Ano 24 - nº 01
Embrapa Monitoramento por Satélite

 

» Palestra destaca oportunidades de fortalecimento do agronegócio no Estado do Pará

O chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, participou do seminário "Agronegócio: o negócio do Pará", no dia 9 de março, em Belém (PA). O evento foi promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Miranda ministrou a palestra "Macroestratégias espaciais para o desenvolvimento agropecuário brasileiro e a inserção do Pará nesse contexto". Através de uma análise multivariada, apresentou as potencialidades do Estado, mostrando os atuais quadros agrário, agrícola, natural, socioeconômico e da infraestrutura e sugerindo propostas para programas e ações a serem desenvolvidas a fim de fortalecer o agronegócio na região.

 

» Projeto levanta informações sobre seringais no Noroeste do Estado de São Paulo

Seringais da região de José Bonifácio (SP) foram objeto de levantamento realizado em março no âmbito do projeto de pesquisa GeoHevea, coordenado pela Embrapa Monitoramento por Satélite. O pesquisador Ivan Alvarez inventariou seringais de diferentes faixas etárias, de um ano e meio a 35 anos, em diferentes talhões da região. A ideia é identificar os impactos da cultura, em termos ambientais, relacionados ao sequestro de carbono efetuado pelas florestas de seringueiras. A proposta tem como base a possibilidade de compensação por meio de pagamentos pelos serviços ambientais proporcionados pelos seringais. O projeto GeoHevea tem como objetivo aplicar geotecnologias para a avaliação da sustentabilidade, competitividade e serviços ecossistêmicos da cadeia produtiva da heveicultura no Noroeste de São Paulo, região onde se concentra a grande maioria dos plantios de seringueira no Estado.

 

» Equipe realiza trabalhos de campo para projeto que avalia a expansão da eucaliptocultura

Voltado para a avaliação da expansão da eucaliptocultura na Bacia do Rio Paraíba do Sul, o projeto de pesquisa GeoVale, coordenado pela Embrapa Monitoramento por Satélite, realizou em janeiro e março dois levantamentos em campo, na região de São Luiz do Paraitinga e de Jacareí (SP). Em janeiro, o pesquisador Fabio Torresan trabalhou no levantamento de fauna em áreas de regeneração florestal da Mata Atlântica, no Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual da Serra do Mar. Antes da implantação do Parque havia plantios de eucalipto. Já em Jacareí, em março, o líder do projeto, o pesquisador Carlos Ronquim, percorreu áreas utilizadas para o plantio, manejo e colheita de eucalipto, onde foram realizadas coletas de amostras de solo e observados os tipos de manejo adotados.

 

» Brasil e Japão assinam acordo para a realização de investimentos na região do Matopiba

Os governos brasileiro e japonês assinaram em fevereiro um acordo de cooperação que vai permitir investimentos na região do Matopiba, que engloba áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O acordo foi assinado em Palmas (TO), no dia 29, durante o seminário "Diálogo Brasil-Japão: Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos no Matopiba". O evento foi organizado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e contou com a participação de investidores e representantes dos dois governos. O país asiático quer contar com o alimento produzido pelo Brasil, especialmente pelo Matopiba, e tem interesse em investir na estrutura ferroviária e rodoviária da região. Durante o encontro, o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, participou de uma mesa de debates ao lado de secretários estaduais de infraestrutura. Miranda apresentou o estudo de inteligência territorial sobre a logística rodoferroviária e portuária do Matopiba e apontou soluções que ampliariam a competitividade do agronegócio e o atendimento às demandas do Japão por alimentos.

 

» Equipamento vai apoiar a determinação de indicadores agrometeorológicos em larga escala

Uma equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite, formada pelos pesquisadores Antônio Heriberto de Castro Teixeira e Janice Freitas Leivas, acompanhou a instalação do sistema Eddy-Covariance em uma área de cana-de-açúcar irrigada da região de Ilha Solteira (SP), em fevereiro. Segundo os pesquisadores, que atuam no projeto de pesquisa GeoBacias, as informações obtidas neste experimento de campo possibilitarão calibrar e validar o modelo SAFER (Simple Algorithm For Evappotranspiration Retrieving), desenvolvido para a determinação de indicadores agrometeorológicos que auxiliam no gerenciamento da irrigação em larga escala. O objetivo do projeto, que tem a Unesp de Ilha Solteira entre as instituições parceiras, é validar e disseminar o uso conjunto de dados de estações agrometeorológicas e parâmetros obtidos a partir de imagens de satélite para determinar a produtividade da água nas bacias hidrográficas onde há grandes mudanças de uso da terra. Os resultados serão úteis para o manejo racional da água.

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.