Ano 24 - nº 05
Embrapa Monitoramento por Satélite

 

» Embrapa Monitoramento por Satélite integra conselho da Fundag

Os chefes Geral e de Transferência de Tecnologia da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda e José Gilberto Jardine, tomaram posse, no dia 19 de agosto, como membros do Conselho Curador da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag). Miranda foi eleito como membro titular, para o período 2016-2020, e Jardine como suplente. A posse ocorreu durante a reunião extraordinária que elegeu ainda os novos diretores Administrativo e Financeiro do Conselho Diretor da instituição. A Fundag atua como mediadora na viabilização de convênios e parcerias entre setores do agronegócio, por meio de programas e projetos de pesquisa, ensino, divulgação e transferência de tecnologia.

 

» Gestão de dados de obras do PAC é tema de reunião no MPOG

No dia 25 de agosto, o chefe-geral da Unidade, Evaristo de Miranda, e o analista do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) Carlos Alberto Carvalho estiveram reunidos com o secretário de Planejamento de Investimentos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Hailton Madureira de Almeida e equipe, responsáveis pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na reunião, ocorrida em Brasília (DF), foram apresentados os resultados da manutenção do nó do ministério na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) referente aos dados das obras do PAC. A gestão do banco de dados e os trabalhos de análise territorial estão sob responsabilidade do Gite, por meio do convênio existente entre a Embrapa e o MPOG.

 

» Estudo é apresentado no Ministério das Relações Exteriores

Uma equipe liderada pelo chefe da Divisão de Agricultura e Produtos de Base (DPB) do Ministério das Relações Exteriores, Braz da Costa Baracuhy Neto, recebeu no Palácio do Itamaraty, no dia 25 de agosto, o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, acompanhado pelo chefe do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa (DPD), Celso Moretti, e do analista do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) Carlos Alberto Carvalho. Durante a reunião, foram apresentados os resultados de um estudo elaborado pelo Gite sobre as dimensões territoriais de oito temas da agropecuária nacional, definidos previamente pelo Itamaraty, no mês de julho. Os resultados apoiarão a ação de embaixadas brasileiras em prol da imagem do agronegócio brasileiro no exterior e das exportações da agropecuária nacional. O estudo poderá ser a base para a construção futura de um Sistema de Inteligência Territorial Estratégica para a DPB, a ser operado no Itamaraty.

 

» Reunião trata de proposta de Sistema de Inteligência Territorial para Rondônia

A elaboração de um Sistema de Inteligência Territorial Estratégico (Site) para o Estado de Rondônia foi o tema da reunião realizada entre a diretoria da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e representantes da Embrapa Monitoramento por Satélite, no dia 15 de agosto, em Porto velho (RO). O sistema irá caracterizar e espacializar os quadros natural, agrário, agrícola, rural e socioeconômico de forma a dar subsídio para a formulação de políticas públicas visando ao desenvolvimento sustentável. De acordo com o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, Sérgio Tôsto, a ideia é apresentar ao governador do Estado a estrutura e as funcionalidades do Site e discutir a celebração de um convênio de cooperação técnica entre a Unidade da Embrapa e a Emater-RO.

 

» Embrapa e instituições estaduais discutem elaboração do ZEE do Amapá

A liderança da Embrapa Monitoramento por Satélite na execução do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) do Estado do Amapá foi discutida em reunião realizada em Macapá (AP) no dia 16 de agosto. Esse foi o primeiro encontro das organizações envolvidas no zoneamento. Além da equipe da Embrapa Monitoramento por Satélite, liderada pelo chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Sérgio Tôsto, estiveram presentes representantes do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, do Instituto Estadual de Florestas do Amapá, das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural, de Ciência e Tecnologia, e de Meio Ambiente, além de representantes da Embrapa Amapá e da Embrapa Amazônia Ocidental. O ZEE é um instrumento de orientação para a formulação e espacialização das políticas públicas de desenvolvimento, ordenamento territorial e meio ambiente, assim como para as tomadas de decisões de investimentos.

 

» Bem estar animal e gestão territorial são temas de reunião

As dimensões tecnológicas e territoriais do bem estar animal na agropecuária brasileira foram o tema da reunião técnica ocorrida no dia 12 de agosto, em São Paulo (SP), no escritório da World Animal Protection (Proteção Animal Mundial), organização não-governamental sediada em Londres. Durante o encontro entre o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, e os técnicos da entidade, os zootecnistas José Ciocca e Paola Rueda e o veterinário Daniel Cruz, foram abordadas as inovações em bem estar animal ligadas às cadeias produtivas bovina, suína e de aves, incluindo os segmentos de transporte e abate, além dos sistemas de produção. A equipe da World Animal Protection deverá visitar a Embrapa Monitoramento por Satélite para discutir as perspectivas de cooperação científica e tecnológica em sistemas de gestão territorial nessa temática, em colaboração com o Ministério da Agricultura.

 

» Embrapa e Defesa Civil vão analisar a evolução das queimadas em Campinas

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Monitoramento por Satélite, José Gilberto Jardine, recebeu, no dia 25 de agosto, a visita do diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidney Furtado, e do coordenador setorial de Operações da entidade, Daniel Lopes Honorato de Oliveira. O objetivo do encontro foi discutir uma proposta de trabalho conjunto envolvendo a ocorrência de queimadas em Campinas. A Defesa Civil vai compartilhar os dados dos focos registrados nos últimos cinco anos, que serão georreferenciados pela Unidade para a elaboração de uma análise da evolução das queimadas no município. A ideia é apresentar os resultados para o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Campinas (RMC) como sugestão para que a análise seja estendida para outros municípios.

 

 

 
Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.