A Embrapa e a Universidade de Michigan, tradicional escola agrícola dos Estados Unidos, assinaram um memorando de entendimento para cooperação em pesquisa e tecnologia agropecuária. A parceria prevê a realização de projetos conjuntos nas áreas de geotecnologia, agricultura e manejo de recursos naturais, com o objetivo de ampliar a base de conhecimentos para o desenvolvimento sustentável. O memorando foi assinado no dia 18 de outubro pela reitora da Universidade de Michigan, Lou Anna K. Simon, e o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, que representou o Presidente da Embrapa na ocasião.
Um dos projetos de cooperação técnica já definidos envolve a Embrapa Monitoramento por Satélite e o Centro de Mudanças Globais e Observação da Terra (Center for Global Change & Earth Observations), voltado a pesquisas e inovações geoespaciais para a agricultura, com ênfase em mudanças de uso e cobertura das terras. A colaboração entre os dois centros visa a elaboração de projetos de pesquisa e a submissão para agências de fomento nacionais e internacionais.
Outro projeto estabelecido entre a Universidade de Michigan e a Embrapa Monitoramento por Satélite tem como tema as relações entre sistemas humanos e naturais com impacto nas mudanças de uso da terra. A iniciativa multidisciplinar tem como foco a sustentabilidade ambiental, econômica e social. O tema vem sendo estudado em parceria, com experiências na China, Brasil e Estados Unidos.
Foto: Sue Nichols