Ano 24 - nº 05
Embrapa Monitoramento por Satélite

Embrapa Monitoramento por Satélite participa de oficinas territoriais do Projeto Integrado da Amazônia

Equipes da Embrapa Monitoramento por Satélite participaram, em agosto, de oficinas territoriais do Projeto Integrado da Amazônia realizadas nos estados do Amapá e Rondônia. O objetivo foi discutir projetos prioritários adequados aos mais diversos territórios da região. As oficinas, realizadas em Macapá e Porto Velho, reuniram pesquisadores e analistas da Embrapa, extensionistas rurais, empresas estaduais de pesquisa, representantes de entidades civis e organizações não governamentais, de comunidades rurais, ribeirinhos, quilombolas e indígenas.

O Projeto Integrado da Amazônia é uma iniciativa da Embrapa, financiada pelo Fundo Amazônia a partir do acordo de cooperação técnica estabelecido entre a Empresa e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para promover o desenvolvimento da região Amazônica. O BNDES repassará para o projeto R$ 33 milhões, provenientes do Fundo Amazônia, para a disseminação de conhecimentos e tecnologias voltados para a recuperação, conservação e uso sustentável do bioma a partir de atuação coordenada de 12 centros de pesquisa da Embrapa.

De acordo com o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, Sérgio Tôsto, a Unidade contribuiu para as oficinas com a sugestão de temáticas de projetos relacionadas à elaboração de Sistemas de Inteligência Territorial Estratégica para transferência de tecnologia; à avaliação de impactos de dimensões econômica, social e ambiental das tecnologias adotadas, com a utilização por meio da internet de um sistema automatizado participativo; e à inclusão GeoDigital para jovens rurais.

Também foi destacado o uso da geotecnologia para o mapeamento e espacialização de viveiros e produtores certificados visando à implantação de uma rede de coletores e produtores de mudas certificadas, além do apoio à logística da produção de mudas florestais nativas para a recuperação de áreas degradadas e do zoneamento de áreas com pastagens degradadas no Estado de Rondônia.

A Embrapa Monitoramento por Satélite lidera um dos quatro arranjos definidos para a execução do Projeto Integrado da Amazônia, o de "Monitoramento do Desmatamento e da Degradação Florestal e Serviços Ecossistêmico". Os outros arranjos de projetos envolvem temas como restauração, manejo florestal e extrativismo, tecnologias sustentáveis e aquicultura e pesca.

 

Voltar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Centro Nacional de Pesquisa de
Monitoramento por Satélite
Política de Privacidade - Atendimento ao Cidadão
Embrapa Monitoramento por Satélite
Av. Soldado Passarinho, 303
Jardim Chapadão CEP 13070-115 Campinas, SP, Brasil
Fone: +55 (19) 3211-6200 Fax: +55 (19) 3211-6222
.