Ano 17 -
nº 09
Novembro/Dezembro 2009
|
Embrapa Monitoramento por
Satélite |
Projeto
para elaboração do Atlas Ambiental Escolar de Campinas
encerra primeiro módulo de capacitação de
professores
Após
três meses, o Projeto GeoAtlas fechou o ano concluindo o primeiro
módulo do curso de capacitação voltado para
professores do ensino municipal de Campinas. O projeto "Geotecnologias
como Apoio à Elaboração de Material
Didático para o Ensino Fundamental", prevê a
produção de um Atlas Ambiental Escolar da Região
Metropolitana de Campinas, em formatos de livro e website, com foco nos dados sobre
as atividades agropecuárias e suas relações com o
meio ambiente, a economia e a sociedade. Com duração
até 2012, o projeto vai atuar de forma interdisciplinar,
envolvendo pesquisadores e professores de 5ª à 8ª
séries da rede municipal.
Além deste primeiro módulo, os professores envolvidos no
projeto participarão de cursos e oficinas de
capacitação sobre o uso das geotecnologias como
ferramentas aplicadas ao ensino fundamental. Cinco escolas municipais
de ensino fundamental de Campinas participam, além dos
integrantes dos grupos de formação em ciências que
já atuam no Centro de Formação, Tecnologia e
Pesquisa Educacional Professor Milton de Almeida Santos - CEFORTEPE.
De acordo com a coordenadora do projeto, a pesquisadora da Embrapa
Cristina Criscuolo, as geotecnologias, como o sensoriamento remoto e as
imagens de satélite, têm potencialidades ainda não
muito exploradas em sala de aula. “Elas podem contribuir na
produção de materiais didáticos personalizados,
capazes de tornar as aulas mais atraentes e produtivas, inserindo a
visão espacial do ambiente”, explica. A idéia é
fomentar a observação e a análise a partir de uma
escala local, abordando temas relacionados ao bairro, ao
município ou a região mais próxima onde o
adolescente estuda ou habita, despertando o interesse no conhecimento
de seu ambiente.
A execução do projeto GeoAtlas é coordenada pela
Embrapa Monitoramento por Satélite, que estabeleceu um contrato
de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal
de Campinas. As atividades prevêem também o apoio de
instituições parceiras, como a Universidade de São
Paulo - USP, a Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, o Instituto
Agronômico de Campinas - IAC, o Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais - Inpe, a Embrapa Meio Ambiente, a Embrapa Informática
Agropecuária e a Embrapa Informação
Tecnológica.
O primeiro dos quatro módulos do curso de
capacitação direcionado aos professores, abrangeu temas
como meio ambiente e as atividades agropecuárias atuantes na
Região Metropolitana de Campinas e foi realizado com a
participação de profissionais da Embrapa e das
instituições parceiras. Com carga horária de 33
horas, a programação incluiu ainda uma visita guiada ao
centro histórico de Campinas, para estudo do meio. A visita foi
conduzida pelo historiador do Museu da Cidade da Prefeitura Municipal
de Campinas, Américo Baptista Villela. No encerramento, os
professores acompanharam ainda a palestra do pesquisador da Embrapa
Monitoramento por Satélite, José Roberto Miranda, sobre
os principais produtos agropecuários da região de
Campinas e participaram de uma visita ao IAC, conduzida pelo
pesquisador da instituição, Romeu Benatti Júnior.
Em março de 2010, terá início o segundo
módulo do curso, em que será trabalhado o software de
geoprocessamento Spring, desenvolvido pelo Inpe. A partir de abril,
pesquisadores e educadores darão início aos trabalhos de
definição de temas do Atlas Ambiental e da estrutura da
publicação, baseada inicialmente nas cadeias produtivas
presentes na região de Campinas.
|
Até
2012 estão previstos mais três módulos do curso de
capacitação. No detalhe, o analista da área de
informática da Embrapa, Fernando Paim. |
|
|