Explorar
o potencial das imagens de
satélite no ambiente escolar e contribuir para a
disseminação desse tipo de
informação na sociedade. São esses os principais
objetivos do livro
paradidático organizado pela Embrapa Monitoramento por
Satélite, “Outros Olhares
de Campinas: Imagens de Satélites na Escola”, que iniciou a fase
de validação e
finalização neste mês. O livro é resultado
de um projeto que leva o mesmo nome
e compõe as ações de cidadania e responsabilidade
social, dentro do programa
Embrapa & Escola. Iniciado em 2006, o projeto foi desenvolvido em
parceria
com a Escola Estadual Regina Coutinho Nogueira, de Campinas (SP),
contando com
a participação de alunos e professores em diversas etapas.
O
material produzido - livro e jogos
educativos - já entrou na fase de validação dentro
da sala de aula. O livro
paradidático foi dividido em três capítulos. O
primeiro capítulo é dedicado a
apresentar as tecnologias de satélites e sua importância
em estudos ambientais
e o segundo traz informações específicas sobre o
município de Campinas. O
terceiro capítulo aborda as cartas do jogo da memória,
que ilustram 13 lugares
importantes do município, definidos pelos próprios alunos
da escola. O material
traz informações sobre esse
pontos em destaque,
contextualizando-os de acordo sua função urbana.
Para a fase de
validação, foram programados encontros com professores,
palestras com os alunos
e a aplicação na prática das atividades do livro.
A pesquisadora da Embrapa, Cristina Criscuolo, coordenadora editorial
da obra, conta que os alunos chegaram a desenvolver
atividades orientadas a partir do livro, como o mapeamento do sistema
viário do entorno
da escola, cumprindo o terceiro objetivo do projeto. A previsão
é de que livro
seja lançado oficialmente ainda neste ano.
|
Livro
está em fase de finalização e deve ser
lançado ainda em 2009 |