Ano 24 - nº 05
Embrapa Monitoramento por Satélite

Agricultores de Itatiba, no Circuito das Frutas, colaboram no mapeamento do uso das terras

Pesquisadores, analistas e parceiros da Embrapa Monitoramento por Satélite reuniram-se com agricultores de Itatiba (SP) no dia 23 de agosto, para mais uma etapa do projeto de pesquisa GPAF – Geotecnologias para incrementar a competitividade e sustentabilidade da agricultura familiar no Circuito das Frutas do Estado de São Paulo. Na primeira parte da reunião, foram apresentados os resultados da pesquisa que traçou um perfil dos agricultores e das propriedades rurais, realizada por meio da aplicação de questionários com o apoio da Casa da Agricultura.

A consulta foi respondida por 47 agricultores. O levantamento permitiu conhecer um pouco mais sobre diferentes aspectos ligados à atividade agrícola da região, como os custos, a mão-de-obra utilizada, o manejo realizado nas propriedades e a forma de comercialização dos produtos. O projeto GPAF é coordenado pelo pesquisador e supervisor de Desenvolvimento, Ivan Alvarez, e tem como foco os agricultores familiares dos municípios integrantes do Circuito das Frutas do Estado de São Paulo. A proposta é fortalecer a competitividade e a sustentabilidade da agricultura desenvolvida na região.

Já a segunda parte da reunião foi toda dedicada ao trabalho de colaboração dos agricultores no mapeamento do uso das terras da região de Itatiba. "De forma participativa, os agricultores ajudaram a refinar o mapeamento realizado pela Embrapa, apontando os principais usos agrícolas em suas propriedades e também em outras áreas", explicou a pesquisadora Cristina Criscuolo, que organizou a atividade. A equipe do projeto levou, para análise do grupo, imagens de satélite impressas, com a identificação das áreas agrícolas, áreas urbanas e edificações, corpos d'água, remanescentes de vegetação natural, silvicultura, pastagens e áreas de mineração, entre outros usos.

O pesquisador Carlos Fernando Quartaroli, responsável pelo mapeamento, considera importante a colaboração dos agricultores para otimizar o trabalho e reduzir as idas a campo. "Com as imagens de satélite é possível identificar e delimitar uma área agrícola, mas não a espécie cultivada, por isso precisamos ir a campo ou contar com a informação de quem conhece o local. Os agricultores logicamente sabem o que cultivam e geralmente sabem também o que seus vizinhos plantaram", explica.

O mapeamento de uso e cobertura das terras previsto no projeto GPAF será feito para todos os dez municípios que fazem parte do Circuito das Frutas. "A participação dos agricultores se estenderá por outras etapas e certamente permitirá um diagnóstico mais realista da situação da agricultura familiar na região", afirma Quartaroli.

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.