A Embrapa Monitoramento por Satélite recebeu, no dia 19, a visita do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), General Sinclair James Mayer. O órgão é vinculado diretamente ao Comando do Exército, sediado em Brasília (DF), e é responsável pela condução das atividades científico-tecnológicas realizadas pelo Exército. Durante o encontro, foram abordados os termos para a elaboração de um protocolo de intenções entre o DCT e a Embrapa.
Além da visita às instalações e da apresentação da carteira de projetos e ações da Embrapa Monitoramento por Satélite, foram discutidas as possibilidades de compartilhamento de dados e informações geográficas, de esforços conjuntos em iniciativas de capacitação e treinamento e de desenvolvimento de tecnologias geoespaciais, temas que serão objeto do protocolo de intenções.
Para o Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, além do atendimento a demandas de diversas instâncias do Exército, realizado historicamente pela Embrapa com o apoio a ações e disponibilização de produtos geoespaciais, a idéia é explorar também novas possibilidades de colaboração voltadas para desafios científicos e tecnológicos. O DCT possui atualmente oito Organizações Militares diretamente subordinadas, entre elas a Diretoria de Serviço Geográfico do Exército (DSG), cujo diretor General Pedro Ronalt Vieira é membro do Comitê Assessor Externo da Embrapa Monitoramento por Satélite. Durante a visita à Embrapa, o chefe do DCT esteve acompanhado pelo assistente secretário Ten Cel Eduardo Rangel de Carvalho.
Fotos: Embrapa