Ano 24 - nº 01
Embrapa Monitoramento por Satélite

Embrapa Monitoramento por Satélite inicia 2016 com novos projetos de pesquisa aprovados

A Embrapa Monitoramento por Satélite teve três novos projetos de pesquisa aprovados nos últimos meses, nas áreas de recursos hídricos, uso sustentável da biodiversidade e zoneamento ecológico econômico. Outros quatro projetos estão em fase de elaboração e aprovação e abordarão monitoramentos, estruturação de sistemas de informações em base territorial para a Amazônia e de alerta de seca agrícola para o Cone Sul. Os novos projetos e propostas envolvem editais do CNPq e Embrapa/PNUD, financiamentos do BNDES e do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o PROCISUR e parcerias com instituições nacionais e internacionais. Somados, os projetos aprovados e em fase de elaboração podem representar um aporte da ordem de R$ 3 milhões. Para o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, as recentes conquistas representam a consolidação e a ampliação das atividades de pesquisa e inovação na Unidade.

CNPq

Em dezembro, o projeto de pesquisa “Modelagens das tendências espaciais e temporais dos componentes dos balanços de energia e de água no sudeste do Brasil” foi aprovado em edital do CNPq, em chamada sobre previsão e avaliação dos impactos associados à mudança do clima, especialmente a disponibilidade hídrica e seus reflexos para a segurança alimentar e energética.

O objetivo é apoiar decisões gerenciais sobre o uso da água na agricultura a partir da aplicação de modelos de uso conjunto de imagens de satélites e dados agrometeorológicos visando análises do balanço de energia e de água sob diferentes cenários de mudanças climáticas e de uso da terra. A iniciativa conta com a participação de outras Unidades da Embrapa, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e de universidades do Brasil e EUA.

Biodiversidade

A Embrapa Monitoramento por Satélite é uma das instituições participantes do projeto Bem Diverso, uma parceria entre a Embrapa e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). O objetivo principal é conservar a biodiversidade e, ao mesmo tempo, gerar renda e assegurar os modos de vivência das comunidades tradicionais e dos agricultores familiares.

O projeto, que teve início em setembro de 2015, contribuirá para o desenvolvimento sustentável em seis Territórios da Cidadania (Alto Acre e Capixaba; Alto Rio Pardo; Sertão do São Francisco; Médio Mearim; Sobral e Marajó) e atuará na promoção do uso de técnicas de manejo para extração e uso sustentável de produtos florestais não madeireiros, promoção dos sistemas agroflorestais e criação de meios para o aumento da produção e da renda de comunidades agroextrativistas e agricultores familiares.

Zoneamento

O Zoneamento Ecológico Econômico do Bioma Amazônia no Estado do Maranhão (ZEE-MA), na escala 1:250.000, é o tema do Convênio de Cooperação Técnica firmado entre a Embrapa Monitoramento por Satélite e o Governo do Maranhão no final de 2015. O ZEE-MA conta com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e é coordenado pela Embrapa Monitoramento por Satélite, tendo como parceiros a Embrapa Cocais, Embrapa Solos, Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa Amazônia Oriental, além de secretarias estaduais e outras instituições do Estado do Maranhão.

Elaboração

Além dos três novos projetos, a Embrapa Monitoramento por Satélite tem outras quatro iniciativas em fase de elaboração e negociação. Uma delas é a proposta de projeto temático para submissão em edital da Fapesp, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. A proposta tem como foco a análise de balanços de energia e de água por meio de dados de observação da Terra da região Sudeste do Brasil.

Os riscos de seca agrícola na América do Sul é o tema de outro projeto em elaboração, no âmbito do Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (PROCISUR), com a participação da Embrapa Monitoramento por Satélite. A proposta prevê o zoneamento e a geração de um sistema de alerta de seca agrícola na região do Cone Sul, alinhado à área temática que visa à geração de informação e construção de indicadores de apoio a políticas públicas e redução de riscos na produção agropecuária. O projeto terá a liderança do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), da Argentina, com a participação de instituições do Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Outra iniciativa, em fase de aprovação, tem a liderança da Embrapa Monitoramento por Satélite e vai abranger o monitoramento do desmatamento e da degradação florestal e os serviços ecossistêmicos no Bioma Amazônia. O projeto vai contar com o financiamento do BNDES e a parceria da Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Pesca e Aquicultura e Embrapa Cocais. O objetivo é organizar, sistematizar, disponibilizar, transferir, difundir e adaptar sistemas de informações em base territorial para a geração de métodos de avaliação econômica, ambiental e social dos diversos usos atuais e potenciais das terras nos territórios em estudos.

Iniciativa privada

Também está em fase de negociação um convênio da Embrapa Monitoramento por Satélite com a iniciativa privada para execução de projeto de mapeamento de áreas de cultivo protegido com plástico no território brasileiro - principalmente as estufas. A proposta prevê o desenvolvimento de um WebGIS e um aplicativo móvel. Envolve a parceria com o Comitê Brasileiro de Desenvolvimento e Aplicação de Plásticos na Agricultura (Cobapla) e a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST).

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.