o maior evento científico do Brasil, a Reunião Anual da SBPC deste ano acontece de 12 a 17 de julho, na Universidade Federal do Amazonas – UFAM, em Manaus. O tema central neste ano é Amazônia: ciência e cultura. Batistella participa, com outros três pesquisadores de diferentes instituições, da mesa-redonda "Grandes projetos científicos mobilizadores", que integra o núcleo temático "Desenvolvimento da Amazônia".


 

Reunião "Gases de Efeito Estufa"

Sandra Furlan Nogueira e Mateus Batistella, pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite, participaram da Reunião "Gases de Efeito Estufa", realizada em Ribeirão Preto, SP, entre os dias 6 e 8 de julho. Representantes de várias unidades da Embrapa e também de instituições como USP, Unesp, LBA, CIRAD, entre outras, participaram do evento e debateram sobre a realização de projetos interinstitucionais. A pesquisadora Sandra Furlan Nogueira apresentou o trabalho “Monitoramento e perspectivas de avaliação espaço-temporal da dinâmica de carbono em agro-ecossistemas”.


Unidade recebe técnicos do GSI da Presidência da República

Dando continuidade à instalação do escritório do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) em área da Embrapa Monitoramento por Satélite, estiveram na Unidade, no dia 26 de junho, a Comandante Nadima Sayegh Ezarani, o Capitão Jorge Dirceu Melo de Cerqueira e o senhor Aramis Motta, todos técnicos do GSI. Os técnicos puderam conhecer o funcionamento dos sistemas de segurança da área de Informática, além das instalações que futuramente ocuparão. Foram apresentados também alguns trabalhos de monitoramento das obras do PAC e também de sistemas de gestão territorial da agricultura.
 


GSI deve ocupar instalações compartilhadas com a Embrapa


Representantes da Casa Civil e do Ministério do Planejamento visitam a Unidade

A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu, nos dias 24 e 25 de junho, a visita de Miriam Chaves, Assessora Especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, ligada à Casa Civil, e de representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Eles estiveram na Unidade para acompanhar mais de perto o andamento do Projeto 10 do PAC Embrapa, que prevê o monitoramento por satélite das obras do PAC do Governo Federal e seus impactos.


Representantes acompanharam andamento
do projeto de monitoramento do PAC




Estudantes secundaristas de Jaguariúna recebem palestra técnica

O pesquisador José Roberto Miranda esteve na cidade de Jaguariúna, SP, no dia 24 de junho, para apresentar palestra sobre o tema “O mundo das serpentes: animais fascinantes e temidos pelos homens”. A palestra foi assistida por cerca de 45 alunos, das séries do segundo grau e também do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) da Escola Estadual Profº Celso Henrique Tozzi. A palestra fez parte da programação de uma gincana realizada na escola, cujo tema era “meio ambiente”.


Palestra fez parte de programação sobre Meio Ambiente


Pesquisador apresenta palestra na PECNORDESTE 2009

O Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo Eduardo de Miranda, foi um dos palestrantes convidados para o XIII Seminário Nordestino de Pecuária - PECNORDESTE 2009, realizado em Fortaleza, CE, entre 15 e 18 de junho. O tema da palestra, ocorrida no último dia do evento, foi "Alcance territorial da legislação ambiental e indigenista brasileira". A mesa de debates, neste dia, foi presidida pelo diretor executivo da Embrapa, Geraldo Eugênio de França. A programação do evento incluiu palestras técnicas, oficinas, minicursos, mesas redondas e festival gastronômico, e contou com a participação de pelo menos mais três Unidades da Embrapa da região.



Rede Agroambiente faz primeira reunião

Pelo menos quatro pesquisadores da Embrapa Monitoramento por Satélite integram o projeto Rede Agroambiente - Prestação de serviços ambientais por opções de manejo em sistemas produtivos na Amazônia. O projeto é liderado pela Embrapa Amazônia Oriental e a primeira reunião aconteceu em maio, em Belém, PA. O objetivo é gerar conhecimentos sobre serviços ambientais na agricultura, como forma de promover a sustentabilidade produtiva e sócio-ambiental na Amazônia brasileira. A área de estudo será a região sob influência da BR-163, no estado do Pará, onde coexistem diferentes categorias produtivas, como agricultura familiar, agricultura empresarial de grãos e pecuária extensiva.

A partir da espacialização e conhecimento da realidade local, serão selecionados sistemas produtivos para quantificação dos seguintes serviços ambientais: seqüestro de carbono, redução na emissão de gases de efeito estufa do solo para a atmosfera, conservação da biodiversidade, dos solos e da água. A Embrapa Monitoramento por Satélite vai atuar no plano de ação sobre a dinâmica de uso e cobertura da terra, que pretende caracterizar e avaliar os padrões e processos de transformação da paisagem em diferentes contextos produtivos na Amazônia. O pesquisador responsável pela ação é Mateus Batistella, com colaboração dos também pesquisadores Carlos Cesar Ronquim, Carlos Fernando Quartaroli e  Cristina Criscuolo.



Mudanças Climáticas Globais

Em maio foram aprovados dois projetos com participação da Embrapa Monitoramento por Satélite no recém criado Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais. O objetivo do programa é avançar o conhecimento no tema e, entre outras ações, gerar resultados que auxiliem na tomada de decisões com respeito a avaliações de risco e estratégias de mitigação e adaptação. O pesquisador da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, integra o projeto "Urban growth, vulnerability and adaptation: social and ecological dimensions of climate change on the coast of São Paulo", liderado pela Unicamp, e é também um dos principais pesquisadores do projeto "Land use change in Amazonia: institutional analysis and modeling at multiple temporal and spatial scales", este liderado pelo INPE.

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.